Teodora nasceu nos anos 30 do século XX na cidade do Porto, Salazar e Hitler subiam ao poder.
Começou a ir à Escola Primária no ano em que começava a 2ª Guerra Mundial, a 2ª Grande Guerra e fez a 4ª classe ainda antes do Acordo Ortográfico de 1945. Por vezes hoje ainda escreve teem e veem, que foi como aprendeu com a sua exigente professora do ensino primário.
Desistiu do seu curso de secretariado no Instituto Comercial do Porto para se casar, em plena Guerra-Fria, que as meninas nessa época eram as futuras “donas de casa”, ficavam em casa a tratar do marido e depois dos filhos.
No ano de 1974, depois do 25 de Abril, separa-se, divorcia-se e começa a trabalhar.
Em 2003 compra um computador e em 2004 começa o seu blog “A Sebenta”, mais tarde o “Postado a Limpo”, e para desabafar do que vivia errado o “rás-te-parta”.
Foi a primeira a assinar pela internet a ILC (Iniciativa Legislativa de Cidadãos) e continua a bater-se contra o AO90, que nunca aceitou nem irá adoptar.
[Texto também disponibilizado pela subscritora na sua página do Facebook: Timeline Photos – Theo Leiroz Biel.]
Num registo mais pessoal, digamos assim, devo apresentar publicamente a Theo Biel as minhas desculpas pelo facto de só agora publicarmos no “site” da ILC-AO o seu “perfil” de subscritora. Foi esta senhora, de facto, a primeira pessoa a enviar por email o impresso de subscrição da nossa iniciativa cívica. Porém, lá diz o povo, mais vale tarde do que nunca: aqui fica não apenas o pedido de desculpas como a igualmente pública manifestação de apreço e admiração por tão determinada quanto corajosa activista desta Causa que é de todos.
JPG