ILC contra o Acordo Ortográfico em marcha! Tudo começou no dia 25 de Setembro de 2008 [ http://apdeites2.cedilha.net/?p=1177 ], num “post” em que se referia a possibilidade de avançar com uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra a entrada em vigor do Acordo Ortográfico.
A ideia foi lançada através do Twitter, em 29 de Novembro do ano passado, e imediatamente colheu aceitação junto das diversas comunidades virtuais. A 5 de Dezembro, a nossa Causa “Não queremos o Acordo Ortográfico!”, aqui no Facebook, passou a ser a peça central do movimento e foi registando um número imparável de adesões.
Redigida e publicada a ILC [ http://cedilha.net/ilcao/?page_id=92 ], começaram a ser recolhidas assinaturas no passado dia 8 [ http://cedilha.net/ilcao/?p=160 ].
Nos termos da lei que regula as ILC, não são permitidas assinaturas electrónicas (isto não é uma simples petição) e é necessário, além da assinatura em papel, indicar nome completo, o número de identificação (B.I. ou Cartão de Cidadão) e também o número de Eleitor e a Freguesia e o Concelho onde se recenseou.
Para subscrever a ILC, é muito simples.
1. Leia o texto em http://cedilha.net/ilcao/?page_id=92 2. Faça “download” do impresso de subscrição em http://cedilha.net/ilcao/docs/ilcassinaturaindivword.doc 3. Preencha e assine o impresso conforme as instruções nele contidas. 4. Envie o impresso preenchido, por correio normal, para o endereço nele indicado.
Se não tiver o seu cartão de Eleitor à mão ou se não souber quais os seus dados de recenseamento, aceda ao formulário do M.A.I. em http://www.recenseamento.mai.gov.pt e indique o seu nome ou Número de Identificação e data de nascimento. Pode também obter esses dados enviando um SMS para o número 3838 com o texto
REespaçoN.º Id. CivilespaçoData de Nascimento(AAAAMMDD) { por exemplo, RE 1234567 19751014 }
Se quiser colaborar ainda mais activamente com esta Causa, pode:
a) Fazer “download” do impresso para preenchimento manual, fotocopiá-lo e distribuí-lo. b) Organizar eventos para recolha de assinaturas. Envie-nos um email para indicando data, hora, local, lotação do local, etc., e nós enviaremos de volta o impresso para recolha de assinaturas “em série” e normas de preenchimento e de procedimentos. c) Promoção de outras acções de divulgação. Envie-nos um email para explicando a sua ideia. Tentaremos dar resposta imediata aos voluntários.
Com a ajuda de todos, conseguiremos reunir as 35.000 assinaturas necessárias.
Estamos em marcha!
Saudações lusófonas.
JPG
|