Nota: dado o interesse pedagógico deste filme, não se menciona aqui, textualmente, a respectiva ficha técnica; a qual, de resto, está claramente referida no final da animação, tanto em termos de produção original como naquilo que respeita à dobragem para Português europeu.
Caso exista ou venha a existir qualquer espécie de objecção, a nível de direitos de autor, este material será imediatamente retirado.
Palavras-chave: então é assim, rtp2, sociedade civil, educação sexual, crianças, animação, filme animado, polémica.
Tendo em atenção o ponto 3 da missiva que se segue, o Apdeites publica uma mensagem de e-mail que circulou e circula ainda pela Internet, estando transcrita em diversos sites e blogs.
Neste caso, a transcrição foi feita a partir do blog Irreal TV.
—– Original Message —–
Sent: Thursday, May 31, 2007 12:22 PM
Subject: Fw: Filme pornográfico de desenhos animados na RTP2!!!
Caros amigos (sobretudo Pais e Avós)
A RTP tem estado a anunciar que vai exibir um filme para crianças entre os 8 e os 12 anos, no Dia da Criança, dia 1 de Junho, Sexta feira, às 20.00h , no Canal 2.
Segundo a estação pública de televisão (financiada com os impostos de todos nós) trata-se de um filme muito útil, pois informa as crianças sobre temas como a origem da vida humana, a prevenção do abuso sexual infantil, etc. Estão também a dizer que irão passar o mesmo filme hoje, às 23.30 h, para que os pais possam visioná-lo previamente e decidir se os seus filhos o devem ver ou não na 6ª feira.
Alertamos todos os pais para o seguinte:
1. Este filme, comercializado em Portugal pela APF, contém cenas muito chocantes, ainda que sejam só desenhos-animados; por exemplo, é mostrado o próprio acto sexual, um parto violentíssimo, etc. O MOVE tem recebido queixas de vários pais devido aos traumas que a sua exibição em escolas do 1º ciclo provocou nos seus filhos. Por isso não é bom que crianças o vejam. Repare que ele vai ser exibido depois do Ruca, Nodi, etc, altura em que crianças muito pequenas estão sozinhas frente ao televisor!
2. Era bom que grande número de pessoas escrevesse para o Provedor, depois da sua exibição, insurgindo-se contra este atentado à inocência das nossas crianças.
3. Divulgue este e-mail pelo maior número de pais que conheça!
A Direcção da Associação Família e Sociedade
4 comentários em “A pedido de diversas famílias: “So, that’s how!””
Os comentários estão fechados.
Então a 2ª parte, foi-se?
Sei lá! Já enviei outra vez, apaguei a 1ª, enviei de novo, etc.
Não entendo o que se passa. Esperemos que seja só um problemazito transitório.
Olá JPG! Para além do idolátrica que conhece, tenho outro blogue dedicado ao ensino. Autorizar-me-ia a publicar aí os dois vídeos? Claro, com os devidos créditos. Penso que não deve haver problemas pela sua parte já que estão no YouTube e porque se trata de filmes educativos, não é? De qualquer modo, ainda terei que reflectir bem no assunto (leia-se, encarregados de educação) e ver se não será melhor colocá-los no Idolátrica.
Abraço.
Caro José Pedro,
Muito obrigado pelo seu cuidado, tão raro nos tempos que correm.
No entanto, como sabe, este tipo de trabalho não tem quaisquer direitos de autor; os dois “clips” estão livres de qualquer restrição ou reserva, nesse aspecto; referir ou não a origem, ou “dar créditos”, como diz (e bem), depende exclusivamente da vontade de quem quiser utilizar os clips nas suas próprias páginas.
Limitei-me a localizar o endereço da gravação do programa, depois a fazer o download integral, cortar as partes que não interessavam e, por fim, a partir em dois (para respeitar os limites da YouTube) o filme animado. Fiz isto depois de constatar que – para minha grande estranheza – o dito filme não estava online, em lado nenhum; ou, pelo menos, não o encontrei…
Aliás, o problema agora poderá vir a ser se (ou quando) ou a RTP ou a produtora do filme reivindicarem (legitimamente) as respectivas royalties e obrigarem a YouTube a retirar os 2 vídeos.
Enfim, esteja à vontade para utilizar aquele material como entender, com a devida ressalva de – a qualquer momento – poder ficar com 2 “buracos” no seu blog…