“Voltamos a escrever como antigamente” [revista “Descla”, editorial]

Voltamos a escrever como antigamente

A revista Descla volta a escrever segundo as regras anteriores ao novo Acordo Ortográfico, por uma questão de respeito pela Língua Portuguesa
Caros leitores,

A partir de hoje a revista Descla volta a escrever segundo as regras anteriores ao novo Acordo Ortográfico. Fazemo-lo por uma questão de respeito pela Língua Portuguesa. O tema regressou ao debate público em Janeiro, com a divulgação de um manifesto assinado por mais de cem personalidades nacionais contra o documento de 1990, que instituiu o novo acordo.

A revista Descla assumiu em 2012 a opção de escrever segundos as novas regras, nunca por uma questão de princípio, mas porque nesse ano o acordo passou a ser obrigatório para os organismos e publicações do Estado português e a revista, atendendo ao fim do período de transição, previsto para 2015, antecipou a mudança, à semelhança de outros órgãos de comunicação social.

No entanto, o Acordo Ortográfico não é obrigatório por lei – ao utilizar-se a grafia antiga não se incorre num acto ilegal, à excepção do que acontece com os documentos oficiais, que têm de obedecer às regras do novo acordo.

Após uma reflexão séria no seio da redacção, a equipa da Descla optou por voltar a escrever segundo as “velhas regras”, porque não concorda com a nova ortografia e porque entende que ela não é a melhor forma de defender a Língua Portuguesa, parte indelével do património nacional, que a revista sempre assumiu como um dos seus principais desígnios.

A redacção da revista Descla,

31 de Março de 2017

Print Friendly, PDF & Email

1 Comment

  1. Muito bem! E que outros façam o mesmo!

Comments are closed.