O Mapa do Fumador pirateado no CM

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Presslivre, S.A. , uma empresa Cofina Media – Grupo Cofina.

Este avisozinho encarnado está no fim de uma “notícia” do jornal Correio da Manhã, com data de ontem, na qual se indica uma série de estabelecimentos de restauração e afins “onde se pode fumar”. A “reportagem” é apresentada como tendo resultado exclusivamente do trabalho de quem a assina (está lá o nomezinho também) e sugere, em jeito de apelo militante, que os leitores do jornal enviem para a respectiva redacção indicações sobre mais locais “para fumadores”.

Esta “reportagem” enferma de alguns viciozinhos, não apenas de forma como de conteúdo, e bem (ou mal) assim de carácter: o CM reserva-se todos os direitos de “copyright”, de forma extremamente escarrapachada, mas – ao menos neste caso – o jornalista que assina a peça entreteve-se, de forma extremamente despachada, a copiar alarvemente os dados do Mapa do Fumador do Apdeites. Sem referir nunca a fonte, como acontece por definição em qualquer plágio ou roubo de conteúdos, este senhor “jornalista” publicou um artigo de fundo (2 páginas centrais) e estará por certo muito satisfeito com o resultado do “seu” trabalho.

Pois que lhe faça muito bom proveito. Este post servirá, doravante, para imprimir e mostrar aos proprietários dos estabelecimentos que ali foram indevida, incorrecta e truncadamente citados e que terão agora provavelmente à perna as diversas entidades de fiscalização. Alguns dos estabelecimentos que o “jornalista” refere como sendo “para fumadores” não o são efectivamente; foram copiados do Mapa do Fumador do Apdeites mais de 90% do total, e alguns deles apenas naquele mapa estavam referidos, tanto na Internet como em qualquer outro suporte de informação; como foram copiados literalmente, mas apenas com o nome do estabelecimento e a localidade, sem o resto das informações, resulta que a lista publicada pelo CM é não apenas um plágio descarado como uma simples e igualmente descarada manobra de bufaria.

Da qual bufaria, como é evidente, o autor do Apdeites e do Mapa do Fumador descarta, aqui e agora, qualquer espécie de responsabilidade. Aos senhores empresários que porventura se sintam prejudicados pela acção do senhor “jornalista” do CM recomendo vivamente que se queixem ao dito cujo.

Está feito o “disclaimer”.

2 comentários em “O Mapa do Fumador pirateado no CM”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *