
Recorte de Diário de Notícias de hoje, coluna assinada por João Pedro Henriques
O site www.allgarve.biz é seguramente anterior a 23 de Março de 2004, data do primeiro registo efectuado pela WayBackMachine.
Na notícia do DN (click na imagem para ampliar), refere-se o seguinte:
A controvérsia foi denunciada por um deputado do PSD. Mendes Bota, eleito pelo Algarve, considerou “lamentável” que o Estado pague a criativos que venderam “um produto que não é original”.
De facto, a campanha publicitária “Allgarve”, recentemente lançada, não apenas provocou imensa polémica e um certo desconforto, também a nível de blogosfera, como agora vem colocar uma estranha questão de “paternidade” daquele neologismo(?) toponímico(?), publicitário(?) e promocional(?).
A marca “Allgarve” foi registada, no passado dia 15 do corrente, pelo Turismo de Portugal – IP.
O que significará, ou talvez não, que poderá agora o Estado português, através daquela instituição, reclamar a autoria da marca e, por inerência, processar o autor do site allgarve.biz, obrigando-o a mudar o nome do domínio ou exigindo-lhe “royalties” pela utilização abusiva da referida marca registada.
Algo que promete, sem dúvida, tremenda “allgaraviada” nos tempos mais próximos, à mistura com algum “allvoroço” nos mentideros publicitários e não só.


(O logótipo da campanha “Allgarve” foi retirado do site [COMUM]_online, que cita o jornal barlavento.online.pt como origem da mesma.)

Correio da Manhã de hoje, página 52