|
 |
Sítio de Timor
http://timor.no.sapo.pt |
|
|
|
|
|
|
[499]
From: "Francisco Garcia"
Sent: Thursday, March 27, 2003 10:45 PM
Subject: Livro
Caros Amigos
Dia 7 de Maio pelas 18h00, é o lançamento do meu livro sobre Moçambique, será apresentado pelo Professor Adriano Moreira.
A festa será no Palácio da Independência, LArgo de São Domingos, no Rossio, ao lado do Tatro Dona Maria, é um edifício Rosa.
Gostaria muito de vos rever.
Francisco Miguel G P Proença Garcia
[498]
From: NUMERO_DO_ALUNO
To: joao.graca@netcabo.pt
Cc: estagio_mat@mail.pt
Sent: Friday, March 21, 2003 8:26 PM
Subject: timor.no.sapo.pt
Olá!!!
Chamo-me Pedro e adorei o site sobre a sua aventura em Timor.
É bom haver sites que contenham este tipo de informação. Só assim, se pode ter uma ideia do quanto é difícil ser professor em Timor. É mesmo uma missão!!
Por outro lado gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
Sou professor estagiário de matemática e procuro informaçõe sobre o concurso para professores em Timor. Tirei bastantes dúvidas durante a consulta do seu site.
Mesmo apesar dos contras que referiu, parece-me um desafio aliciante. Além disso estou em início de carreira e procuro alternativas.
Gostava de saber, se possível, quais são as datas de concurso para ensino em português em Timor. Por outro lado, desejo saber se é verdade que, após 2 anos de carreira em Timor, pode-se efectivar no distrito de residência. A última questão é saber se também há concursos para ensino de matemática (em português) em Timor.
Muito obrigado
PS: aguardo resposta no e-mail:
estagio_mat@mail.pt
[497]
From: netcabo2
To: Flavio amorim
Sent: Tuesday, March 11, 2003 4:01 AM
Subject: Re: perspectivas do timor leste
Caro amigo,
Suponho que nas quase duzentas páginas do Sítio de Timor possas encontar tudo aquilo de que necessitas.
Cumprimentos.
----- Original Message -----
From: Flavio amorim
To: timor@netcabo.pt
Sent: Tuesday, March 11, 2003 12:29 AM
Subject: perspectivas do timor leste
Caro amigo, ao analisar informações sobre o Timor Leste, alguns compaheiros me forneceram seu e-mail, pois poderias me fornecer informações mais precisas sobre este novo país. Chamo-me Flávio José de Amorim, sou brasileiro, moro no Estado de Pernambuco, Sou advogado, e empresário do ramo de confecção de roupas. Desejaria informações sobre a organização jurídica e da Justiça no Timor Leste, a fim de confecionar uma monografia de conclusão de curso de Pós Graduação em Direito. Desejo também obter informações do comércio e industria do Timor, para quem sabe futuramente expandir minha atividade de confecção roupas para aquele país. Serei muito grato por qualquer informação. Se não souberes muito, poderás me fornecer informações mais detalhadas de como poderei conseguir o que desejo. Desde já meus sinceros agredecimentos.
[496]
From: "Miguel Pereira"
To:
Sent: Wednesday, March 12, 2003 11:25 AM
Subject: estágio na Gertil
Olá!
Sou MIguel Pereira, estudo arquitectura no D.A.U.M. (Departamento autónomo de arquitectura da Universidade do minho, encontrando-me este ano em período Erasmus na Finlandia.
Sei que há um gabinente formado pela FAculdade de arquitectura de Lisboa chamado Gertil, do qual não tenho contactos directos.
Tendo no próximo ano que efectuar um estágio no meu programa curricular, considerei a hipótese de participar nas correntes actividades da GErtil. Sendo assim pedia os contactos de tal entidade (Email de preferencia) e se possível alguma informação sobre o que tem sido construído.
Agradeço a colaboração:
cumprimentos
Miguel
[495]
From: "Edineia Almeida"
To: "Timor"
Sent: Tuesday, March 11, 2003 3:39 PM
Olá queridos,
Graça e Paz
Agradecemo-lhes pelas informações que nos enviam, assim podemos ficar mais inteirados sobre os motivos de oração. O Senhor tem nos incomodado ha estar intercedendo por vossas vidas e sabemos que é Ele que tem cuidado de vós.
Vai aí um anexo.
Abraços
Fraternalmente em Cristo
Edinéia e Aristides
[494]
From: netcabo2
To: Sónia Alexandra Gomes
Sent: Sunday, March 09, 2003 7:06 PM
Subject: Re: Sítio de Timor
Tem toda a razão. Apenas achei curioso porque nunca ninguém se tinha referido a estes detalhes. E não levo nada a mal, antes pelo contrário, agradeço: os seus reparos são trabalho e merecem, por conseguinte, consideração e apreço.
O site contém dezenas (centenas?, milhares?) de defeitos: o que indica, "fontes" diferentes, é absolutamente verdade; mas também há-de ter "dead links", medidas em percentagem e em valores absolutos, gralhas de Português (e de outras Línguas), figuras sem algumas "tags", tabelas mal dimensionadas, os rodapés são uma trapalhada, etc., etc., etc. Acresce que o servidor Sapo é muitíssimo lento (pudera, é grátis), que o endereço não é de primeiro nível, que as ferramentas mais recentes não são oferecidas, e que, e que, e que.
Todas estas deficiências acontecem precisamente porque eu sou apenas um (ser-humano, antes de mais) e nunca tive qualquer ajuda fosse de quem fosse. Apesar de, durante mais de dois anos, repito, e todos os dias, ir corrigindo muita coisa, compreenderá que não é fácil gerir um site com a complexidade que este atingiu: mais de 190 páginas, parece-me, mas também não tenho a certeza do número exacto, feitas em diferentes épocas e com diversas ferramentas, utilizando materiais de múltiplas proveniências.
