Fotografar páginas web (1)

A captura de “fotografias” de páginas web é uma prática simples e comum. Existe um procedimento básico, praticamente igual em qualquer programa de navegação (browser), que funciona como equipamento de série para o efeito; se nunca tirou o “retrato” de uma página, por exemplo com o Internet Explorer, experimente fazer o seguinte:

1. Mantenha pressionada a tecla Ctrl (Control) e click na tecla PrtSC (Print Screen).
2. Abra um programa qualquer que suporte edição de imagem, por exemplo o Paint (siga as opções de sistema Iniciar-Programas-Acessórios-Paint).
3. Seleccione as opções do programa Editar-Colar (ou a combinação de teclas Ctrl+V).
4. Guarde o ficheiro com a imagem; no caso, será a desta página que está a ler.

O procedimento é o mesmo, evidentemente, para qualquer endereço à sua escolha, e poderá – dependendo do programa de edição ou tramento de imagem que utilizar – redimensionar, retocar, rodar, inverter as cores, regulá-las ou pôr tudo a preto e branco, inserir efeitos especiais, etc.; depois, poderá também seleccionar o formato do ficheiro a guardar (jpg, gif ou bmp, por exemplo); do formato escolhido dependerão diversos factores, como definição, compatibilidade e tamanho físico da imagem.

Para obter uma fotografia “limpa” e abrangente, fazendo desaparecer as barras de navegação, menus e opções do “browser”, maximize primeiro (com a tecla F11) a página que pretende “fotografar”.

Pode utilizar o ou um dos programas de edição de imagem incluídos no seu sistema operativo, como o Paint, mas também servem os programas que constituem o Ms-Office básico (Word, Excel e Powerpoint) ou ainda qualquer software específico que possua, como o PaintShop, o PhotoShop ou qualquer outro do género, e isto entre muitas outras possibilidades.

Não são necessários grandes requisitos técnicos nem conhecimentos avançados de edição e tratamento de imagem. Nem sequer é preciso ter muita paciência, porque é coisa para uns minutos.


imagem editada com Paint e reduzida com Ms-Office Picture Manager

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *