Este cromo (ruim mesmo, só para verdadeiros coleccionadores) é especialista em “pitacos” (“lançar bitaites” ou “dar palpites”, em Português), faz parte de uma “ilustre” comissão constituída por dois tipos, ele mesmo e outro doido varrido, para “simplificar” a ortografia (brasileira), numa tentativa de a aproximar o mais possível do grunhido por escrito, e vem agora largar para cima do honorável público mais uma das suas bostas palavrosas.
Advertem-se os leitores mais sensíveis de que a dita bosta de facto tresanda, já verifiquei, infelizmente, é no que dão os malditos ossos do ofício, pelo que se aconselha o uso de mola no nariz ou de qualquer outro dispositivo contra o pivete, “tipo” Brise ou assim.
Professor Pasquale (Foto: Reprodução)
Professor Pasquale rebate Ministra do STF que afirmou ser ‘amante da língua portuguesa’
19/08/2016 – Vinícius Carvalho
Figurinha carimbada na TV, o professor de língua portuguesa Pasquale Cipro Neto, o Professor Pasquale, resolveu corrigir um erro da Ministra do STF Carmen Lúcia.
————–
Isso porque ela, que assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), disse não querer ser chamada de “presidenta”. “Eu fui estudante e eu sou amante da língua portuguesa. Eu acho que o cargo é de presidente, não é não?”, argumentou, alfinetando a Presidente Dilma.
Em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira (18), o professor contestou a explicação da ministra e afirmou que o termo “presidenta” está correto. “Na sua edição de 1913, o dicionário Cândido de Figueiredo registra ‘presidenta’, como ‘neologismo’. Um século depois, esse ‘neo-‘ perdeu a razão”, observou.
“A edição de 1939 do ‘Vocabulário Ortográfico’ registra o termo. A última edição de cada um dos nossos mais importantes dicionários e a do ‘Vocabulário Ortográfico’ também registram”, prosseguiu.
Vale dizer que a intelectual Pilar del Rio, viúva de José Saramago, também entrou numa discussão séria recentemente com um jornalista português afirmando ser “presidenta e não presidente”. “Só os ignorantes me chamam de ‘presidente’”, afirmou ela.
Source: Professor Pasquale rebate Ministra do STF que afirmou ser ‘amante da língua portuguesa’ – TV Foco
Acrescentei “link”. Os sublinhados são meus e assinalam as bacoradas mais engraçadas.
“Figurinha carimbada na TV”, o início do artigo já diz tudo sobre a criatura. Quanto ao resto do artigo, bem, dá pena ver alguém que tem de si mesmo o conceito de “intelectual” afirmar tantas e tamanhas baboseiras sem que alguém lhe diga piedosamente para se retirar do espaço público e não se expôr mais ao ridículo. Só não rio com tudo isto porque do lado de cá do Atlântico há quem dê toda a atenção e importância a estas pataquadas, a ponto de as querer impôr a toda a gente e as tentar fazer passar por dogmas incontestáveis.