O bom gigante e a gente pequena

PARA: TODA A EQUIPA DO MUNDIAL DE FUTEBOL, JOGADORES E TÉCNICOS;
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL;
SPORT LISBOA E BENFICA – EUSÉBIO E SIMÕES;
SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESPORTO.

MEUS SENHORES:

O Torres está doente, mal de Alzheimer.
Todos sabemos os efeitos terríveis dessa doença.
O Torres tem como único rendimento uma pequena pensão de € 150,00, que provém do tempo em que foi trabalhador numa loja, antes de ser jogador de futebol.
Pois é, como jogador de futebol nunca o glorioso Benfica efectuou quaisquer descontos para a previdência social.

O Sr. Dr. Madaíl, teve o descaramento de pedir a isenção de IRS para toda a equipa do mundial em relação aos prémios. A polémica está, espero, resolvida. Mas o mesmo Sr., poderia pensar em situações como a do Torres.
Milhões e mais milhões, é o que ouvimos quando se fala na selecção “de todos nós”; e não se arranjam uns tostões para homens como o Torres que tanto deram a essa mesma equipa? Lembram-se dos Magriços de 1966? Da melhor classificação até hoje, o 3º lugar? Lembram-se – não, é óbvio que na selecção não se lembram – daquele golo de cabeça do Torres? De termos eliminado países enormes no mundo do futebol, como o Brasil e a U.R.S.S?

E os jogadores e técnicos que hoje ganham fortunas não se lembram desse homem e de outros que eventualmente estejam na mesma situação?
Para eles uma singela sugestão:

Ofereçam 10% dos vossos prémios ao bom gigante, para que a mulher o possa tratar com um mínimo de dignidade e conforto. Pouco ou nada influenciará as vossas finanças, certamente ganharão muitos mais milhões e merecem-nos, para o Torres será um milagre.

Esta sugestão é válida para a F.P.F.; Sr. Dr. Madaíl, um subsídio mensal não afectará a tesouraria da federação e para o Torres será um prémio bem merecido.

E o Benfica?? Milhões e milhões com compras, vendas e ordenados de super luxo para jogadores, técnicos e…dirigentes.

Dar um subsidio mensal ao Torres de uns dois mil euros que importância terá nas contas do Benfica? Presumo que pouca ou nenhuma.
Mas para o Torres será o que disse supra, um milagre, um terminar de vida com o mínimo de dignidade. E o Benfica tem uma divida para com o Torres, sem esquecer que se tivessem sido feitos descontos, a pensão do Torres teria um valor muito diferente. Emendem a mão, antes que seja tarde demais.

Eusébio e Simões: meus senhores, foram colegas do Torres, conhecem a sua desgraça maior que é a terrível doença e nada fazem para mitigar a outra desgraça que é o Torres nem para comer ter dinheiro? Sei que são boas pessoas, devem andar distraídos…a selecção, mais isto e aquilo… façam alguma coisa, falem com os jogadores, façam jogos, façam uma recolha mensal, um pouco a cada um, nada custará e o bom do velho Torres, morrerá, se tal for possível, mais contente por os seus amigos e colegas não se esquecerem dele.

Por último, mas não menos importante:

Sr. Secretário de Estado do Desporto:

Tantos milhões que são gastos, alguns sem sabermos bem onde e como e não existe uma pequena verba para situações como a expendida? Acredito
que sim.
Determine ou proponha um subsídio para o Torres. O país deve-lhe muito. Lembre-se. Parece que jogadores e técnicos receberão um chorudo prémio pelo campeonato que terminou há pouco.
Ora, o Torres contribuiu para o melhor lugar de sempre do futebol Português, o célebre 3º lugar de 66.

Atribua-lhe um merecido subsídio, ele muito precisa e muito merece.

E se todas as entidades referidas aceitarem as sugestões, não pensem que será demais.

E LEMBREM-SE. INFELIZMENTE NÃO SERÁ POR MUITO TEMPO. SERÁ UM ENCARGO PASSAGEIRO.
APRESSEM-SE, NÃO VENHAM DEPOIS DIZER: QUE PENA, ESTAVA QUASE A SER DESPACHADO.

ESPERO QUE ESTE APELO NÃO CAIA EM SACOS ROTOS.

UM PORTUGUÊS QUE TEM MUITA HONRA EM TAL, MAS, EM SITUAÇÕES COMO ESTA TEM PROFUNDA VERGONHA EM SER PORTUGUÊS.

MEUS SENHORES: FAÇAM COM QUE EU E MILHÕES DE PORTUGUESES NÃO TENHAM VERGONHA EM DIZER QUE SÃO PORTUGUESES.

Este apelo foi transcrito exactamente como publicado no blog Pululu.
Imagem de serbenfiquista.com.