Voltamos a escrever como antigamente
A revista Descla volta a escrever segundo as regras anteriores ao novo Acordo Ortográfico, por uma questão de respeito pela Língua Portuguesa
Caros leitores,A partir de hoje a revista Descla volta a escrever segundo as regras anteriores ao novo Acordo Ortográfico. Fazemo-lo por uma questão de respeito pela Língua Portuguesa. O tema regressou ao debate público em Janeiro, com a divulgação de um manifesto assinado por mais de cem personalidades nacionais contra o documento de 1990, que instituiu o novo acordo.
A revista Descla assumiu em 2012 a opção de escrever segundos as novas regras, nunca por uma questão de princípio, mas porque nesse ano o acordo passou a ser obrigatório para os organismos e publicações do Estado português e a revista, atendendo ao fim do período de transição, previsto para 2015, antecipou a mudança, à semelhança de outros órgãos de comunicação social.
No entanto, o Acordo Ortográfico não é obrigatório por lei – ao utilizar-se a grafia antiga não se incorre num acto ilegal, à excepção do que acontece com os documentos oficiais, que têm de obedecer às regras do novo acordo.
Após uma reflexão séria no seio da redacção, a equipa da Descla optou por voltar a escrever segundo as “velhas regras”, porque não concorda com a nova ortografia e porque entende que ela não é a melhor forma de defender a Língua Portuguesa, parte indelével do património nacional, que a revista sempre assumiu como um dos seus principais desígnios.
A redacção da revista Descla,
Muito bem! E que outros façam o mesmo!