Adenda, em 09.08.07
O APDEITES NÃO RECOMENDA O 000WEBHOST. VEJA AQUI PORQUÊ.
Este é um post para se ir fazendo. Quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Por isso, pondo-me – o que não é nada difícil, de resto – na pele do desconfiado, há já dois dias que ando a investigar este “host”. E é para continuar. Ainda não descobri grande coisa, mas hei-de encontrar os “rabos de palha”. Mas que raio?! Como é possível que não haja nisto alguma vigarice escondida? Pode lá ser!
Ora, vejamos: um serviço de webhosting profissional a sério… e grátis? Mas assim, mesmo, mesmo, mesmo à séria? Com CPanel, FTP, PHP, SQL, sub-domínios e essas coisas todas, enfim, com tudo e mais alguma coisa que tem um qualquer alojamento de domínio pago?
A descoberta inicial (ou quase), na “blogosfera” portuguesa, é do blog Hora Absurda.
Prós
São 350* Mb de espaço total para armazenamento e 100 Gb de volume de tráfego por mês. Ferramentas de gestão do alojamento, todas as essenciais.
Dá para montar um site de raiz? Dá. Tem um “gerador” de sites, com vários modelos à escolha, com o qual se pode criar todas as páginas de forma intuitiva, sem necessidade de quaisquer conhecimentos de programação; o código é gerado automaticamente pelo programa WebSite Builder, a partir de meras indicações do utilizador. Além disto, há também o Fantastico Autoinstaller, que permite gerar automaticamente uma série de plataformas (WordPress, PHP Website, fórum PHPBB, etc.), o que é equivalente a montar um site inteiro com apenas um “click”.
E um blog, pode-se alojar lá? Pode, claro que sim. Até dá para alojar o WordPress MU (multi-user, com diversos blogs), sem dificuldade nenhuma. E dá também para importar blogs não só da Blogger/Blogspot e da WordPress (em alojamento gratuito ou próprio), como da maioria das outras plataformas de blogs.
Inclusivamente, pode-se alojar ali um domínio já registado (do tipo “http://www.meudominio.com”). Desde um simples blog a um site de vendas completo, passando por múltiplas páginas pessoais, um fórum de discussão, ou tudo isso no mesmo espaço, não há limites.
Ou, melhor, há: se, por hipótese, os 350 Mb de espaço e os 100 Gb de tráfego não forem suficientes, a 000Webhost apresenta um plano de alojamento com um preço altamente concorrencial ou, melhor dizendo, imbatível: USD $4,95/mês (3, 16 €) com espaço para alojamento ilimitado e com tráfego igualmente ilimitado!
Em suma: um plano de alojamento com (quase) todas as características de qualquer outro – e ainda com alguns extras – mas com a “pequena” diferença de ser completamente grátis, sem publicidade (à mostra ou escondida) e sem quaisquer restrições ou cláusulas em letra miudinha; as únicas barreiras ou condições são aquelas que a legislação internacional prevê, em termos de conteúdos, e não diferem minimamente dos termos de utilização comuns à maioria dos “hosts” pagos.
Contras
1. Em algumas horas de utilização e testes, sucedeu por vezes que esta ou aquela página não estava transitoriamente acessível; isto pode ter sido circunstancial, mas é um “pormenor” a analisar com mais vagar.
2. Os servidores estão fisicamente no estrangeiro, pelo que todo o tráfego – para os operadores nacionais – será contabilizado como “internacional”. No entanto, essa localização fora das fronteiras nacionais também poderá ser uma vantagem, nomeadamente em termos jurisdicionais.
3. O endereço de e-mail do domínio, na versão grátis, tem de ser reencaminhado ou processado remotamente. Na versão paga, as contas de e-mail são ilimitadas, como aliás todo o resto.
4. As bases-de-dados são limitadas a duas, dependendo, como é evidente, do espaço total; são ilimitadas na versão paga.
5. Os sub-domínios podem ser 5, no máximo; na versão paga, é claro, não têm limite.
6. Estou chateado. Depois de ter criado o site principal, com duas bases-de-dados, e depois de ter importado para lá todo o conteúdo do blog do Apdeites (WordPress) e do Baforadas (Blogger), já ocupei 4% da minha quota. Ora bolas. Tinha apostado em 5%. Falhei o palpite. Bem, e agora? Como hei-de ocupar os outros 96%?
* A própria publicidade da 000Webhost refere 250 Mb, mas aquilo que está na minha conta é… 350 Mb. E no respectivo preçário são também referidos 350 Mb para o alojamento grátis.
Novidades, em 29.03.08
Está completa a transferência do Sítio do Fumador para o alojamento neste novo host. É ainda necessário afinar alguns links internos e referências a imagens. No resto, é exactamente igual.
O mesmo vale para o Editor online que, no novo endereço, funciona na perfeição.
O Apdeites, incluindo este blog (que passa de WP para WP-MU), está quase todo transferido, mas ainda faltam umas quantas adaptações.
Até agora, não vi um único anúncio da 000WebHost ou qualquer outra espécie de intrusão. Ontem, durante umas horas, aquele sub-domínio esteve inacessível porque – segundo indicação da 000WebHost – o site esteve a ser verificado manualmente: fazem isso com todos os sites que alojam e, se detectarem qualquer conteúdo ilegal (por exemplo, “phishing“), pura e simplesmente apagam esse site ou mesmo a conta do utilizador… seja ele grátis ou pagante. Dizem eles, e, na minha opinião, bem, que para poderem manter alojamentos gratuitos têm de assegurar um mínimo de credibilidade e que, por isso mesmo, apenas podem aceitar conteúdos legais, não abusivos ou intrusivos.
Por definição, uma empresa que exige credibilidade e seriedade é uma empresa credível e séria.