Novidades aos milhões

A maioria das rádios portuguesas (cerca de 200 operadores) já vive junta na Net, via Portal Rádio (www.radios.pt), um serviço englobado no programa ROLI – Rádios On Line, inaugurado ontem em Espinho, na presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva.

Diário de Notícias de ontem, artigo assinado por Marcos Cruz

Um ministro do governo português, em pessoa, a inaugurar um “portal” de rádios online? Um “portal” com “cerca de 200 operadores”, quer dizer, estações de rádio? E custou a módica quantia de 1.000.000 de euros? Sério? Duzentos mil contos dos antigos?

Ora esta! Aquilo deve ser em flash, no mínimo, um espectáculo, só pode, gadgets Web 2.0 por todo o lado, até botões para dar baldes de pipocas e latinhas de Coca-Cola lá deve haver. Então deixa cá ver.

Olha! Afinal, não. É mais HTML, é o que é, o bom e velho agátê éme iél, nem gadgets nem botões para matar o bicho ou o viciozinho de boca. E pensava eu que a paginazinha de RTV, aqui do Apdeites, era uma coisinha de nada. Não esteve cá ministro nenhum, para inaugurar aquelas 205 estações de rádio nacionais, regionais e locais, mai-los 80 e tal canais de televisão, nacionais e estrangeiros. É que, muito ao contrário do novel “portal”, ontem inaugurado com pompa e circunstância, a nossa página 418 já mora no espaço cibernético há uma data de meses, espalhando alegremente os sons (e as imagens) de Portugal, como “forma de afirmar a lusofonia no mundo”.

Entretanto, e também já desde há uns tempos largos, estão online outros serviços semelhantes, uns melhores do que outros, mas todos eles certamente sem direito a inauguração, ministro, sequer notícia de jornal, e muito menos orçamentos astronómicos. A porcariazita que existe aqui no Apdeites, quanto a honrarias e prebendas, apenas teve direito à dose do costume, ou seja, que alguns bacanos se entretivessem a copiar o código integralmente, pespegando-o como seu em bancas muito catitas, nesta virtual Feira da Ladra que é a blogosfera.

Tivesse eu sabido que uma coisa destas era assim tão mediática, conferindo direito a subsídio comunitário e tudo, bem, grande nabo, deveria ter aprimorado aquilo, ter posto lá umas flashadas jeitosas, e assim. Ou então, se tivesse sabido que, por via de ter reunido numa página todas as rádios portuguesas, iria receber tão ilustres convidados, para a inauguração, teria dado uma limpezazita por aqui, ao menos aspirado o pó, ou coisa que o valha. Acabou-se, nada feito. Com a abertura de tão esplendorosa novidade, a partir de ontem, não há nada a fazer, a página RTV não serve rigorosamente para nada.

Que maçada.