Pergunta: Qual é o blog português activo há mais tempo?

Resposta: É o blog Macacos Sem Galho, activo desde 19 de Março de 1999.

Pergunta: Quais foram os que apareceram primeiro e que ainda hoje se mantêm on-line?

Resposta:

Este estudo foi realizado ao longo do mês de Maio de 2006, a partir de um universo de cerca de 3500 blogs com data de última actualização inferior a dois meses (lista geral do Apdeites); destes, foram seleccionados aqueles que há mais tempo constam dos ficheiros históricos do Apdeites, num total de 550.
Cada um destes blogs foi aberto, verificada a actividade há (cerca de) menos de dois meses e registada a data do primeiro “post”.
Foram considerados todos os blogs que permitem o acesso aos seus ficheiros históricos, sem um último “post” com declaração de fim ou de encerramento, e com “posts” e arquivos datados.
Em alguns casos, foi necessário seguir o rasto dos blogs que entretanto mudaram de endereço.

E assim foi finalmente possível ordenar cronologicamente os 100 blogs portugueses mais antigos.

Share

Edições Ecopy

Edições Ecopy

Edições Ecopy – Colecção On Demand : Uma forma inovadora de editar o seu livro. Publique de uma forma simples, rápida e a custo razoável. Sem se preocupar com todo o processo de Depósito Legal, ISBN, Código de Barras, etc…

À procura de um processo melhor

Poucos autores – e especialmente aqueles cujo potencial de mercado ainda não foi testado – terão a possibilidade de obter um contrato com uma editora convencional. Estas, normalmente, têm pouca disponibilidade financeira para empreender-se num projecto de risco.

Algumas editoras convencionais rejeitam milhares de propostas por cada manuscrito publicado. Esta solução é claramente desajustada para a maioria dos aspirantes a autor.

(…)

O seu investimento total será desde 300€ para o plano básico até 1500€ para o plano Premium.

Edições Ecopy, colecção On-Demand

Share

Bookmarklet a cores

códigos de cores

1. Click na imagem em cima.
2. Vai abrir uma nova janela com códigos de cores.
3. Na linha de comando dessa janela, está o javascript completo.
4. Pode seleccionar, copiar para memória (Ctrl+C) e guardar o comando.

Em alternativa, utilize este LINK DE TEXTO para abrir a página, para guardar o comando nos seus favoritos (botão direito, Add/Adicionar/Bookmark), ou para o editar (botão direito, Properties/Propriedades).

Mais simples ainda: sempre que precisar de códigos de cores, pode seleccionar o comando aqui (botão direito, opção “copy link/copiar atalho”) ou pode mesmo guardá-lo nos seus favoritos… como se fosse um endereço.

Mais Bookmarklets: pesquisa Google (4.470.000), Your html, Jesse Bookmarklets, Bookmarklets Homepage.

Share

Novo Editor texto/html

Já está disponível, em http://til.cedilha.net, o novo Editor de texto/html em Português.

Em relação à ferramenta anterior (htmlarea), esta é uma evolução importante na área da edição on-line. De facto, o FCKeditor apresenta não apenas um interface bastante mais simples, como uma gama de ferramentas e acessórios de todo o interesse para a comunidade ciber-lusófona.

Destaquem-se, como características principais deste Editor:
1. Inserção de caracteres e diacríticos caracteres especiais do Português (e de outros idiomas) com geração automática do respectivo código universal, para utilização em “posts”, caixas de comentários, mensagens de e-mail ou quaisquer outros suportes.
2. Teclado virtual teclado virtual, para escrita em 25 Línguas com os conjuntos de caracteres específicos: Farsi, Hebraico, Cirílico, Norueguês, Vietnamita, Castelhano, Francês, Grego, etc.
3. Conjunto completo de ferramentas para a edição, modificação ou mesmo criação on-line de páginas web, sem necessidade de escrever uma única linha de código, que é gerado automaticamente.
4. Utilização intuitiva, através de caixas de diálogo com operações orientadas, incluindo pré-visualização prever página, selecção integral seleccionar tudo, procurar/substituir procurar ou substituir texto, inserção de imagens, emoticons, formulários, botões e muitos outros elementos.
5. O utilizador pode optar por qualquer das Línguas (neste momento, 49) em que o Editor está traduzido, a nível de interface, bem como por um conjunto de ferramentas de menu básico.

Depois de adaptado o Editor às necessidades da “lusosfera”, disponibilizamos também versões revistas e melhoradas da tabela de códigos e da página de ajuda ao editor.

Quaisquer comentários, sugestões ou indicação de lacunas, erros, problemas, são obviamente bem-vindos. Se, por exemplo, está no estrangeiro e não tem teclado português, ao menos não perde nada em experimentar o Til.

FCKeditor é uma criação original de Francisco Caldeira Knabben.

Share