Acesso ao Apdeites via Netcabo

Adenda
Foram detectados outros endereços aos quais também não é possível aceder, pelo mesmo motivo: funcionamento deficiente de um dos servidores DNS da Netcabo.

Uma forma de corrigir esta deficiència, antes de que a própria Netcabo o faça e sem qualquer problema actual ou futuro para os sistemas individuais, é acrescentar um servidor DNS alternativo nas configurações da ligação.

Se o seu fornecedor de ligação à Internet é a Netcabo, e se não consegue aceder sistematicamente a determinados endereços (nos protocolos http, ftp, smtp ou qualquer outro), siga a sequência de operações seguinte:

(Como sempre, em qualquer operação de configuração, é conveniente criar previamente um “ponto de restauro”. )

1. Iniciar, Definições, Ligações de Rede
2. Seleccionar a ligação Netcabo (em princípio, RCA USB cable modem)
3. ”Mudar as definições desta ligação”, ”TCP/IP (protocolo Internet)”, Propriedades
4. Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS:
Servidor de DNS preferido: 212.113.161.227
Servidor de DNS alternativo: 212.133.161.226
5. OK, Fechar

Se, porventura, os problemas de acesso não ficarem imediatamente resolvidos, ou se ocorrer a mais ínfima dificuldade adicional, bastará seguir os mesmos passos e alterar a opção no ponto 4. para “obter automaticamente o endereço do servidor DNS”.

Problema resolvido na origem (Netcabo) em 30.06.06, cerca das 21:00 h.


Desde anteontem, dia 25, tem sido impossível o acesso ao Apdeites para utilizadores ligados através da Netcabo.

Curiosamente, os acessos através de qualquer outro serviço fornecedor de ligações à Internet não apresentam qualquer dificuldade: telepac, ONI, IOL, Sapo, vodafone, novis, etc., além de todos os serviços estrangeiros.

Ainda mais curiosamente, o acesso é perfeitamente possível – mesmo com ligação Netcabo – através do serviço anonymouse.

A Netcabo comprometeu-se a investigar e resolver este assunto de acesso selectivamente problemático no mais curto prazo possível.

Apesar de totalmente alheios ao sucedido, apresentamos as nossas desculpas por qualquer inconveniente.

Este “post” foi também publicado no nosso blog alternativo.

Share

O mundial no Apdeites, em directo e a cores

17.07.06, 13:20 h
Actualização: a página RTV tem agora 41 canais de Televisão e 206 estações de Rádio.

Agora pode ver também, aqui no Apdeites, o canal brasileiro Web TV Cruzeiro, além do CCTV5 Sports.

Assim, pode até suceder que possa assistir a um jogo enquanto espreita o outro, em simultâneo. Basta, no caso de os canais estarem a transmitir jogos diferentes, abrir cada um em sua página e redimensionar estas de forma a ver os dois “televisores”.

Neste preciso momento (15:12 h), decorrem em simultâneo o Espanha vs Arábia Saudita (no Apdeites – Canal 2) e o Ucrânia vs Tunísia (no Apdeites – Canal 1).

Mais uma vez se chama a atenção para os consumos de tráfego que representa a visualização de video pela Internet. Um tarifário que inclua 10 Gb de tráfego internacional, por exemplo, será em princípio largamente suficiente, mas cabe a cada qual informar-se das condições contratuais que assinou e dos consumos que vai efectuando.

Share

Ainda o Mundial (online)

(a página RTV tem agora 62 canais de Televisão e 206 estações de Rádio)

Também já pode ver o Mundial de Futebol aqui mesmo, no Apdeites, página 195.
Ainda em fase de testes, mas funcional. Click na imagem para activar; se a transmissão não arrancar automaticamente, click no link por baixo da imagem (onde diz sop://…). Para ver no Windows Media Player, click no botão mais à direita (ao lado daquele que diz FS, de “full screen”).
Pode acontecer que a comunicação esteja momentaneamente interrompida ou sobrecarregada; nesse caso, tente de novo após uns minutos.


Por via das dúvidas que anteriormente se levantaram, devido a ter aqui falado em “ver dois jogos do mundial ao mesmo tempo”, fica a imagem obtida há cerca de cinco minutos. Decorriam o Equador vs Alemanha e o Costa Rica vs Polónia.



O écrã da esquerda é do Sopcast e o da direita é do Viidoo.

N.B.: há que ter cuidado com o volume de tráfego (Gb, geralmente designados por “gigas”) que estas aplicações e/ou ligações consomem. É necessário cada utilizador saber qual é o volume de tráfego que paga ao seu fornecedor de acesso (Netcabo, Cabovisão, Sapo ADSL, etc.): 1 Gb? Três gigabytes? Ilimitado? Atenção às contas que poderão surgir no fim do mês, provavelmente sem aviso prévio, com excedentes de tráfego em relação ao “pacote” contratado.

Share

Tudo sobre TV online

17.07.06, 13:20 h
Actualização: a página RTV tem agora 41 canais de Televisão e 206 estações de Rádio.


