Ping!

ping o seu blog!

Simplificando em extremo, Ping é um termo (mais ou menos) técnico, representando o envio de um sinal que, por sua vez, aguarda resposta (Pong).
Quando um blog é criado, actualizado ou alterado, alguns serviços de alojamento (Blogspot, por exemplo) providenciam esta notificação automática, mas em outros hosts (blogs.sapo.pt, também por exemplo) não existe qualquer automatismo para o efeito; nos casos destes blogs, as respectivas actualizações apenas poderão ser detectadas se o ping for enviado caso a caso, isto é, por assim dizer, de forma “manual”.
As listas de actualizações do Apdeites utilizam como fonte de dados (de certa forma, o pong de resposta) o serviço Blo.gs, que reflecte, por sua vez, as actualizações de blogs detectadas (via pings automáticos ou “manuais”) por dois outros serviços.
Se um blog não tiver forma alguma de ping, os serviços que registam ou pesquisam actualizações (como é o caso do Apdeites) não as poderão detectar. A não ser que o blogger envie, ele mesmo, um sinal de que o seu blog foi criado, actualizado ou modificado.
Pode acontecer também que, por diversos motivos, as modificações deixem de ser detectadas automaticamente, mesmo de blogs com os quais isso era suposto acontecer.

Para todos os casos, existe o Ping-O-Matic, uma utilíssima ferramenta on-line que providencia uma espécie de ping selectivo, isto é, permitindo que o sinal seja enviado para um, para vários, ou para todos os serviços que registam alterações.

Basta entrar no endereço e preencher nome e endereço do seu blog, e assinalar os serviços que pretende “avisar” como, entre outros, weblogs, Feedster, blo.gs, Blogshares, Technorati. Depois, click no botão “Submit Pings” e aguarde pelo relatório da(s) entrega(s); posteriormente, sempre que actualizar o seu blog, bastará carregar no botão porque, em princípio, o resto já estará preenchido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *