SMS: solução mais simples

Enviar SMS (short message service) nem sempre é simples, ou fácil, ou rápido; nem toda a gente consegue escrever com a destreza e a eficácia necessárias, e poucos são capazes de memorizar – ou sequer se interessam por isso – a enorme quantidade de abreviaturas, acrónimos e siglas que integram o código desta nova forma de comunicação. Muitas vezes, este tipo de mensagens pode ocasionar amargos de boca, aborrecimentos extraordinários, não apenas a quem recebe como, ou principalmente, a quem envia. Estamos perante uma espécie de novilíngua orwelliana, que tem tanto de útil como de perigoso.

Mas utilizar os polegares para martelar as minúsculas e complicadas teclas de um telemóvel, não é a única forma de escrever este tipo de mensagens. As três operadoras nacionais, e diversos outros serviços on-line, disponibilizam formas bem mais práticas de escrever SMS, em Português, sem chinesices ou códigos estranhos, utilizando o teclado do computador como se fosse uma simples máquina de escrever. Por regra e por definição, inclusivamente, tanto a TMN como a Vodafone a Optimus disponibilizam ferramentas de envio – grátis, dentro de cada rede – que funcionam, na prática, como qualquer processador de texto: com caracteres portugueses, com envios temporizados e com a possibilidade de enviar mensagens relativamente longas.

  • Vodafone: 10 SMS gratuitos por semana (40 por mês), máximo de 160 caracteres; envio de mensagens para outras redes, à taxa normal
  • TMN: 50 SMS gratuitos por mês (12 por semana +2), máximo de 130 caracteres, para todas as redes móveis e rede PT (com publicidade)
  • Optimus: condições disponíveis apenas para clientes inscritos no serviço

Existem alguns serviços que se dizem fornecedores de “SMS grátis”, como a freeSMSpt ou o Messenger Sapo, mas indicam normas e condições de utilização tão complicadas, miudinhas e confusas, que se torna praticamente impossível resumi-las ao essencial, em poucas palavras; além disso, por regra, estes sistemas de “SMS grátis” implicam publicidade (não solicitada) e restrições várias, daquelas que não lembrariam ao careca; por exemplo, é tudo inteiramente grátis… até ao próximo dia 31! Ena! Muito obrigado!

Talvez, ainda assim, o mais fácil e transparente seja o já aqui referido VoipCheap: como 300 minutos de chamadas (de voz) por semana são grátis, e como cada SMS “custa” 1 minuto, isso significa que é possível enviar 300 SMS (de 160 caracteres), totalmente grátis, por semana (1200 por mês!). E tanto se pode fazê-lo através do próprio computador, tendo o programa instalado, como utilizando o site da VoipCheap; basta aceder à conta de utilizador e falar à vontade; ou escrever, o que vem a dar no mesmo. E também dá para calendarizar envios de mensagens, seleccionar destinatários múltiplos, gerir históricos, etc.

Tudo visto e revisto, o VoipCheap é, de facto, a Solução Mais Simples.

0