Sent: Monday, July 24, 2006 6:56 PM
Subject: FALSO –> Re: Esta Bebezinha queimada…
Pessoas,
antes de seguirem o caminho fácil de reenviar tudo o que aparece pela frente, devem dar-se ao trabalho de pesquisar se os factos são ou não verídicos e se o são, se vale a pena continuarem a circular. Estarão a poupar milhões de Euros de custos a pessoas e empresas, tanto em termos de tempo perdido a ler estes e-mails como em termos de recursos gastos na distribuição destes e-mails (largura de banda dos servidores que distribuem e-mails, custo de ligação à Internet, etc.). Consultem estes dois sites para terem uma ideia das consequências:
http://hoaxbusters.ciac.org/HBHoaxInfo.html#risk
http://www.claymania.com/hoaxes.html
Como é hábito, antes de reenviar mails deste género, os quais devemos considerar sempre de origem duvidosa, tento confirmar a veracidade da informação através de dois modos:
– em primeiro lugar, através da consulta ao motor de pesquisa Google (www.google.com), ou em quatro bases de dados abrangentes, duas em português (brasileiras) e as outras em inglês, que contêm imensos boatos/chain-letters, tanto recentes como antigos:
http://www.quatrocantos.com/lendas/index.htm
http://www.infoguerra.com.br/index.php3?secao=boatos
http://www.snopes.com/
http://hoaxbusters.ciac.org/
– em segundo lugar, e no caso de o passo anterior não der resultados, através dos contactos fornecidos no e-mail que recebi.
Neste caso, uma pesquisa no site:
http://www.snopes.com/
pelas palavras chave:
burn
demonstrou que trata-se de mais um mail falso. Para mais informações, ver:
http://www.snopes.com/inboxer/medical/kuczma.asp
Este tipo de emails, costuma também ser uma brincadeira ou esquema por parte de empresas que se dedicam a “caçar” mails para depois fazerem publicidade (vejam o texto “CUIDADOS IMPORTANTES AO RECEBER OU ENVIAR E-MAILS” no fim deste e-mail). Eu verifiquei os dados e espero que daqui para a frente, para o bem de todos, vocês o façam também. Perco normalmente uns 3-5 minutos a fazer a verificação e reutilizo este e-mail constantemente (a única coisa que é preciso alterar é as 3 partes anteriores contendo o – site de busca usado, palavras chave e site com informação adicional – que reflectem a pesquisa deste caso) para alertar as pessoas. Se a maioria se desse ao trabalho de perder estes 3-5 minutos tal como eu perdi, 99% das chain letters morreriam praticamente à nascença e milhões de Euros e horas seriam poupados. Pensem nisto e consultem este site para aumentarem o vosso conhecimento sobre as tácticas das cartas correntes/chain leetters falsas:
http://www.udesc.br/reitoria/coinf/suportetecnico/corrente.htm
Mandem este meu e-mail para toda a gente a quem enviaram o anterior bem como para as pessoas que o enviaram a vocês. Vamos tentar quebrar as correntes falsas de modo a que as verdadeiras possam sobreviver (e terminar quando já não fazem sentido continuar!). Até hoje só detectei quatro correntes verdadeiras em várias dezenas e três delas já não faziam sentido continuar a espalhar pois a situação já tinha sido resolvida.
PS: provavelmente não fazem ideia de quem sou e como obtive o vosso endereço de e-mail. Eu poderia ser: ou uma empresa a fazer publicidade, ou um vírus (real) a propagar-se. Para impedir que os nossos endereços se espalhem por mãos alheias apaguem os endereços das mensagens que vocês encaminham e usem os campos Bcc ou Cco do vosso programa/conta de mail (vejam o texto “CUIDADOS IMPORTANTES AO RECEBER OU ENVIAR E-MAILS” no fim deste e-mail).
