
O Face Transformer é um programa gratuito e online, produzido pela Perception Laboratory, que permite modificar o rosto de qualquer pessoa de dezasseis formas diferentes.
Se tiver uma fotografia digitalizada no seu computador, basta fazer “upload” (enviar), seleccionar o tipo genérico (caucasiano, africano, asiático) e ajustar a posição dos olhos e da boca; depois, seleccione o efeito que pretende.
Podemos pegar numa mona qualquer, completamente lisa ou extremamente cabeluda, e tirar-lhe uns anitos de cima.

Ou, se fôssemos suficientemente mauzinhos para isso, envelhecê-la um bocado. Mas assim só um bocado, não muito.

Para variar, e por curiosidade, podemos experimentar a versão africana da senhora, sempre por exemplo. Pode acabar por parecer mais árabe ou indiana do que propriamente africana, mas não fica nada mal.

Se quisessemos irritar o velho Leonardo, o que não é de forma alguma o caso, poderíamos também substituir o seu traço insubstituível pelo não menos espantoso traço de Modigliani.

Ou, quem diz Modigliani, diz um nome bastante mais fácil de dizer, como El Greco.

E, se estivermos realmente a fim de aborrecer alguém seriamente e, quem sabe, arranjar problemas com autores sortidos, iremos produzir uma coisa assim mais modernaça, ou orientalóide, algo parecido com Hentai Manga.

De saída, se bem que não tendo esgotado todo o arsenal de malfeitorias, que tal recuar uns milhares de anos e espreitar um antepassado vetusto, quem sabe se comum?

Enfim, não custa nada experimentar. Aquilo pode ser uma excelente ferramenta de trabalho, extremamente útil, mas pode também tornar-se numa espantosa máquina de chatear (as amigas, ou assim).
Para o muito improvável caso de alguém desconhecer tal coisa, refira-se a propósito que o autor da Gioconda original, aqui familiar e abusivamente tratado de “velho”, é um senhor chamado Leonardo da Vinci (1452-1519). Senhor esse que levou quatro anos inteiros a pintar o retrato, portanto haja respeito, nada de lhe escavacar o trabalho.