É muita tampa! Mas vale a pena.

Pelo facto de terem surgido dúvidas, posteriormente à publicação deste post, quanto à idoneidade ou mesmo à genuinidade desta iniciativa, pede-se encarecidamente a todos os visitantes do Apdeites que saibam qualquer coisa sobre a organização o favor de nos enviarem e-mail com as informações de que disponham: casos de material ortopédico efectivamente entregue, no âmbito da campanha; testemunhos reais de pessoas beneficiadas pelo projecto; contactos recentes, no terreno, com membros da organização e/ou empresas e entidades envolvidas; repercussões (recentes) nos meios de comunicação que possam atestar a efectividade dos objectivos propostos pela organização; quaisquer outros elementos informativos que possam esclarecer ou dissipar dúvidas sobre o assunto.
Adenda, 08.01.07 – 21:45 h
Verifiquei eu mesmo, através de contactos telefónicos, consulta de documentos on-line e cruzamento de informações, que se trata de iniciativa séria, idónea e de provas dadas. Recolhi também algumas indicações acessórias com bastante interesse para explicar o historial, as motivações, as finalidades e a organização do projecto. De tudo isso darei aqui devida conta, assim que possível, em novo “post” sobre as “Tampinhas”.
JPG


[Sobre este assunto, ver sequência e conclusões em post subsequente]

——————-

click para ampliar

Deitadas no lixo não valem nada, mas uns quantos milhares delas valem uma cadeira-de-rodas. É isso que faz a organização www.tampinhas.org/old/(*): promove a iniciativa, gere a recolha e entrega as tampas a uma empresa que paga uma cadeira de rodas (ou outros materiais ortopédicos) por cada tonelada daquele “material”.

Qualquer pessoa, empresa ou organização pode participar. Basta guardar todas as tampas plásticas de sumos, águas, refrigerantes ou iogurtes e entregá-las nos diversos postos de entrega ou nas entidades aderentes, em diversos pontos do país.

Um simples garrafão de água usado pode servir como contentor, em qualquer local; corte o gargalo pela base, para que as tampas maiores entrem facilmente e… não se esqueça da tampinha desse garrafão, para começar; uma caixa de cartão também serve para o efeito. Em cafés e restaurantes, nos bares e refeitórios das empresas, das fábricas e das escolas, ou em qualquer outro tipo de local público, será conveniente imprimir a imagem acima (ampliada) e colá-la no recipiente que utilizar para a recolha.

Se quiser promover a campanha no seu blog, pode utilizar a imagem reduzida(**) com link para o site www.tampinhas.org/old/.

1 tonelada de tampinhas = 1 cadeira-de-rodas!

Para copiar esta imagem, utilize o código seguinte:

(*) No momento em que este post foi redigido, o endereço http://www.tampinhas.org/ estava indisponível; por isso, optámos pelo endereço (subdomínio) activo.

(**) A imagem foi retirada, tratada e reduzida a partir do original em www.tampinhas.org/old/imagens/cartaz.jpg, e está alojada em Apdeites; somos totalmente alheios a esta iniciativa, pelo que nos limitámos a divulgá-la da forma que nos pareceu ser a mais adequada, e apenas na estrita medida das nossas possibilidades.