Listas

ver Apresentação | ver Resultados

 

  • INVENTADAS: antes do AO90 escreviam-se da mesma forma em todos os países de língua oficial portuguesa; não existiam antes do AO90, nem no Brasil nem em Portugal e PALOP;  o AO90 “manda” que passem a escrever-se apenas em Portugal e PALOP de uma forma antes inexistente mas o Brasil conserva intacta a sua escrita.
  • ONPB: antes do AO90 eram escritas de determinada forma no Brasil e de outra forma em Portugal e PALOP; o AO90 “manda” que passem a escrever-se em Portugal e PALOP como se escrevem no Brasil. [sem contar com hifenização e outros casos]
  • N.A.P.: antes do AO90, apenas no Brasil, podiam escrever-se de duas formas (dupla grafia) ou de forma igual a Portugal e PALOP; o AO90 “manda” que as duplas grafias com “consoantes mudas” (as que no Brasil não são articuladas) passem a “Não Aplicar-se a Portugal” (e PALOP) mas o Brasil conserva-as na mesma, exactamente  como antes.
  • M.I.: os 20 casos (de 32, no total) que antes do AO90 eram escritos com Maiúsculas Iniciais em Portugal/PALOP mas que no Brasil eram escritos com minúscula inicial; o AO90 “manda” que se passem a escrever em Portugal/PALOP como se escrevia e continua a escrever no Brasil.
  • DIF/DIF (cons.): antes do AO90 escreviam-se de forma diferente no Brasil e em Portugal/PALOP; segundo o AO90 continuam a escrever-se das duas formas, como anteriormente. Na maior parte dos casos, já antes o Brasil tinha (e continua a ter) dupla grafia para as palavras que o AO90 “autoriza” em Portugal/PALOP. Esta lista diz respeito a entradas que incluam sequências consonânticas.
  • não mudam: 2684 (de 6569, no total) casos que o “Portal da Língua Portuguesa brasileira” assinala com a nota “a situação anterior não muda“. A maioria tem a ver com diferenças na acentuação (é/ê, ó/ô, etc.) mas uma parte é de casos em que a consoante “muda” afinal não é muda em Portugal/PALOP  (facto/fato, por exemplo) e que os brasileiros não pronunciam. Como no Brasil não se pronuncia, o AO90 “permite” que Portugal/PALOP conservem essas excepções… se no Brasil houver dupla grafia. Não deixa de ser um pouco estranho que no “Vocabulário de[sic] Mudança” 41% das entradas sejam de palavras que… não mudam.

 

Legenda
OAPB1: escrita preferencial no Brasil
OAPB2: escrita alternativa (dupla grafia) no Brasil
ON1: escrita preferencial brasileira que o AO90 impõe a Portugal/PALOP
ON2: escrita alternativa aceite pelo AO90 mas só se no Brasil houver dupla grafia
acentos BR: regra geral, acentuações diferentes no Brasil e em Portugal/PALOP
seqcons PT: sequências consonânticas (geralmente) eliminadas pelo AO90 em Portugal/PALOP
Casos (comb.): ocorrências diferenciáveis dentro do mesmo critério da lista

Print Friendly, PDF & Email
Updated: 03/12/2019 — 20:40