Teresa Salema (nome literário de Teresa Maria Loureiro Rodrigues Cadete) nasceu em Lisboa, em 23 de Outubro de 1947. Concluídos os estudos liceais, partiu para a Alemanha Federal e, posteriormente, para Berlim Ocidental, onde, na Universidade Livre, se licenciou em Estudos Germanísticos, Ciências Políticas e Ciências da Comunicação. É actualmente Assistente de Cultura Alemã na Faculdade de Letras de Lisboa.

Para além de diversos textos científicos na área da sua especialidade, publicou anteriormente “Entre Dois Países”, 1978, (sob o nome de Teresa Rodrigues Cadete) e “Nós. Outros”, 1979, (em colaboração com Casimiro de Brito).

Educação e Memória de André Maria S. – obteve em 1981 o Prémio de Ficção de Originais Portugueses instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio do Instituto Português do Livro, sendo o respectivo júri constituído por Augusto Abelaira, José Palla e Carmo e Manuel Frias Martins.

Sobre o “acordo ortográfico” (im)propriamente dito, Teresa Salema deixou-nos um comentário neste mesmo site:

«Será a falta de educação musical obrigatória que torna tantas pessoas indiferentes a esta hecatombe das nossas raízes comuns europeias? Ficaremos à deriva no meio do oceano, do lado de fora de um Brasil que não pediu nada disto e ignorando a dignidade dos nossos irmãos africanos? Temos o direito à diferença, à plasticidade da nossa língua. A pretexto de terem uma aprendizagem facilitada, os miúdos na escola não verão dificultada a aprendizagem de outras línguas de raiz indo-europeia??? Subscrevi a iniciativa em nome da preservação do nosso mais precioso instrumento comunicativo.»

Subscreveu a Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação da entrada em vigor do “acordo ortográfico”.

Este é mais um perfil publicado na “galeria” de subscritores, activistas e apoiantes da ILC pela revogação do “acordo ortográfico”.

Nota: esta publicação foi autorizada pela subscritora.

[Nota biográfica transcrita de http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/Teresa_Salema.htm#Biografia. Foto de http://www.internationalpencongress2011.com/centri.php?id=36]

Share