Waybackmachine


Socorro! O meu blog desapareceu!

Modificou o template do seu blog e não tem backup do anterior?
O seu blog ficou “desconfigurado” e não sabe porquê?
Afinal preferia o seu blog como estava e não como está agora?

Bom, não se enerve. Muito provavelmente, nada está perdido.
Já por diversas vezes referimos, tanto aqui como directamente por email ou em sistemas de comentários de certos blogs, que existem meios para recuperar conteúdos – sejam estes os próprios templates dos blogs, ou posts, ficheiros históricos, códigos de contadores, ou até mesmo comentários.
O primeiro método é recorrer à Google, ou a outros motores de busca: escreva, como critério de pesquisa, o endereço do seu blog entre aspas; se aquele endereço constar, irá aparecer uma lista de todos os links a ele correspondentes, incluindo um ou vários do próprio blog; naquele que tem a data de gravação que lhe interessa, seleccione a opção “Em cache”; o que vai ver é a versão guardada nos “servidores” da Google, naquela data. A partir deste ficheiro, pode facilmente recuperar tudo aquilo que julgava ter perdido… para sempre.
Mas existe um outro método, que responde também a esta necessidade de reposição de situações anteriores. O serviço WayBackMachine guarda, desde 1996, virtualmente todas as páginas web existentes; neste momento, já são mais de 30.000.000.000 (trinta mil milhões) as que se podem recuperar em qualquer momento. Para ter acesso à lista de versões arquivadas da sua página ou blog, simplesmente aceda àquele serviço e escreva o seu endereço (http://); se este constar, verá uma página com as datas de todas as versões do seu blog ou página web que este serviço arquivou; basta escolher a data da cópia que mais lhe interessa.
Evidentemente, se quiser ficar sempre ao abrigo de problemas, até porque estas versões em “cache” não são guardadas nem imediata nem frequentemente, é conveniente rotinar o “backup” do seu blog.