Daquela que é, na minha opinião, a melhor ferramenta do género, absolutamente indispensável para quem trabalha com a Língua Portuguesa, ou seja, toda a gente que sabe ler e escrever em Português, apenas há a esperar que a equipa da Priberam não tenha estragado nada com esta nova versão, nem no corrector ortográfico e sintáctico FLIP (programa e utilitário) nem no dicionário online.
Parece que não. Corrector e dicionário continuam intactos e, portanto, imunes à brasileirização compulsiva que já vai infectando os programas e as plataformas da concorrência, nesta incluindo um “serviço” financiado pelo Governo que está convictamente assimilado, ao serviço da terraplanagem brasileira: refiro-me ao tremendo barrete que dá pelo nome de “ciberdúvidas”. Ora, a Priberam também disponibiliza, além do corrector, do dicionário e de diversos outros auxiliares da escrita, um verdadeiro serviço de “Dúvidas Linguísticas”.
Enfim. Por uma vez sem exemplo, aqui fica a sugestão — inteiramente grátis, é claro, que ninguém me encomendou frete algum — já não apenas de uma ferramenta única mas de uma caixa de ferramentas inteira, daquelas à moda antiga, sólida, em chapa e com pegas de ferro, pronta para resistir sem amolgadelas ou sequer riscos a quaisquer pancadas, marteladas e pontapés na gramática. Estamos todos fartos de porcarias tipo “loja do chinês” e de plástico moldável em tretas infantis enjorcadas por cabecinhas cheias de… enfim, digamos, borracha.
Este é todo um trabalho sério, escorreito, limpo e transparente, obra de portugueses competentes, e por isso não será exagero algum saudar ambos, os trabalhadores do cérebro e a empresa que os seleccionou e emprega: parabéns, mas que luxo!
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário online de português. Compreende o vocabulário geral e os termos das principais áreas científicas e técnicas. O DPLP contém informação sobre as diferenças ortográficas e de uso entre o português europeu e o português do Brasil. O dicionário online apresenta funções avançadas de consulta e pesquisa assentes na plataforma lexicográfica da Priberam. Inclui ainda ligação para os auxiliares de tradução do FLiP (espanhol, francês e inglês).
O DPLP é um dicionário online de consulta gratuita. O seu conteúdo é assegurado por uma equipa de linguistas, estando em constante actualização e melhoramento.
A Priberam agradece desde já todos os comentários e sugestões dos utilizadores do dicionário online. A informação será tida em conta pela equipa de linguistas. Todos os comentários devem ser enviados para dicionario@priberam.pt.
O DPLP e o novo Acordo Ortográfico
O DPLP apresenta-se em duas versões. Por um lado, uma redigida na norma europeia do português, sem e com as alterações gráficas previstas pelo Acordo Ortográfico de 1990. Por outro, uma versão redigida na norma brasileira do português, com e sem as alterações previstas pelo novo Acordo Ortográfico.
Na secção Como consultar, cada uma destas opções de pesquisa no dicionário online é descrita pormenorizadamente.
Para mais informações sobre o Acordo Ortográfico, consulte a secção Acordo Ortográfico no site do FLiP.
[…]
Flip 11: nova versão do corrector ortográfico da Priberam para quem leva o Português a sério
TekGenius
Marco TrigoDepois de alguns anos de espera, a Priberam lançou o FLiP 11, a nova versão do seu conceituado corrector ortográfico, e que chega com algumas novidades. Acima de tudo, chega com um foco muito forte na exactidão e nos glossários científicos, para se distinguir dos dicionários generalistas.
A questão que se coloca à Priberam é que, nos últimos anos, generalizaram-se os dicionários generalistas que encontramos nos telemóveis, nos browsers e, principalmente no Microsoft Office, que continua a ser uma ferramenta fundamental em muitas empresas. Mas, como a Priberam destaca, embora estes dicionários generalistas sejam suficientes para o cidadão comum, a Microsoft optou por um caminho peculiar com revisão pré ou pós acordo ortográfico, e também uma mista. O resultado é que muitas grafias erradas acabam por ficar nos nossos textos.
Não foi sempre assim. A partir de 2001 e até ao Office 2016, a Priberam e as diversas versões do FLiP foram os parceiros da correcção ortográfica do Microsoft Word.
A apresentação à imprensa, que contou com Carlos Amaral, CEO da Priberam, e com a linguista Helena Figueira, focou este ponto, mostrando amplos exemplos de grafias incorrectas aceites pela Microsoft e não pelo FLiP.
Um ponto forte do FLiP 11 é também a integração de dicionários temáticos, com uma grande riqueza de termos específicos das áreas científicas, uma lacuna ainda gritante no Office. Graças a estes dicionários temáticos, o FLiP é um facilitador da escrita científica, reconhecendo termos que para o Office (e outros) serão apenas erros ortográficos. O exemplo citado é bastante claro: para o FLiP, “cometário” refere-se a um cometa, mas para o Office é apenas um erro ortográfico em “comentário”.
Para o académico, o FLiP 11 tem então uma dupla vantagem: não só não lhe enche o ecrã de palavras sublinhadas, como também não o induz em erro, corrigindo falsos positivos.
O FLiP 11 tem também uma melhor compartimentalização das ortografias pré e pós Acordo Ortográfico e uma capacidade melhorada de correcção contextual da ortografia. Conta, além do mais, com dicionários para todos os países Lusófonos e é compatível não só com o Microsoft Office, mas ferramentas da Adobe ou Open Office e ainda é possível utilizá-lo como plugin para o WordPress. Estas aplicações tiram todas proveito não só das ferramentas correctivas (tanto ortográficas, quanto sintácticas e estilísticas), mas também dos dicionários Priberam e do conjugador de verbos.
