Esta é a parte em que a telenovela deixa de ter qualquer piada, apesar de manter-se inalterável o ridículo do enredo, a péssima actuação dos figurantes e as horríveis prestações dos palhaços de serviço.
Talvez ainda não estejamos a ser forçados a assistir a um festival de filmes de terror, o que virá a suceder fatalmente caso não se trave o passo aos produtores e realizadores portugueses e brasileiros, mas para já aquilo a que vamos assistindo é um insuportável estendal de agressões à inteligência e insultos à memória dos portugueses, com mentiras e invenções a granel sobre o passado de Portugal, as ameaças ao seu presente e, sobretudo, a terrível tempestade que se adivinha no futuro.
Existe ainda em Portugal uma maioria que não apenas não se conforma como, principalmente, não se “habitua”. Por mais que políticos, vendidos e outros miseráveis persistam na estupidificação em massa, por mais anestesistas especializados em paralisar cérebros que eles contratem, por mais que se empenhem na propaganda e na intoxicação da opinião pública, apenas uma desprezível meia-dúzia “habituou-se” ao retrocesso na sua Língua que lhes foi impingido como sendo “progresso”.
Seriam inúteis quaisquer comentários aos conteúdos a seguir — algumas gravações vídeo e amostra de comentários a “posts” (YouTube, Twitter, Facebook) sobre a neo-colonização linguística e cultural brasileira –, cabendo a cada qual interpretar estes conteúdos, por grosso ou por atacado, conforme entender, sem quaisquer condicionantes, pressupostos ou “sugestões” prévias.
A terraplanagem linguística em curso, matéria por demais comprovada ao longo da última década, pelo menos, surge agora — apesar de todos os alertas prévios — sob as mais diversas formas, expondo obscenamente uma realidade que não deixa escapatória alguma e que portanto não pode deixar ninguém indiferente.
Não de novo, não outra vez, não mais uma vez. Ou então esta poderá ser a última.
A última vez.
Luccas Neto em Portugal – Acertando as Palavras
1,075 views – Nov 11, 2021
Luccas Neto está influenciando fala de crianças de Portugal
25,976 views – Nov 12, 2021
Crianças portuguesas falam “brasileiro” por causa de youtubers
23,240 views – Nov 12, 2021
Luccas Neto Em Portugal e a Polêmica do Sotaque Brasileiro
5,349 views – Nov 11, 2021
jjunl – 7 days ago
Colonização reversa eu diria kkkkkkk
De Faria – 8 days ago
Portugal passou por uma mudança na forma de pronunciar as palavras que o Brasil não passou.
Por isso:
1. A pronúncia mais castiça, antiga, da Língua Portuguesa é a brasileira. Isso é particularmente observável quando percebemos que os galegos (da Galícia) pronunciam as palavras de um modo muito mais parecido com o dos brasileiros do que dos lusitanos;
2. Os portugueses suprimem as vogais (parabéns: prabéns) e alteram o som das vogais (bem: báim).
Os vegetais – 8 days ago
Tomaram o Brasil dos índios e agora os índios estão tomando Portugal KKKVai ser rápido
Vinicius Mathias – 9 days ago
Em Portugal sempre foram preconceituosos com os brasileiros, seja na linguagem ou cultura
Victor Malatesta – 9 days ago
O português brasileiro atual é mais semelhante ao português ancestral falado durante a época da colonização do que o português falado hoje em Portugal. Dessa forma, as crianças só estariam voltando a falar com um sotaque semelhante ao que os próprios portugueses tiveram gerações atrás.
Famílias de Portugal estão alegando que seus filhos estão ‘esquecendo’ o português do país pelo do Brasil, após estarem viciados nos vídeos do Luccas Neto.
https://twitter.com/siteptbr/status/1458631190727077888
Replying to @siteptbr – 2021-11-11
Isso se chama reparação histórica, pois que Luccas Neto continue o trabalho de redemocratizar a língua português de Portugal para português brasileiro
gucci@fenandoisoff 2021-11-11 Replying to @siteptbr
Roubaram nosso ouro e nós roubamos a língua deles, ainda é pouco.
leandro 2021-11-11 – Replying to @siteptbr
reparação histórica, amamos ver
Celo @celloM_F ·Nov 11 Replying to @siteptbr
jamais pensei que iria dizer isso… mas o Lucas Neto tá fazendo a reparação histórica não devolveram o nosso ouro até hj e forçaram a língua deles, vão ter que aprender o português brasileiro, sim!!!
Bárbara Pintassilgo
A questao é que portugal tem preconceito com nossa lingua, avó de minha filha é portuguesa veio aos 20 anos, viveu no brasil por 30 anos, tem sutaque portugues obvio mas chegando la foi corrigida diversas vezes, riam dela..
Ela sempre dizia que de uma forma ridícula, a ridiculariza-la na frente de todos. Ela mesma dizia, Preconceito deles e jamais voltaria novamente pra sua terra tao amada.
Eu fico a pensar qual o sentindo disso?
Nos achamos bonitinho qndo nossas crianças falam outra lingua qndo aprendem inglês, alemão pelos vídeos e pq nao portugues?
Ana Azevedo Pinto Fernandes
Mas vocês abriram a matéria para ler??? É que pelos comentários parece que não!
O meu filho caçula no ano passado também começou a falar algumas palavras em português do brasil, isto porque no jardim que ele frenquentava tinha muitos meninos brasileiros. Nunca fiz disso um drama e não proíbi o meu filho de falar nada, acho um absurdo! E esta matéria fala que os pais portugueses proibiram as crianças de ver Lucas neto por causa de estarem a falar muitas palavras brasileiras, o que na minha perspetiva é parvo e ridículo.
Eu sei que muit gente não gosta dos irmãos neto, mas a notícia não é sobre o conteúdo do que eles fazem, leiam. 1w
Samela Jordao
A gente perdeu tanta coisa pra Portugal (ouro, riqueza, índios ..)
O que é um sotaque perto disso?
E o melhor de tudo é ver que quem tem ajudado nisso é o Lucas Neto 1w
Marcelo Medeiros
Eu vejo a galera metendo o pau no youtuber, mas ninguem abriu a matéria para saber o motivo das crianças portuguesas perderem o sotaque. hehehhehe 1w
Amaro Douglas
Boa Lucas Neto! Dando o troco pelas matérias primas roubadas por eles… Mas pelo menos as crianças sabem outra língua 1w
“Posts” anteriores sobre este assunto: || 1.º || 2.º || 3.º || 4.º || 5. º ||
Prezado JPG, boa noite. Agradeço a menção no post anterior, que muito me enobrece.
Acredito que tenha visto isto e ficado tão estarrecido como eu fiquei!
https://www.publico.pt/2021/11/19/p3/cronica/xenofobia-linguistica-lixo-vai-falar-boa-1985590
Caso não tenha visto o artigo, não é minha pretensão que publique um post relativamente ao mesmo. Se o fizer, não é necessário referenciar-me. Não pretendo influenciar de maneira nenhuma o seu blogue, apenas quero partilhar a minha indignação, que é a sua indignação, e a indignação de muitíssimos portugueses que não se conformam nem nunca aceitarão este dejecto insidioso denominado AO90.
Quanto ao textito da Madalena, que se auto-intitula de “lixo falante”, está recheado de lugares-comuns e argumentos facciosos: os duzentos e não sei quantos milhões de brasucas face aos dez milhões e tal de portugueses, embora não refira que os brasileiros não dignificam a Língua Portuguesa, mas pisoteiam-na e vilipendiam-na quando falam ou escrevem. Também não faltam referências aos malvados colonizadores do passado. Contudo, a Madalena sofre da maluqueira “woke”, que agora está na moda.
É lamentável que os jornais portugueses publiquem assaz estes excrementos. Enfim.
Saudações cordiais e muita saúde.
Peço desculpa pelo atraso na resposta.
Bem, isto tem sido uma enxurrada de conteúdos…
Agradeço-lhe de novo as indicações e em especial os seus comentários. Provavelmente, também os próximos posts merecerão — além de algum ranger de dentes, imagino — da sua parte algo a acrescentar, o que também desde já agradeço.
É “curioso” que esta série de conteúdos tenha sido originada por uma simples peça jornalística, escrita por alguém que suponho fosse anteriormente desconhecida do “grande público” (grande salva de palmas para ela!), e que agora a dita continue a dar brado no Brasil, muito mais e muito mais ruidoso do que sucede aqui na “terrinha”. Ou seja, os zucas ficaram ofendidos por os tugas terem reagido às ofensas dos… zucas.
Estranhos tempos. A antiga vertigem do 《mundo ao contrário》, agora agravada pela inversão, a perversão, a anulação de valores.
Saúde.
Caro JPG, mais uma vez lhe agradeço.
Acabei de ver isto e estou incrédulo! E sem palavras.
https://www.youtube.com/watch?v=Rqh1oPn-LZc
Isto vai muito para além do surrealismo!!
Saudações e saúde.
Obrigado outra vez. Já está em “draft”.
Inacreditável… se bem que apenas para quem não acredita na hombridade esfíngica, na honestidade férrea, na humildade comovente de tão grande vulto da nossa classe política.
Ora, ora, quero dizer, um gajo tão franco, tão pouco vigarista e quase nada aldrabão… mas que má-catadura! Quem filmou aquilo, bámolá saber?! Então não se vê logo que não é o “senhor engenheiro” a dizer tais barbaridades? Pois claro. Aquilo é o Batatinha; na reinação.