Strength does not come from physical capacity. It comes from an indomitable will.
(A força não provém da capacidade física. Provém de uma determinação inabalável.)
Mohandas K. Ghandi
Citações de Ghandi: Quotations Page.
Fotografia copiada de The Buddhist Blog.
Mais fotos em Saffron Revolution.
Notícias e fotos sobre a Birmânia (Burma, em Inglês, ou Myanmar, nome oficial do país) no site Mizzima News.
Francamente não estou muito por dentro da situação nesse longinquo país.
O que conheço bem,aliás como todos,e por isso começo logo a desconfiar é “a defesa dos Direitos Humanos”da dita “comunidade ocidental”e as invasões e massacres a que a mesma,em geral extremamente selectiva-ou então é meio cega…-invariávelmente dá lugar.
Ora para variar a dita “comunidade”já começou a apelar a “intervenções”-eufemismo de invasões…
Na análise deste caso,penso que por uma vez deve vingar o principio da soberania e independência,não devendo a altruista “comunidade internacional”ingerir-se num assunto interno de um país soberano.
Inteiramente de acordo.
Salvas as devidas distâncias (e as óbvias diferenças), o mesmo se passou em relação a Timor-Leste. De facto, os povos têm todo o direito – é precisamente esse direito que os define e distingue, enquanto povos – de escolher o seu próprio destino, sem qualquer interferência estrangeira. Ainda para mais quando essa interferência é “oferecida” sob a capa de “pacificação” ou, pior ainda, de “democratização”. Com outras roupagens e diferente terminologia, essas ajudas não passam de paternalismo, neo-colonialismo, arrogância.
Esperemos que, ao menos desta vez, os pacifistas birmaneses vençam pela não-violência o conflito com o Poder instituído. Não necessitarão certamente, tal é a determinação que demonstram, de qualquer tipo de “ajuda”; muito menos sabendo que as “ajudas” costumam fazer-se pagar principescamente e, no fim, têm o hábito de reivindicar os louros da vitória.