Links para o seu blog

Acabou de criar o seu blog, mas ele não aparece nos “motores de busca”?

Isto costuma levar algum tempo. Regra geral, os endereços são indexados em primeiro lugar precisamente pelo maior indexador mundial, a Google.
A forma mais rápida de novos endereços serem incluídos é serem referidos (“link”) por páginas já indexadas; quando os programas de indexação (“spiders”) percorrem de novo as páginas anteriormente pesquisadas, ao encontrarem um novo “link”, não apenas guardam esta informação (e, portanto, esse novo endereço já “existe”, em termos de busca) como passam a pesquisar também os conteúdos do novo local.
Será sempre conveniente forçar, apressar e tornar mais expedito este reconhecimento. Para isso, basta utilizar um (ou vários) dos serviços de “submissão” a motores de busca. Como, por exemplo, estes:

Uma forma de conferir se o seu blog (ou site) já “existe”, nesta acepção, é utilizar qualquer dos serviços de pesquisa múltipla em motores de busca. Por exemplo, este. Basta indicar o endereço do seu blog/site e ficará a saber se existem referências, quantas, e através de quais dos principais motores de busca internacionais.
As buscas por palavra-chave costumam resultar em dezenas de páginas com resultados. Torna-se difícil encontrar o nosso endereço, entre tanta coisa, e quanto menos filtrada ou criteriosa, pior. Um truque para encontrarmos apenas as referências à nossa página, é incluir nesta um neologismo e, de preferência, nas “meta-tags”. Por exemplo, o termo “apdeites” não existia e, portanto, agora é facílimo encontrar todas referências ao nosso site apenas com esse critério de busca.
Este assunto das “meta-tags” também é muito importante, para este efeito, e será aqui tratado futuramente, bem como outros aspectos formais e técnicos decisivos para a aquilo a que se poderia chamar “visibilidade cibernética”.

Consulta simultânea à Google e à Yahoo. Abre duas “janelas” no mesmo écran.


Para colocar esta caixa de pesquisa no seu blog, o código é:

Share

listas de actualizações de blogs portugueses em… Português

novas listas de apdeites
wordpress.cedilha.com, um novo espaço de Apdeites com ferramentas de navegação “user friendly”: três modelos de interface, possibilidade de modificar tamanhos e tipos de letra, busca selectiva, etc.
Estas novas listas de apdeites (300, 500 e 1000 blogs) são actualizadas de hora a hora, e existe ainda uma lista de favoritos com 170 a 200 blogs – actualizada de forma praticamente instantânea. Foram também reformuladas as listas em barra lateral e ainda a lista geral, que compreende, neste momento, mais de 3.000 blogs.
Em todas as listas, foi solucionado o problema dos nomes de blogs com caracteres e diacríticos específicos do Português; finalmente, os nomes aparecem de forma normalizada, com todos os caracteres correctos, exactamente como estão na origem.

Share