Beethoven’s Symphony No. 9 (Scherzo)
Música no seu blog
Pretende incluir alguns ficheiros de música/som no seu blog? Bem, isto depende não do(s) programa(s) que tem no seu computador, para leitura desse tipo de ficheiros, mas do(s) programa(s) que os visitantes do seu blog terão, eles próprios, e estes podem ser vários, além do Windows Media Player: Quicktime, Winamp, XJukebox, Real One Player, etc.
Presumindo que vai inserir ficheiros tipo “mp3” em formatos como .wav, .mid, .wma, etc. (o código pode diferir ligeiramente), escreva o seguinte:
a) Com link de texto: o utilizador faz “click” nesse link e, dependendo do programa que tiver, este vai carregar em “interface” próprio e fazer “arrancar” a música:
Onde diz “alojamento do ficheiro” e “nome do ficheiro”, escrever exactamente o que for; em vez de “ext”, colocar a extensão respectiva, que depende do tipo de ficheiro: o link de texto pode ser “OUVIR” ou outra coisa qualquer.
b) Com caixa de controlo:
Neste caso, vai aparecer na própria página/blog uma caixa ou figura com alguns controlos, conforme o software do utilizador/visitante; substituir “alojamento do ficheiro/sample.mid” por local de alojamento, nome e extensão do ficheiro; também pode modificar o tamanho da figura em comprimento e altura; este código serve igualmente para ficheiros de vídeo – mov, mpg, vid, etc.
Conforme o programa/configuração que o utilizador (visitante) tiver, assim irá aparecer uma figura com diversos comandos: iniciar, parar, avançar, etc. É aconselhável que parametrize da seguinte forma:
Autostart em “false” vai impedir que a música “arranque” assim que a página for carregada; “loop” também em “false” impede que a mesma música se repita indefinidamente.
c) Em “background”: se bem que exista código para fazer correr música (ou imagens) logo que a página carrega, isto é considerado prática incorrecta; se quiser fazer isso mesmo, porém, o código é (onde tem início a “tag” “body”).
Alterar conforme descrito anteriormente; “loop” é o número de vezes a repetir. Se escolher esta opção, não se esqueça de fazer “backup” do seu “template”.
Nota 1. A indicação do local de alojamento do ficheiro é dispensável, se este se encontrar no mesmo “host” e directório da página. Em qualquer outro caso, não apenas essa indicação é obrigatória como tem de ser rigorosa.
Nota 2. No início deste “post”, tem os dois tipos de ligação (texto e “control box”) para um mesmo ficheiro de som.
Nota 3. Quando um visitante não dispõe de programa adequado à leitura de ficheiros de “media”, é suposto que lhe seja automaticamente sugerido o respectivo “download”.