Internet em Pt-Pt: Chrome, Edge e Firefox

Não precisa de levar no seu computador com as páginas de Internet portuguesas todas assassinadas pela cacografia brasileira que foi imposta a Portugal (e PALOP). Existem ferramentas fáceis e práticas para que possa ler de novo em Português os conteúdos que estavam correctos em “sites” que passaram (ou foram obrigados) a “adotar” o AO90.

[Google Chrome]
[Microsoft Edge]
[Mozilla Firefox]


«Ah e tal agora escreve-se assim…»
«Extensão para o Google Chrome que converte páginas escritas ao abrigo do acordo ortográfico de 1990 para o de 1945. Está publicada aqui. […]. Papa-linces.»
«Não há coisa mais aberrante do que uns mentecaptos a tentar “evoluir” a língua à força e por decreto. Esta idiotice tem de acabar (e rápido), e esta iniciativa é uma forma de devolver a sanidade às vítimas deste aborto ortográfico.»
«Voltemos a ler em bom Português.» [Miguel Laginha, “Desacordo Ortográfico“]

[com a cacografia brasileira] [em Português]
[Wikipédjia lusôfona (brasileira) em brasileiro] [Wikipédjia brasileira com ortografia em Português]
Install an extension
1. Open the Chrome Web Store.
2. Find and select the extension you want.
3. Click Add to Chrome.
4. Some extensions will let you know if they need certain permissions or data. To approve, click Add extension. Important: Make sure you only approve extensions that you trust.
Instalar uma extensão no Chrome
1. Aceder a Chrome Web Store
2. Procure e seleccione a extensão pretendida.
3. Click em “adicionar ao Chrome”.
4. Algumas extensões irão indicar permissões ou dados necessários para a instalação. Para aprovar, click em “adicionar extensão”. Assegure-se de que aprova extensões de proveniência segura.

O processo de instalação de uma extensão no Chrome ou no Edge é muito simples e intuitivo. Depois de instalada esta, a “desacordo Ortográfico”, pode adicionar um “botão” ao menu de topo do browser (como na imagem a seguir) e pronto, sempre que quiser ver uma página da Internet com a ortografia do Português basta um click no ícone com “O” em fundo preto.

A instalação, configuração e operação desta extensão no “browser” Microsoft Edge é em tudo semelhante ao que sucede no Chrome. Se tiver ambos instalados, pode partilhar a extensão de um no outro.



FIREFOX

Firefox contra o Acordo Ortográfico – extra para “FoxReplace”

«Este site pretende ser mais uma frente de luta contra a aberração que é o Acordo Ortográfico. Mais especificamente, será o site oficial de suporte e divulgação ao método para colocar o seu Firefox a mostrar textos em acordês como se estivessem escritos de acordo com a norma do AO45, que é aquela que todos conhecemos muito bem e estamos familiarizados. Isto é feito com recurso ao extra FoxReplace, para o Firefox. Não sabe o que é? Encontra a resposta na página convenientemente denominada O que é?.» [João Ricardo Rosa, “Firefox contra o Acordo Ortográfico“]

[com a cacografia brasileira] [em Português]

Existem inúmeras variáveis de configuração da extensão FoxReplace para Firefox e do respectivo ficheiro de palavras e sites onde as alterações podem actuar automaticamente (ou “a pedido”, conforme preferir). Na imagem seguinte vê a localização da extensão nas “ferramentas” do Firefox (em Windows 10) e as opções imediatas — aplicar substituição automática ou só na página corrente (“manual”) — e as configurações globais (em Options/Opções) através do conteúdo do ficheiro de substituições.

O original do ficheiro de palavras e a lista de endereços web a corrigir (automaticamente, se quiser) pode ser “descarregada” (download) DESTE ENDEREÇO da Universidade do Minho, onde foi criada a excelente página Projecto Natura“.

Pode encontrar a versão mais actualizada (conteúdo e software) do “Firefox contra o AO90” aqui mesmo, no Apartado 53, “descarregando” para o seu computador o ficheiro FoxReplace_upd1.json. Futuras actualizações serão apenas episódicas, pelo que não é conveniente que active nas configurações a opção Periodically update from URL/Actualizar periodicamente; basta seleccionar a opção Import from URL/Importar do endereço web e copiar e colar no respectiva linha este endereço:
https://cedilha.net/ap53/wp-content/uploads/2022/04/FoxReplace_upd1.json

A concepção original do solução Firefox contra o Acordo Ortográfico foi publicada em Abril de 2012 por João Ricardo Rosa. [ver AQUI instruções detalhadas para as versões anteriores ao Windows 10: XP, Vista, 7]

[“post” original: Internet em Português: Chrome e Firefox]

 

Ferramentas

Internet em Pt-Pt: Chrome, Edge e Firefox

Outros “browsers”

Texto para voz (Pt-Pt)

Texto em Pt-Pt: dicionário/corrector FLiP

 

Print Friendly, PDF & Email
Updated: 11/06/2022 — 14:23