Impressos online

IRN

Por acaso nunca lhe aconteceu ter de ir a uma repartição pública e ficar na “bicha” só para comprar um mísero impresso? Ou, pior ainda, nunca teve o azar de ficar um monte de tempo à espera apenas para perguntar no “guichet” qual é o impresso adequado para determinado fim? E nunca teve o tremendo azar de se enganar a preencher um daqueles malditos papéis cheios de letras pequeninas?

Bem, se nunca se meteu em nenhuma destas alhadas, pode considerar-se uma pessoa cheia de sorte.

Mas existe uma alternativa à tradicional via sacra das repartições, pelo menos quanto a uma boa parte das papeladas, nesta área da burocracia. O Instituto dos Registos e Notariado (IRN) disponibiliza gratuitamente os seguintes

Modelos:

Ora aqui está uma boa maneira de evitar um montão de maçadas: filas de espera, faltas desnecessárias ao serviço, deslocações repetidas, erros no preenchimento dos impressos, etc., e isto para já não falar do custo de cada um deles e das despesas e perdas de tempo que os enganos por vezes acarretam.

Pode imprimir os documentos e preencher à mão (conforme indicações) ou preencher electronicamente (no seu computador) e depois imprimir tudo na versão final; pode ainda, é claro, guardar cópias dos seus documentos e imprimir quantos exemplares quiser.

Os documentos “para efeitos de Bilhete de Identidade” são os únicos, da gama disponibilizada pelo IRN, que servem apenas para efeitos de rascunho. Neste caso, já sabendo o(s) modelo(s) necessário(s), terá de comprá-los nos serviços respectivos.

Uma vantagem acessória mas nada desprezível deste sistema, este sim, verdadeiramente “simplex”, é tornar-se possível cada qual preencher impressos de familiares ou amigos que o não possam ou não saibam fazer, limitando-se estes a ir entregá-los já preenchidos, sem necessidade de recurso a qualquer entidade estranha.

Para outros esclarecimentos, recomenda-se vivamente a leitura integral da página do IRN, sendo ainda de toda a conveniência ler as instruções específicas de cada impresso, na respectiva página para “download”.

“Dica” recebida por e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *