Updates do Apdeites

1. Actualizações das listas

Nos últimos dias, e em particular desde que foi lançada a nova versão do Apdeites, têm sido detectadas "dificuldades" nas actualizações das listas cujos dados provêm do serviço blo.gs. Concretamente, as listas de 500 blogs, em barra lateral e em página, e também  a de 1000 blogs, aparecem sistematicamente em branco; as listas de 2000 e 4000 blogs, cuja fonte é a mesma mas que utilizam uma técnica diferente, apresentam dados ultrapassados. Isto sucede porque "alguém" resolveu empastelar, boicotar, liquidar – em suma – o acesso àqueles dados. Os termos "dificuldades" e "alguém" estão propositadamente entre aspas; sabemos perfeitamente quem está a fazer isso, e como; para quê, ou porquê, dada a coincidência, parece igualmente evidente; sabemos também que não existe qualquer espécie de dificuldade na operação, já que é a própria blo.gs quem explica – a qualquer bandido ou terrorista, imbecil, meliante cibernético – a forma de impedir que aquelas actualizações se processem.

Resta-nos, bem como aos utilizadores do serviço, esperar que os referidos "brincalhões" se cansem da "brincadeira"… até porque não podem fazer nada quanto às listas "blogrolling" e "favoritos". Até ver, sobram essas, e para mais com actualização praticamente instantânea. Já não é mau. É, pelo menos, muito mais do que eles conseguem fingir que apresentam como "serviço" (com aspas múltiplas).

2. Falsas actualizações

Na nossa página de FAQ (perguntas mais frequentes), apontamos alguns dos motivos para que um blog apareça como tendo sido actualizado em datas/horas que não correspondem à realidade. Recentemente, alguns "bloggers" nacionais questionaram a fiabilidade do sistema já que, garantem, ou não "mexeram" nos seus blogs e estes aparecem como actualizados ou, pelo contrário, enviaram novos "posts" e a respectiva actualização não foi detectada  por qualquer dos serviços (blo.gs, weblogs.com, blogrolling.com, technorati.com, etc.).

Uma situação não referida anteriormente, que pode originar uma aparentemente falsa actualização, é a utilização de sistemas de comentários: se existe um novo comentário, mesmo em "post" muito atrasado (já incluído em arquivos históricos) de certo blog, este irá aparecer como tendo sido actualizado em qualquer lista. Mesmo que esses comentários sejam posteriormente sujeitos a aprovação, por parte do detentor do blog, a data e a hora de aprovação  contam como actualização, para todos os efeitos.

Em princípio, não existem "falsas" actualizações. Apenas falsas interpretações das actualizações.

Share

Firefox: a Internet simplex

instalar Firefox

O “browser” (programa de navegação) Firefox é, por assim dizer, uma espécie de Internet Explorer sem espinhas. Para quem está habituado ao IE, a transição para o Firefox far-se-á de forma intuitiva, suavemente e com inúmeras vantagens, desde a maior facilidade de manuseamento ao acréscimo de segurança na navegação, passando pela extrema simplicidade de processos; aliás, quase tudo pode ser importado do IE para este – com a óbvia excepção das “passwords” memorizadas – e o “interface” é muito parecido com o do sistema “antigo”.

Grátis e sem intrusões, este excelente programa instala-se fácil e rapidamente, com um mínimo de requisitos, permitindo uma navegação intuitiva e inteligente, mesmo para o utilizador mais inexperiente.

Uma forma de comparar o Firefox com o Internet Explorer (ou com outro “browser” qualquer), é utilizar os dois em simultâneo(*), ver as diferenças e tirar as próprias conclusões. De resto, a qualquer momento pode optar ou por um ou pelo outro – ou por um terceiro como, por exemplo, o Opera(**). Alguns utilizadores têm receio de instalar um novo “browser”, porque isso poderá ou poderia “estragar” ou “apagar” aquele a que estão habituados – mas isso não deve nem pode acontecer(***).

Não existe qualquer risco e não custa nada, ao menos, experimentar. Para instalar, click na figura acima.

(*) – Pode ter dois, ou três, ou mais “browsers” instalados, e corrê-los em simultâneo ou utilizar cada um deles isoladamente, conforme for mais conveniente; a qualquer momento, pode também desinstalar o ou os que já não lhe interessam.
(**) – O Opera é também um excelente programa de navegação, com muitas vantagens em relação ao IE (mas poucas ou nenhumas face ao Firefox). Pode experimentá-lo também, instalando-o a partir DAQUI.
(***) – A não ser, evidentemente, que ocorra algum erro durante uma instalação ou que existam problemas de configuração ou erros de operação no computador de destino.

Share

Blog alternativo

snapshot do blog alternativo do Apdeites, em http://apdeites.wordpress.com

Para o caso de o “host” do Apdeites estar ou fora de serviço ou com problemas de acesso – o que acontece, esporadicamente, com todos os sites e em qualquer servidor – existe agora um endereço alternativo: http://apdeites.wordpress.com.

Servindo também de “backup” dos conteúdos do site, torna possível o acesso não apenas àqueles como à nossa lista de favoritos – apenas se e/ou quando o domínio cedilha.com estiver inacessível – com a vantagem acessória de se manter uma linha de comunicação de recurso entre o Apdeites e os seus utilizadores.

Share