[…]
Priberam anuncia o FLiP 11 com foco na universalidade
A Priberam anunciou o novo FLiP 11, a décima primeira versão do pacote de ferramentas de revisão e auxílio à escrita da empresa portuguesa, conhecida pelo seu Dicionário. Disponível apenas para Windows, é totalmente compatível com o Microsoft Office 2019 e, a partir desta versão, e deixa de haver um produto diferente para o mercado brasileiro – ou seja, este é um FLiP universal.
“A disponibilização de um programa como o FLiP, quando o Microsoft Office já inclui correctores ortográficos, pode parecer algo redundante”, admite o CEO da Priberam, Carlos Amaral, “mas o valor acrescentado que conseguimos oferecer, claramente, justifica a continuidade do desenvolvimento do FLiP”.
A Priberam estima que o FLiP 11 tem uma capacidade de correcção de erros cerca de 5 vezes superior à das ferramentas de correcção ortográfica e sintáctica nativas do Office 2019.
“Cada vez mais, estão disponíveis correctores ortográficos que podem ser desenvolvidos facilmente por qualquer empresa e para qualquer língua, simplesmente com o recurso a quantidades massivas de textos”, refere Carlos Amaral, “mas com o Acordo Ortográfico, e as diferenças entre o Português de Portugal e o Português do Brasil, não é possível garantir que o resultado final vai efectivamente respeitar as regras ortográficas estabelecidas em cada um dos países, sem que haja um trabalho aprofundado por parte de uma equipa de lexicógrafos como aquela que mantém as bases de dados lexicais do FLiP e do Dicionário Priberam.”
Por alguma razão, o FLiP se tornou, ao longo das últimas décadas, na ferramenta de eleição dos principais órgãos de comunicação social em Portugal e no Brasil (tais como o Expresso, o Público, a Agência Lusa ou a Folha de São Paulo) e de instituições que procuram a maior qualidade de correcção ortográfica e sintáctica possível, como é o caso da Comissão Europeia ou da Imprensa Nacional Casa da Moeda, entre muitas outras.
Desde 2015, a Priberam disponibiliza uma API de revisão que serve de suporte aos plugins do FLiP para WordPress e um conjunto de editores Web, que tem permitido integrar os correctores da empresa em vários sistemas editoriais.
Vinte e seis anos depois do lançamento da primeira versão do FLiP, o FLiP 11 reforça a posição da Priberam enquanto referência absoluta em termos de correcção ortográfica e sintáctica da língua portuguesa em aplicações de processamento de texto e edição digital.
Compatível com o Windows 10 e o Office 2019, o FLiP 11 inclui um léxico geral e dicionários temáticos totalmente revistos, incorpora uma nova edição do Dicionário Priberam (que passou de cerca de 100.000 para mais de 130.000 entradas) e é ainda compatível com o Open Office e com as versões mais recentes das aplicações da Adobe, como é o caso do InCopy e do InDesign.
[…]
Priberam lança nova versão do corrector ortográfico FLiP
Seis anos após a última actualização, a Priberam lançou hoje, 13 de Julho, a 11ª versão do pacote de ferramentas de revisão e auxílio à escrita, FLiP. O programa de correcção de texto da Priberam inclui agora ferramentas como auxiliares de tradução, correctores ortográficos, hifenizador, dicionário temáticos, correctores sintácticos e estilísticos, conjugador de verbos, dicionários de sinónimos, conversor para o Acordo Ortográfico bem como variedades do português. Estas são somente algumas das ferramentas linguísticas desenvolvidos pela Priberam e comercializadas sob a marca FLiP.
[…]
A empresa portuguesa tem vindo sempre a progredir desde o lançamento da FLiP 1, em 1995. Uma das novidades do FLiP 11 está relacionada com o facto de este ser “um software para todas as pessoas que escrevem em português”, adianta Carlos Amaral. Assim, o software integra todas as variedades da língua portuguesa, incluindo o léxico e variações do português do Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Macau, Timor, Galiza e Guiné-Bissau. Trata-se, portanto, de um produto para todo o mundo, que ambiciona chegar a qualquer pessoa que escreva em português.
Helena Figueira, linguista da Priberam, apresentou ainda no mesmo evento uma análise comparativa entre o corrector ortográfico do Office 2019 e a versão 11 do FLiP. De acordo com a especialista, o software FLiP 11 tem cerca de cinco vezes mais capacidade de correcção de erros do que a ferramenta de correcção ortográfica, sintáctica e estilística do Office 2019, sendo esta uma das razões para a FLiP se ter tornado numa ferramenta de eleição para quem escreve em português. Carlos Amaral revelou ainda que o corrector ortográfico FLiP 11 tem um “cheirinho” de inteligência artificial, implementada, por exemplo, na correcção sintáctica, uma vez que a ferramenta tem, segundo o CEO, “de decidir se apresenta ou não determinadas mensagens com base no contexto da frase”. Por exemplo, se nos esquecermos do acento em ‘publico’, o corrector sintáctico, com o auxílio da IA, vai detectar o erro, enquanto um simples corrector ortográfico não seria capaz de o fazer porque a palavra sem acento também existe. “Por alguma razão, o FLiP 11 se tornou, ao longo das últimas décadas, na ferramenta de eleição dos principais órgãos de comunicação social em Portugal e no Brasil”, aponta-se no comunicado de imprensa. Contudo, Carlos Amaral admite ainda que em virtude dos 26 anos de “investimento na língua portuguesa” permitem suplantar os resultados obtidos com a Inteligência Artificial.
A ferramenta é compatível com o Windows 10 e com as versões mais recentes da Adobe, como o InDesign e InCopy e, tal como implementado pela primeira vez no FLiP 9, contém plugins para WordPress bem como vários editores Web. O FLiP 11 está desde hoje disponível na loja online.