Cedilha ou reticências?

Apdeite da situação, em 01.02.08 às 18:15 h

Afinal, é mais reticências. O domínio esteve em grande parte inacessível desde o dia 29, e totalmente “off-line” durante a madrugada e a manhã de hoje. Houve correio – dos diversos endereços @cedilha.net – que se perdeu, entretanto, de forma irrecuperável.

Uma sucessão de “lapsos” em catadupa, técnicos, administrativos e outros, aos quais sou totalmente alheio, conduziram a esta arreliadora situação.

Lentamente, mas com segurança, os serviços têm sido repostos gradualmente. A normalidade completa deve ficar restabelecida, o mais tardar, até à meia-noite de hoje.


Parece que tem havido uns problemas, desde ontem à noite, com o “host” onde estão alojados o Apdeites e o Sítio do Fumador. entre outros. Os números de visitantes caíram abruptamente para níveis dos tristes tempos de Janeiro de 2007. Sejamos, por uma vez, optimistas, e esperemos que tudo não passe de um problema temporário qualquer.

Entretanto, no dito Sítio do Fumador, a coisa está-se a compor, como se costuma dizer. De entre as novidades já instaladas, destaque para o fórum do… fumador (pois o que havia de ser?); ali, toda a gente poderá dizer de sua justiça sobre a Lei 37/07, sobre os “guetos”, sobre a Solução Final, em suma, que se aproxima a galope.

Estão todos convidados, bem entendido.

Do Portugal Arguido – VI

Parabéns, Do Portugal Profundo!

«Queixa de Sócrates arquivada
2008/01/23 | 16:40 || Patrícia Pires
MP diz que textos do blogue «Do Portugal Profundo» são exercício de «liberdade de expressão». Primeiro-ministro deixou prescrever tempo para apresentar queixa particular. Bloguista já foi ilibado em quatro processos.»

Portugal Diário


«Blogosfera, rumor, boato, jornalistas…»
José Sócrates, 12 de Abril 2007

https://www.youtube.com/watch?v=J4EORfVfKOQ

Cronologia

Tecnicol ingliche

Não fumadores
Com o recente alvoroço proibicionista anti-tabágico, pensei que tivessem sido corrigidos os dísticos utilizados em Portugal. “Não fumadores” em inglês diz-se “non-smokers”. O problema não é de hoje, mas parece que nem um primeiro com formação superior em inglês técnico reparou nisso…

D.B., no blog Jantar das Quartas

modelo oficial de dístico
modelo oficial de dístico “não há aqui fumadores ou coisa que o valha”, em Inglês; ver Lei 37/2007.

É uma coisa genética…

petição ADN

Esta é uma Petição promovida pela Associação de Discotecas Nacional (ADN) para levar junto da Assembleia da Republica a fim de exigir a revisão da Lei 37/2007 de 14 de Agosto “Lei do Tabaco”.
O objectivo é que o Proprietário do Estabelecimento de Diversão Nocturna, com mais de 100 m2, possa escolher entre Fumadores e Não Fumadores.
Toda a informação recolhida será utilizada unicamente para esse fim.

Associação de Discotecas Nacional

O Mapa do Fumador confundido no DN

click para aumentar a imagem

Este artigo, no DN de ontem (link não disponível), é curioso. Se bem que agradecendo penhoradamente à autora pela referência ao Apdeites e ao Mapa do Fumador, devo confessar que muito me surpreendeu a simbiose, por assim dizer, de ambas as coisas – mapa e “blogue”.

Não, o Apdeites não é um “blogue exclusivamente para fumadores”. Digo mais: o Apdeites não é um “blogue”, sequer. Digamos que, no que respeita a fumadores, a coisa é só de há uns dias para cá, em alguns posts e numas páginas singelas. Pelo menos até ver, o assunto “fumadores” ocupa no Apdeites (que é, já agora esclareçamos, um site com um blog no meio) tanto espaço, tempo e feito como a campanha das “Tampinhas”, para dar apenas um exemplo.

Também não entendi lá muito bem aquela das “listas solidárias com todos os fumadores”. O que diabo será isso? Mas ele há aqui listas, no meu boteco virtual, que nem eu conheço? Andará aqui alguém a meter umas listinhas “solidárias” à má-fila? Se, por acaso, a autora do artigo se refere às listas de actualizações em blogs portugueses, bem, devo reiterar vivamente que aquilo tudo é não apenas para fumadores, como para não fumadores, fumadores ocasionais como o senhor director da ASAE, ex-fumadores em geral, presidentes da câmara de Tavira, e mesmo para anti-tabagistas militantes, consumidores de outras substâncias menos lícitas, enfim, as listas de actualizações são para toda a gente, ricos e pobres, novos e velhos, saudáveis e nem por isso. Em suma: as listas não são para aqui chamadas, valeu?

Mas pronto, seja pelas alminhas, fica o agradecimento à jornalista Joana Vieira, subeditora de Internet do Diário de Notícias.

O Mapa do Fumador pirateado no CM

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Presslivre, S.A. , uma empresa Cofina Media – Grupo Cofina.

Este avisozinho encarnado está no fim de uma “notícia” do jornal Correio da Manhã, com data de ontem, na qual se indica uma série de estabelecimentos de restauração e afins “onde se pode fumar”. A “reportagem” é apresentada como tendo resultado exclusivamente do trabalho de quem a assina (está lá o nomezinho também) e sugere, em jeito de apelo militante, que os leitores do jornal enviem para a respectiva redacção indicações sobre mais locais “para fumadores”.

Esta “reportagem” enferma de alguns viciozinhos, não apenas de forma como de conteúdo, e bem (ou mal) assim de carácter: o CM reserva-se todos os direitos de “copyright”, de forma extremamente escarrapachada, mas – ao menos neste caso – o jornalista que assina a peça entreteve-se, de forma extremamente despachada, a copiar alarvemente os dados do Mapa do Fumador do Apdeites. Sem referir nunca a fonte, como acontece por definição em qualquer plágio ou roubo de conteúdos, este senhor “jornalista” publicou um artigo de fundo (2 páginas centrais) e estará por certo muito satisfeito com o resultado do “seu” trabalho.

Pois que lhe faça muito bom proveito. Este post servirá, doravante, para imprimir e mostrar aos proprietários dos estabelecimentos que ali foram indevida, incorrecta e truncadamente citados e que terão agora provavelmente à perna as diversas entidades de fiscalização. Alguns dos estabelecimentos que o “jornalista” refere como sendo “para fumadores” não o são efectivamente; foram copiados do Mapa do Fumador do Apdeites mais de 90% do total, e alguns deles apenas naquele mapa estavam referidos, tanto na Internet como em qualquer outro suporte de informação; como foram copiados literalmente, mas apenas com o nome do estabelecimento e a localidade, sem o resto das informações, resulta que a lista publicada pelo CM é não apenas um plágio descarado como uma simples e igualmente descarada manobra de bufaria.

Da qual bufaria, como é evidente, o autor do Apdeites e do Mapa do Fumador descarta, aqui e agora, qualquer espécie de responsabilidade. Aos senhores empresários que porventura se sintam prejudicados pela acção do senhor “jornalista” do CM recomendo vivamente que se queixem ao dito cujo.

Está feito o “disclaimer”.