Mapa do Dador de Sangue



Poderá talvez não ser muito útil mas, por estranho que pareça, este mapa ainda não tinha sido feito. Qualquer pessoa que pretendesse dar sangue teria de correr seca e meca à procura de um sítio para fazer coisa tão simples e em simultâneo tão altruísta. Aliás, as respostas, mesmo na Internet, para obter uma resposta igualmente simples (“onde posso dar sangue?“), são poucas (apenas 5!) e confusas.

Escapa-me, sinceramente, o motivo pelo qual não é possível dar sangue em qualquer hospital ou centro de saúde do país, a qualquer hora do dia ou da noite, desde que haja serviço de urgência. Não entendo, na minha esmagadora ignorância, porque existem apenas 36 locais de recolha, em todo o país, incluindo Açores e Madeira (sem contar com os postos móveis, que são escassíssimos e de escala complicada). É pouco, é ridiculamente pouco. As milhares de pessoas que todos os dias visitam doentes internados nos hospitais e em outras unidades de saúde, por esse país fora, os próprios utentes dessas unidades, que ali perdem horas e horas a fio, em consultas externas, bem que poderiam aproveitar algum desse tempo fazendo algo de útil como, por exemplo, doando o seu sangue. Não seria possível destacar três pessoas em cada local, um médico e dois enfermeiros, para constituir uma equipa permanente, dedicada à recolha de sangue? Seria assim tão difícil, que diabo?! E, mesmo assim, caso não houvesse voluntários, isto é, doadores, circunstancialmente, os elementos dessa equipa não poderiam fazer outra coisa?

Enfim, seja como for, o mapa está aí. Ainda é necessário rever dados e acrescentar alguns pormenores mas, no essencial, mesmo modestamente, esperemos que possa ajudar nalguma coisa. Qualquer ajuda é bem vinda, em termos de rectificações ou acrescentos. Logo que possível, este mapa passará para a nossa página de… mapas, pois claro, e está em preparação uma versão para telemóvel.

Palavras e expressões-chave (keywords): sangue, doação, doar, dar, doadores, hospital, hospitais, Portugal, grupo sanguíneo, rh a b 0 o +-, positivo, negativo, imunohemoterapia.