Fecha-te Sésamo

Duas ferramentas muito simples para fechar, encerrar, terminar.

1. Para aquelas ocasiões em que nem mesmo o botão do browser (Parar/Stop) consegue bloquear o carregamento de páginas ou blogs intermináveis, daqueles que trazem música a tiracolo, dezenas ou mesmo centenas de imagens, animações e outras coisas estranhas ou “pesadas”:

Stop!

– com o botão direito do rato sobre o link, seleccione a opção “Adicionar aos Favoritos”; escolha o local para o link e “Ok”.
– abra a lista de favoritos, seleccione o link com o botão direito do rato e depois a sequência de opções “Propriedades”, “Alterar Ícone”; seleccione o botão que quiser, como, por exemplo, C:\WINDOWS\system32\dxdiag.exe (pode copiar a localização, em vez de “Procurar”); Ok (2 vezes).
– provavelmente, o seu sistema irá emitir um aviso sobre a (in)segurança do link; aceite, porque é apenas um “bookmarklet“.
– para copiar o atalho/botão para o seu “Ambiente de Trabalho”, seleccione “Enviar para” e “Ambiente de Trabalho (criar atalho)”.
– para copiar o atalho/botão para a sua barra de Hiperligações ou para a barra de atalhos/ícones (em rodapé), arraste o link com o botão direito do rato, largue onde pretender que fique, e depois indique “Criar atalho aqui”.

Sempre que premir este botão, o browser (programa de navegação) irá parar imediatamente o carregamento da página que estiver em curso. Se quiser tentar de novo ou completar o carregamento interrompido, pressione a tecla F5 (“refresh”).

2. Para simplesmente desligar o computador, de uma vez, premindo um único botão:

desligar
código: %windir%\System32\shutdown.exe -s -t 00

– seleccione e copie o código acima (exactamente o que está sublinhado) para memória (Ctrl+C).
– aceda à sua “Área de Trabalho” e, numa qualquer área livre, com o botão direito do rato seleccione a sequência de opções “Novo”, “Atalho”.
– cole o comando copiado no espaço de “Escreva a localização do item”.
– opções “Seguinte” e “Concluir”.
– com o botão direito do rato, edite as “Propriedades” do atalho; “Alterar ícone”; escolha o botão que quiser, de preferência o do sistema (vermelho com círculo e barra vertical a branco); Ok (2 vezes).
– para copiar o atalho/botão para a sua barra de atalhos/ícones (em rodapé), arraste o link com o botão direito do rato, largue onde pretender que fique, e depois indique “Criar atalho aqui”.
– para copiar o atalho/botão para a sua barra de Hiperligações, arraste o link na barra de atalhos/ícones (em rodapé) com o botão direito do rato, largue onde pretender que fique, e depois indique “Criar atalho aqui”.
– para copiar o atalho/botão para os seus Favoritos, arraste o link na barra de atalhos/ícones (em rodapé) com o botão direito do rato, largue onde pretender que fique, e depois indique “Criar atalho aqui”.

Sempre que carregar neste botão, o sistema vai fechar todas as janelas e programas abertos, acabando por desligar o aparelho.

Para criar um botão de “reboot” (re-iniciar), repita todo o procedimento do botão de desligar e substitua no comando, onde diz “shutdown.exe -s -t 00”, os caracteres “-s” por “-r”; depois, é conveniente mudar também a figura deste novo botão.

O aspecto final destes novos botões, na barra de atalhos (de ícones), poderá ficar assim:

shortcuts
1º botão: re-iniciar; 2º botão: desligar; 3º botão: parar

Nota: as acções desligar/shutdown ou re-iniciar/reboot são irreversíveis, uma vez premido o respectivo botão. Para evitar que estes comandos sejam executados por lapso, podendo implicar a perda de dados não gravados, aconselha-se a que – ao menos numa primeira fase – apenas se utilizem estes dois botões no espaço de “Ambiente de Trabalho” e nos Favoritos, mas não nas barras de Hiperligações ou de atalhos/ícones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *