Texto para voz, leitura automática

TTS: Text To Speech. Algo que em Português será equivalente a “Leitura Automática de Texto” (a sigla LAT não existe mas se calhar até não desmerece). Ou podemos ainda tentar traduzir a expressão pelo seu significado mais elementar e evidente: conversão automática de texto em voz ou, ainda mais sucintamente, ouvir o que está escrito. Uma forma de tradução que talvez seja de evitar, tendo em atenção que os termos “sintético”, “sintetizador”, “sintetizar” ou “sintetização” têm conotações em Português pouco ou nada coincidentes semanticamente com a expressão original em Inglês, “speech synthesis“; porém, a operação informática inversa, reconhecimento de voz com transcrição para texto, explica paradoxalmente o conceito; num futuro já não muito distante, a leitura automática de texto e a transcrição de discurso em texto serão ambas equipamento de série, incluídas em qualquer sistema informático ou robótico.

Para já, no entanto, enquanto esse futuro não chega (forma verbal e interjeição), vai-se fazendo o que se pode.

Existem programas de leitura automática grátis e há os que são pagos; depende do orçamento de cada qual, indivíduo ou empresa ou serviço, e depende também das finalidades, dos objectivos que se pretende atingir. Algumas destas ferramentas — tecnicamente virtuais e robotizadas mas na realidade eficazes e úteis — são genéricas, como é o caso do serviço providenciado pelo Google, e existem sistemas de TTS/LAT específicos, servindo para programas de processamento de texto (o Word, por exemplo), como “plugins” de plataformas de “blogs” (é o caso do WordPress) e, por fim, sendo estes os que aqui e agora interessam, aqueles que foram concebidos para funcionar como “extensões” ou “extras” dos browsers mais generalizados.

Concretamente, conforme aqui foi referido quanto à “navegação” em Português legítimo, interessam em especial o Chrome e o Firefox — um é o mais utilizado em todo o mundo e o outro é preferido por boa parte dos portugueses. O destaque justifica-se pelo facto de não apenas estes utilitários de leitura serem ambos grátis como são também facílimos de instalar, configurar e utilizar.

Por conseguinte, caso tenha problemas de visão e não lhe apetecer fazer “zoom” ao monitor, se o problema é falta de tempo ou de vontade para ler, crónica ou esporádica, agora já sabe, caso por algum motivo o desconhecesse, que pode ir ouvindo o que dizem os “posts” enquanto vai fazendo outras coisas, as suas lides domésticas, tratar da família, o que for; actividades mais trepidantes, digamos, como aspirar a casa, usar um berbequim nas paredes ou serrar madeira, bem, isso é que não deve dar lá muito jeito para ouvir grande coisa.

Firefox

Read Aloud, A Text to Speech Voice Reader

add-on by LSD Software

Chrome

ReadAloud, A Text to Speech Voice Reader

extension by lsdsoftware.com

 

[Imagem de topo de: “researchGate“]

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta