Crie a sua própria lista de actualizações (blo.gs) e coloque-a no seu blog. Passo a passo, é assim:
- 1. click aqui (abrir conta na blo.gs)
- 2. escreva o seu endereço de email e a sua password (esta, duas vezes)
- 3. automaticamente, abre a sua página da Blo.gs, com todos os weblogs ali registados
- 4. click na opção “search”; abre uma caixa de pesquisa
- 5. escreva um endereço de blog (sem “www”); click em “go”
- 6. quando aparecer – se existir – o registo desse endereço, click no sinal “+” junto ao nome
- 7. para cada novo endereço, repita os dois passos anteriores; pode ir acrescentando novos blogs à sua lista, ou retirar os que já não interessam (utilize o sinal “-“)
- 8. quando tiver alguns blogs na sua lista (podem ser 2 ou 3, mas também podem ser centenas), vá a “settings” e assinale a opção “make list of favorites public”
- 9. assinale outras opções, como “timezone” (Europe/Lisbon), “only show favorite blogs” e “open links in new window”; depois disto, click no botão “save settings”
- 10. quando aparecer a confirmação de que a sua configuração foi guardada, click em “home”; vá a “share”
- 11. seleccione com o rato todos os caracteres contidos na linha que diz
(em vez de XXXX, deve aparecer o seu número de utilizador)
- 12. copie (ctrl+C) esta linha para memória
- 13. abra o “template” do seu blog e coloque o “pointer” no sítio onde quer que a lista apareça; cole (ctrl+V) ali o conteúdo em memória, a linha referida em 11.
- 14. veja o resultado (opção “preview”) e altere a localização da lista, tipos de letra (é conveniente ter bases de CSS), largura da coluna, etc.; quando o resultado for do seu agrado, guarde o “template”. Pronto. Está feito.
- 15. Se tiver dificuldades, contacte o Apdeites e exponha o problema. Responderemos logo que possível.
Notas:
– a todo o momento, pode ir à sua página de utilizador blo.gs e alterar configurações, acrescentar ou retirar blogs, consultar informação diversa (quando já tiver uns quantos endereços, veja “recommendations”) e até pode alterar o estatuto da sua lista ou, pura e simplesmente, apagá-la; todas essas alterações se reflectem imediatamente no seu blog; para retirar a sua lista de “apdeites” do seu blog, basta apagar a linha referida no passo 13.
– existem algumas outras formas e variantes deste procedimento; a forma indicada é apenas a mais simples.
– não utilize contas de outros utilizadores no seu “template”, porque isso é parasitar o trabalho alheio; além disso, é facílimo tornar uma lista pública em não-pública e arrisca-se a ficar com um “buraco” no seu blog.
– para ver o número de utilizador blo.gs de um certo blog, edite o código (Edit/View Source) e procure (ctrl+F) “src=”http://blo.gs/”.
– o serviço blo.gs é um dos muitos que existem na internet sobre o assunto; tem defeitos, como tudo na vida; nomeadamente, não detecta todos os endereços, referindo – no caso de weblogs portugueses – cerca de 66% dos existentes; além disto, assinala como actualização qualquer “mexida” num blog, seja novo “post” seja a mais insignificante alteração de “template” ou uma simples correcção em qualquer dos “posts” correntes. O sistema da blo.gs tem igualmente inúmeras falhas de segurança, o que não garante muita fiabilidade nos resultados. No entanto, continua a ser o mais utilizado dos serviços de actualizações.