Bookmarklets IE

Para ver a página com a configuração “normal”, carregue na tecla F5 (refresh).

Imagine que, por algum motivo, apetece-lhe ver determinada página ao contrário ou, sabe-se lá por que motivo, inteiramente virada de pernas para o ar. O Internet Explorer tem destas curiosidades, comandos muito simples designados por “bookmarklets” que poderá explorar ou mesmo desenvolver num site especializado: http://bookmarklets.com.

Alguns deles (aqueles que são realmente úteis), estão já na nossa barra de ferramentas e nos menus de navegação das listas de actualizações, em http://wordpress.cedilha.com.

Mas há outros comandos deste género (javascript), igualmente simples e igualmente curiosos, ferramentas de navegação que podem ter alguma finalidade, mesmo que obscura ou incompreensível. Como, por exemplo, mudar a cor de fundo de qualquer página, seja para preto, para branco, para azul ou para prateado.

Ou ainda e, neste caso, com evidente utilidade para pessoas com problemas de visão (ou para qualquer pessoa poder ver páginas estranhamente microscópicas): façamos “zoom” de 120%, uma vez e meia, o dobro, o quádruplo. Funciona ou não?

Claro que também é possível mudar o tipo de caracteres (por exemplo, para Script ou Tahoma) ou o seu tamanho para maior (16, 24, 44, etc.) ou mais pequeno (pitch 6 é uma forma para ver à lupa). As possibilidades são imensas.

E, algumas, divertidas.