Blogger em versão revista e aumentada

A Blogger lançou em Agosto uma plataforma de utilização melhorada. Finalmente, passa a ser possível arrumar os posts por categorias, uma ferramenta essencial e antiga aspiração dos bloggers, cuja inexistência até agora levou milhares de utilizadores a (e)migrar para outros sistemas, nomeadamente para o WordPress; além da possibilidade de arrumação por categorias (ou assuntos), a nova versão (“beta”, de “experimental” ou “em testes”) permite também a reserva selectiva de acesso ao blog, com a possibilidade de indicar os endereços de e-mail de quem poderá ler os conteúdos e/ou colaborar com posts; além disto, por fim, a pensar nos utilizadores mais inexperientes na matéria, foi extremamente facilitado o manuseamento de templates (modelos), através de simples módulos que se acrescentam ou retiram, sem necessidade de editar ou modificar código (html).

Foram acrescentados alguns novos templates à escolha e certas funcionalidades extra. Para ver em pormenor quais são e como funcionam as inovações desta versão, siga a “visita guiada” da própria Blogger.

Para se registar como utilizador da Blogger beta e fazer o(s) seu(s) blog(s) funcionar com as novas ferramentas:
1. Entre (login) na sua conta Blogger actual.
2. Aceda ao endereço Blogger beta; click na opção “create an account on the new Blogger” (criar conta na nova versão Blogger).
3. Se já tem uma conta Google (como utilizador do Gmail ou dos Google Groups, por exemplo), preencha o formulário e siga os passos indicados no ecrã.

Se não tem conta de utilizador Blogger, no sistema “antigo”, basta seguir os passos 2 e 3 – fazendo login com os dados da sua conta Google. Caso não tenha nem uma coisa nem outra, click em “create your blog now” (criar blog) para iniciar o processo: primeiro, criar conta Google, e depois criar blog.