Firefox contra o AO90

Sejam bem-vindos ao site oficial da solução Firefox+FoxReplace contra o AO90!

Este é o nosso primeiro post e vou fazer-vos uma pequena visita guiada!

Este site pretende ser mais uma frente de luta contra a aberração que é o Acordo Ortográfico. Mais especificamente, será o site oficial de suporte e divulgação ao método para colocar o seu Firefox a mostrar textos em acordês como se estivessem escritos de acordo com a norma do AO45, que é aquela que todos conhecemos muito bem e estamos familiarizados. Isto é feito com recurso ao extra FoxReplace, para o Firefox. Não sabe o que é? Encontra a resposta na página convenientemente denominada O que é?.

Depois de ver o que é e do que é que se trata, certamente que ficará interessado em experimentar. O processo é simples e está tudo explicadinho na página que diz exactamente como instalar e configurar.

Este processo de tentativa de conversão AO90->AO45 é, na realidade um processo de substituição, ou seja, existe uma lista que contém um conjunto de expressões a procurar que, depois de encontradas, devem ser substituídas por outras expressões. Esta lista de substituições é livre para consulta no site e incentivamos o leitor a sugerir mais palavras ou grupos de palavras que ainda não façam parte da actual lista. Se se quiser aventurar na criação das expressões que identificam as palavras a serem substituídas, pode sempre passar pela página que explica como criar as entradas da lista de substituição. Qualquer coisa, não se esqueça de partilhar conosco!

Qualquer dúvida, passe pela página que fala um pouco sobre o site e/ou contacte o staff.

Não se esqueça de subscrever às notícias do site por RSS para estar sempre a par de tudo o que for publicado.

Já agora, se é contra o Acordo Ortográfico e/ou pretende fazer uso deste extra para esse efeito, não deixe de passar pelo site oficial da Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico e de assinar a ILC. Não se limite à desonra que é a passividade perante coisas fáceis.

[Esta é uma transcrição integral (incluindo código) do “post” inicial publicado no blog “Firefox contra o Acordo Ortográfico“, da autoria de João Ricardo Rosa. ]

3 thoughts on “Firefox contra o AO90

  1. João de Oliveira, já outros fizeram a mesma confusão antes.

    Isto NÃO é um corrector ortográfico. É mais um *conversor* ortográfico. O corrector ortográfico dos browsers corrige os textos que os próprios utilizadores do browser escrevem, à medida que escrevem. O que esta ferramenta faz é (tentar) corrigir páginas que já tenham conteúdo pós-AO, a nível do HTML.

  2. Mas isto não é um dicionário, é uma forma de “filtrar” automaticamente tudo o que aparece escrito com o AO90 e apresentá-lo escrito no AO45.

Os comentários estão fechados.