Portais

-> 1350 canais, de 145 países
-> 8 canais portugueses
-> 42 canais espanhóis
-> 34 canais brasileiros
-> 79 canais de desporto
-> software específico para ver as emissões: RealPlayer ou MediaPlayer; WinAmp em testes
-> largura de banda/velocidade para ligação: 28.8 Kb/s a 1500 Kb/s (velocidade indicada para cada canal)

Channel Chooser
-> 70 canais, entre temáticos e generalistas: desportos, jogos, moda, “adult TV”, música, etc.
-> software específico para ver as emissões: nenhum (Windows Media Player onsite)
-> largura de banda/velocidade para ligação: não especificada; preferencialmente banda larga (cabo, ADSL)

Channel Break
-> 70 canais, entre temáticos e generalistas: desportos, jogos, moda, “adult TV”, música, etc.
-> software específico para ver as emissões: nenhum (Windows Media Player onsite)
-> largura de banda/velocidade para ligação: não especificada; preferencialmente banda larga (cabo, ADSL)



Plataformas
Sopcast
-> 10 “top channels”
-> software específico para ver as emissões: SopCast 0.9.6
-> largura de banda/velocidade para ligação: variável, indicada por canal; preferencialmente banda larga (cabo, ADSL)
-> qualidade de imagem/transmissão: bom/excelente

Viidoo
-> 20 canais online
-> 5 canais de desporto online (número variável)
-> software específico para ver as emissões: nenhum (player onsite) ou TVU Player
-> largura de banda/velocidade para ligação: não especificada; preferencialmente banda larga (cabo, ADSL)
-> qualidade de imagem/transmissão: medíocre/razoável

TvMix
Este serviço espanhol, que transmitia os jogos do Campeonato do Mundo de Futebol Alemanha 2006, tem estado inactivo por estar em curso um processo legal respeitante a direitos de transmissão.

TvAnts
Programa/serviço chinês, com interface integralmente em Mandarim (?). Presentemente com dificuldades de acesso, talvez devido ao tráfego causado pelas emissões do Mundial, não foi por nós instalado ou testado. No entanto, existe uma página de ajuda muito completa (em Inglês) para quem o quiser experimentar.

Share

W.Bloggar em WordPress: edição remota e off-line

No blog Liga Leve, uma apreciação curial sobre os diversos sistemas de edição e publicação de blogs. Ali se tecem algumas considerações sobre a manuseabilidade ou, por outra, sobre a falta dela, em alguns dos sistemas mais comuns: Blogger, MT e WordPress. Errada e precipitadamente, comentei naquele “post” que a única desvantagem do WordPress, em relação aos outros sistemas, era a impossibilidade de edição “off-line”.

Grato pela sugestão, e após breve pesquisa, devo retirar aquela observação.

Este post, escrito off-line com a nova versão do W.Bloggar, demonstra que é perfeitamente possível utilizar qualquer dos sistemas e nomeadamente, entre outros:

Blogger
Movable Type
BigBlogtool
Nucleus
Blogalia
Blogworks XML
Drupal
MSN Spaces
Blogware
b2evolution
Xoops
Livejournal
TypePad
Wordpress
click para abrir o site da WBloggar

Com o W.Bloggar, é possível não apenas escrever e editar remotamente/localmente, estando “off-line”, como se pode classificar os posts em uma ou em diversas categorias, acrescentar sinopse e keywords, e ainda publicar em múltiplos endereços, além, é claro, de todas as outras operações comuns a edição/processamento de texto, manuseamento de ficheiros, tabelas, imagens, e tudo o mais relacionado com posts e com blogs.

click para abrir o site da WBloggar

download AQUI
Nota: se já tem uma versão anterior do WBloggar, não a apague; a rotina de instalação vai sobrepor-se à existente, aproveitando a informação desta.

Share

Mundial de futebol em directo no seu computador

(a página RTV tem agora 62 canais de Televisão e 206 estações de Rádio)

Adenda em 19.06.06, 16:15 h.
De alguma forma, os serviços detentores dos direitos de transmissão do Campeonato do Mundo de Futebol para Portugal conseguiram, hoje mesmo, que fossem barrados os acessos aos canais de “online broadcasting” dos jogos, não apenas no TVU Player mas também no Tvmix.
Pode ser que no Channel Chooser, entre 70 canais disponíveis, encontre algum que transmita as partidas…

P.S.: está neste momento (17:10 h) online o jogo Arábia Saudita vs Ucrânia, no SopCast, canal CCTV5 Sports. A qualidade da imagem (e da transmissão) é superior à do TVU Player, e pode utilizar o Windows Media Player como interface.

click para ampliar a imagem


click para ampliar a imagem

Com o MVUPlayer, pode ver todos os jogos do Mundial, em directo, no seu computador.

Não é exactamente o mesmo que uma Televisão a cores de alta definição, já que a qualidade da imagem e da transmissão dependem do tipo da sua ligação (cabo ou adsl, de preferência) e das características do computador e do écrã, mas, ainda assim, é uma forma expedita e gratuita de ver todos os jogos do Mundial. E não apenas isso, porque também tem, por exemplo, o Canal Hollywood; com legendas em Chinês, mas a banda sonora é geralmente a original.

Para ver os jogos, depois de instalar o programa, experimente seleccionar os canais CCTV5 (Sports), ESN (Sports) ou SPN2.

A instalação é muito simples (1 ficheiro .zip com 5,5 Mb) e processa-se de forma automática, apenas tendo de seguir o procedimento habitual para qualquer ficheiro “zipado” e, depois, seguir as instruções. Não é necessário nenhum registo de utilizador. Se tiver (como deve ter) um ou mais programas de “firewall” (protecção de ligação à Internet), ou outros tipos de protecção, terá de autorizar as ligações pedidas pelo TVU Player.

Se não quiser instalar o programa, ou se pretender testá-lo antes, pode aceder às emissões através do site original: http://www.viidoo.com/en/index.php. Ou então optar pelas duas coisas, o que também é capaz de ser uma boa ideia para ver dois jogos em simultâneo

Alguns blogs já se referiram ao TVU Player, da Viidoo, como o Peopleware e o “blogue dos Marretas“.

Share