Tráfego nacional ou internacional?

Para alguns clientes da Netcabo, a questão não é muito clara e isso reflecte-se na factura mensal; é perfeitamente possível pagar o dobro ou o triplo do pacote assinado, apenas em “consumos adicionais”. E o que não está claro é não apenas a distinção entre aquilo que é considerado como tráfego nacional e o que é tráfego internacional, como – por consequência – qual é o plano individual mais adequado a cada caso particular…

Existem cinco planos de pagamentos, que dependem precisamente do tempo gasto na navegação e da localização dos endereços visitados; não será muito fácil, pelo menos numa primeira abordagem, um cliente presumir ou adivinhar que tipo de plano poderá vir a ser o mais adequado ao seu caso.

No entanto, as respostas a estas dúvidas existem, e estão nas páginas deste fornecedor de acesso por banda larga à Internet.

Qual é o critério utilizado pela Netcabo para determinação daquilo que é tráfego nacional?(*)
Evidentemente, tráfego internacional é todo aquele que não for considerado como nacional.

Quais são exactamente os (intervalos de) endereços considerados como tráfego nacional?(*)
Evidentemente também, todos os outros são internacionais.

Qual é o plano/pacote mais adequado ao seu perfil de utilizador?
Speed On(*)
Speed Use(*)
Speed Light(*)
Speed Pro+(*)
Netcabo 128(*)

Na página principal da Netcabo, pode ver um quadro comparativo de quatro destes planos, não reproduzido aqui por questões de “copyright”.

Para conhecer a localização de endereços, ou para os identificar, pode utilizar os serviços online da RIPE ou da Hexillion, entre muitos outros. No seu próprio computador (estando online, claro), use a linha de comando DOS (Start/Programs/Accessories/Command Prompt) e escreva

ping endereço

Como no exemplo:

Sobre este assunto, consultar também a CyberGuia nº 74, página 34.

(*) – as páginas respectivas abrem em nova janela
N.B.: cedilha.net/apdeites3 não tem absolutamente nada a ver com a Netcabo; estas e outras indicações limitam-se a tentar auxiliar os utilizadores e a contribuir para o esclarecimento de dúvidas que os nossos visitantes nos colocam. Para todos os efeitos, este texto deverá ser considerado como simples artigo de opinião.