CUIDADOS IMPORTANTES AO RECEBER OU ENVIAR E-MAILS
Tem gente que envia mensagens contendo todos os endereços dos destinatários e também encaminha mensagens sem apagar os outros endereços das mensagens originais.
Abaixo, a explicação de como isso é utilizado pelas empresas e como serve para passar vírus. Este alerta é importante para que nossos endereços não sejam reenviados a todo mundo.
ATENÇÃO :
Mensagem sobre vírus e crimes, roubo de órgãos, assalto, atentado terrorista, etc. quase sempre são falsas. Isso é um esquema usado pra
propagar o que se chama de SPAM. As correntes de amizade também ajudam a criar SPAM.
Quando você repassa piadas sem apagar os nomes e endereços anteriores ajuda a espalhar endereços que podem ser indevidamente utilizados. Existem firmas que criam este tipo de e-mail e mandam para algumas pessoas. Essas pessoas espalham o mesmo e-mail pra mais uma quantidade razoável de pessoas e assim por diante.
A empresa original que criou o e-mail usa um tipo de software especial conhecido como “spider” que corre pela Internet procurando por certas
palavras chaves.
No caso deste e-mail pode ser qualquer combinação de palavras dentro do corpo dele ou mesmo escondida no “header” (cabeçalho) da mensagem. Uma vez que as “spiders” encontram a mensagem original (que já foi enviada para várias pessoas) o software copia os endereços de todo mundo que ficam gravados no “header” da mensagem e manda a lista de volta para quem criou o e-mail.
Por que eles fazem isso?
Porque as listas de endereço são vendidas a um preço alto. Existem outros programas lá fora que criam listas de endereço e que também são vendidas, mas por um preço mais baixo, porque vão trazer inúmeros endereços que não existem, mas as listas criadas pelas “spiders” são todas de endereços válidos, que ALGUNS INTERNAUTAS convenientemente providenciaram para o software pegar.
Lembre disso quando receber um e-mail que diga a você:
Enviar uma cópia pra todos que você conhece.
Ou então :
Repasse esta mensagem para 10 pessoas.
A mesma coisa acontece quando você repassa mensagens de amizade ou religiosas. Cada vez que um repassa e deixa os endereços anteriores e
acrescenta os novos, aumenta a lista que será vendida.
Não há nenhum problema em passar mensagens para várias pessoas, se você apagar os endereços anteriores do corpo do texto e se usar o recurso Cópia Oculta que não mostra os endereços dos destinatários.
Como eu disse antes, isso se chama SPAM, e é um negócio lucrativo.
Aqui eu apaguei os endereços mas a mensagem que alguém me passou veio com 25 endereços no cabeçalho, no PARA (nomes dos destinatários) e mais 32 no texto das mensagens (mensagem original, from… to…) originais e
anteriores.
Imagine só quantos endereços válidos foram criados para serem vendidos.
Outra coisa, quando receber um e-mail que nao solicitou (normalmente em Inglês) e que no final da mensagem diz que se quiser retirar seu nome ou nao quiser mais receber aquela mensagem, clicar num determinado link, não faça isso, na verdade, aquele e-mail foi enviado aleatoriamente e quando você clicar no link vai confirmar que seu endereço é válido e a partir daquele momento vai começar a receber SPAM.
Coloque um fim no SPAM……
Apague os endereços das
pessoas nas mensagens que encaminha.
Coloque os endereços das pessoas sempre nos campos CCO (Cópia de Carbono Oculta) ou BCC (Blind Carbon Copy)
Isso faz com que cada um que receber sua mensagem não tenha acesso ao endereço eletrônico das outras e portanto, não possa repassá-los.
--
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
David Aveiro - http://pagina.de/davidaveiro
INESC - Centro de Engenharia Organizacional - http://ceo.inesc.pt
Ginastica Ocular - Deixe de precisar de lentes e acabe com os seus
problemas da visao naturalmente - http://ginasticaocular.net
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~