Texto para voz (Pt-Pt)

TTS: Text To Speech. Algo que em Português será equivalente a “Leitura Automática de Texto”.

Existem programas de leitura automática grátis e há os que são pagos; depende do orçamento de cada qual, indivíduo ou empresa ou serviço, e depende também das finalidades, dos objectivos que se pretende atingir. Algumas destas ferramentas — tecnicamente virtuais e robotizadas mas na realidade eficazes e úteis — são genéricas, como é o caso do serviço providenciado pelo Google, e existem sistemas de TTS/LAT específicos, servindo para programas de processamento de texto (o Word, por exemplo), como “plugins” de plataformas de “blogs” (é o caso do WordPress) e, por fim, sendo estes os que aqui e agora interessam, aqueles que foram concebidos para funcionar como “extensões” ou “extras” dos browsers mais generalizados.

Concretamente, conforme aqui foi referido quanto à “navegação” em Português legítimo, interessam em especial o Chrome (mais o Edge) e o Firefox — um é o mais utilizado em todo o mundo e o outro é preferido por boa parte dos portugueses.

Por conseguinte, caso tenha problemas de visão e não lhe apetecer fazer “zoom” ao monitor, se o problema é falta de tempo ou de vontade para ler pode ir ouvindo o que dizem os “posts” enquanto vai fazendo outras coisas.

Firefox

Read Aloud, A Text to Speech Voice Reader

add-on by LSD Software

Chrome

ReadAloud, A Text to Speech Voice Reader

extension by lsdsoftware.com

Ver “post” original

Ferramentas

Print Friendly, PDF & Email
Updated: 11/06/2022 — 14:07