A bola é redonda

a bola do tribunala bola à venda na web

Anda por aí uma grande polémica, a respeito de uma data numa bola de futebol. Se o que lá diz é “014’99” ou se é USA’99.

Evidentemente, digo eu, não há dúvidas de que nenhum americano escreveria uma data em formato diferente de MM/DD/YY (mês, dia, ano); para um português, por exemplo, o mais normal seria que escrevesse DD/MM/YY (dia, mês, ano); porém, em qualquer dos casos, não é muito normal nem faz grande sentido que um dos elementos não tenha dois dígitos, mas apenas um: então, seria 010499. E, mesmo escrita à portuguesa, esta data (se fosse uma data) não precisaria da “plica” (apóstrofo) para nada, para já não referir que – em qualquer formato de data – existem sempre separadores entre os elementos: ou barras, ou hífens ou pontos.

De facto a equipa feminina americana de futebol jogou com a China, naquele Sábado, 20.04.99 e, por acaso, até perdeu esse jogo (2-1) do Algarve Women Soccer Cup, um torneio conhecido em Portugal como Mundialito de Futebol Feminino.

Bolas daquelas é o que mais existe, por aí. Por exemplo, do mesmo ano e da mesma selecção nacional de futebol – Estados Unidos da América, equipa feminina, campeã mundial de 1999 -, há exemplares, todos autografados pelas jogadoras, à venda no E-Bay e no Fansedge, entre outros sítios que as têm expostas.

Estes exemplares referem-se à conquista do Campeonato Mundial de Futebol Feminino desse mesmo ano, mais precisamente a 10 de Julho de 1999, que a equipa americana ganhou. Por coincidência, o adversário da final foi também a R. P. China que, desta vez, perdeu (5-4) no desempate por marcação de pontapés da marca de grande penalidade.

Imagens de notícia do jornal Público e do site da E-Bay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *