Outros “browsers”

Importa cobrir pelo menos 95% dos utilizadores, seja qual for o browser de que disponham, mesmo os “minoritários” ou de utilização mais residual. Além dos actualmente mais difundidos — Chrome e Firefox — são de facto muitas as opções, em especial as baseadas no Chrome.

No primeiro quadro pode ver os nove outros programas “derivados” de The Chromium OS Platform e pode também, é claro, aceder aos respectivos originais para “download” e configuração.

As extensões aceites neste são igualmente válidas e funcionam naqueles cuja codificação é “semelhante”.

No outro quadro (em baixo), os browsers baseados no Firefox em que funciona o extra para a extensão “FoxReplace”.

Chromium-based browsers

Edge

Edge browser

Vivaldi
Vivaldi browser

Opera
Opera browser

Brave

Yandex

Epic

Iron

Dragon

Torch

Avast
Avast Secure browser

 

Em qualquer dos casos, não se esqueça de que é sempre necessário, depois de cada nova instalação, instalar também a extensão “Desacordo Ortográfico”.

[Instalar a extensão no Chrome]
1. Aceda à página da extensão.
2. Click em “adicionar ao Chrome”/”add to Chrome”.
3. Para aprovar, click em “adicionar extensão”.

Pode ter acesso ao código da extensão (isto é tudo “open source”, nada de sistemas ou programas “proprietários”) e criar a partir dali, em regime cooperativo ou apenas como trabalho pessoal, a(s) sua(s) própria(s) entradas, correcções ou mesmo inovações. Como certamente já saberá, pode configurar a extensão Chrome para actuar automaticamente no carregamento de qualquer página web ou então, ainda mais simples, desactive essa opção e então basta carregar no respectivo “botão” do menu superior (na zona das extensões, em cima, à direita da linha de comandos/endereços). Amplie a imagem (click nela) para ver em pormenor o “botão” para o qual a seta aponta.


 

Além dos nove programas de navegação na Internet baseados no Chrome/Edge, existem pelo menos outros três browsers (há mais) cujo código é partilhado, digamos assim, a partir do Mozilla Gecko, à semelhança do Firefox: são eles o próprio Gecko, o Pale Moon e o Waterfox. Para qualquer destes browsers “semelhantes” ao Firefox, evidentemente, a extensão a utilizar será “FoxReplace” com a parametrização contida no extraFirefox Contra o Acordo Ortográfico“.

Firefox-based browsers

Pale Moon browser Waterfox browser

Gecko

Pale Moon

Waterfox

 

Das inúmeras potencialidades de manuseamento que se abrem com a utilização de qualquer destas extensões, apesar das diferenças técnicas entre ambas, ressalta a possibilidade de copiar da Internet textos já corrigidos. Toda a gente sabe fazer copy/paste e pode suceder que assim poupe imenso tempo de trabalho a corrigir “à mão” as brasileiradas (leia-se bacoradas) que por aí abundam.

[Ver “post” original, em 01.06.22]

Ferramentas

Internet em Pt-Pt: Chrome, Edge e Firefox

Outros “browsers”

Texto para voz (Pt-Pt)

Texto em Pt-Pt: dicionário/corrector FLiP

 

Print Friendly, PDF & Email
Updated: 13/07/2022 — 14:06