Precisamente, fartei-me de pedir (pessoalmente e por escrito), desde a 1ª versão, que os amigos, colegas e outros visitantes me fossem dando conta de erros e lacunas. Quem está de fora vê sempre melhor, não é? Mas já desde a "página antiga" que a coisa não tem sido fácil: além de uma ou duas "bocas" sobre o aspecto gráfico, nada mais. Ora, o aspecto gráfico não é de todo a coisa que mais me rala e, desde o início, privilegiei em absoluto os conteúdos... em detrimento daquele. O tempo não dava (e não dá) para tudo. Muito menos o orçamento (zero) para este site.
Actualmente, não é apenas o aspecto gráfico a estar ultrapassado, no Sítio. Quem me dera ter tido, antes e a tempo, muitas mensagens do género da sua; o mesmo é dizer, teria sido bom poder contar com visitantes interessados (mas não interesseiros, como aconteceu por diversas vezes) e colaborantes (mas não destruidores, idem). Infelizmente, o que tive - nesse aspecto - foi pouco mais do que nada; e agora é tarde.
Se bem que, evidentemente, isso não interesse lá muito, sugeria uma vista de olhos ao site do Governo Timorense, por exemplo. Que profissionalismo! Que beleza! E que levezinho, hem?! Ou, já agora, ainda mais "giro", veja o site do ex-CATT. Foi inaugurado após a extinção do próprio CATT (verdade, juro mesmo, eles abriram o site quando o CATT já não existia) e contém... aspecto gráfico, apenas; bem, suponho que está de acordo comigo: quatro "páginazecas" não é propriamente um grande conteúdo para um site. E, já agora, acho aquele "aspecto gráfico" de péssimo gosto. E até aquilo, mesmo nesse irrelevante particular, está mais do que obsoleto; mas é um bom exemplo do que, na minha opinião, não deve ser um site - e muito menos sobre um tema como Timor: "muita giro" mas cheio de coisa nenhuma.
De certa forma, tentei fazer com que o Sítio de Timor servisse o mais possível aquela terra. Não que fosse bonito como ela. Porque isso é impossível.
Mais uma vez, obrigado pelas suas observações.
Cumprimentos.
From: Sónia Alexandra Gomes
To: netcabo2
Sent: Sunday, March 09, 2003 5:38 PM
Subject: Re: Sítio de Timor
Sr. Graça,
Para melhor ilustrar o que queria dizer sobre os caracteres e as "linhas", tomei a liberdade de capturar no ecran uma das suas páginas. Não me leve a mal, é só a minha opinião como aluna de média, que tem um background de como as páginas da internet deveriam ser e que certamente tb explora outras páginas. Se quem me ensinou está errado, isso já fica a seu critério, mas aos meus olhos, agrada-me mais quando o tamanho da letra não é tão grande (se bem que se lê bastante bem) como é o exemplo deste extracto:
(segue extracto de página do site)
As páginas ficam com um ar mais profissional e de quem tem cuidado quando mantém o mesmo tipo de letra por todas as páginas (notei que por vezes usa times new roman, outras arial e outras tahoma), mesma cor e um tamanho mais pequeno do que o que o texto acima utiliza.
Quanto às ditas linhas, aqui vai o exemplo:
(segue parte do cabeçalho da página principal)
Apesar de só aparecerem no topo da página, a mim causam-me dores de cabeça e deixam-me os olhos cansados pois de alguma maneira acabam por interferir com o resto do texto. Talvez se experimenta-se outro tipo de azul em vez do ciano, não tão forte, talvez isso ajudasse.
Basicamente eram essas as minhas 'queixas'. De qualquer maneira, fez um óptimo trabalho k suplanta esses pequenos deslizes.
- sónia
From: netcabo2
To: s.gomes@iol.pt
Sent: Sunday, March 09, 2003 3:42 PM
Subject: Sítio de Timor
Obrigado pela sua mensagem no "guestbook" do Sítio.
Apesar de, pelos motivos que certamente já conhece, não actualizar ou modificar a(s) página(s), fiquei muito intrigado com a sua observação sobre o tipo de caracteres. Importa-se de indicar mais concretamente a que linhas ou caracteres se refere?
Não esquecer que este site foi desenhado para IE 5 ou superior, utilizando resoluções 800x600 ou 1024x768, o que é conforme a mais de 95% dos utilizadores/visitantes.
Cumprimentos.
[493]
From: netcabo2
To: adriana_brochado_novo@aeiou.pt
Sent: Friday, March 07, 2003 7:13 PM
Subject: Fw: Envio de livros
Esta mensagem foi devolvida pelo seu serviço de email. Agradeço confirmação de recebimento.
(esta mensagem refere-se a anterior, nº 484)
[492]
From: netcabo2
To: marcolinosebo@clix.pt
Sent: Wednesday, March 05, 2003 4:34 PM
Subject: Re: Fotografia em Portugu
O vírus que esta mensagem continha foi detectado e removido.
----- Original Message -----
From: marcolinosebo
To: timor@netcabo.pt
Sent: Wednesday, March 05, 2003 1:06 PM
Subject: Fotografia em Portugu
[491]
From: "Jose Gomes"
To:
Sent: Monday, March 10, 2003 1:48 AM
Subject: Explicação
Caro João Graça,
É só para lhe avisar que o seu último email tem resposta.
Neste momento estou às voltas com os preparativos para uma homenagem a Zeca Afonso que chamei "Uma Noite com ... Zeca Afonso" e toda a minha imaginação, contactos, programas e demais "material" está a sair assim um pouco à pressão...
Esta Noite vai ter lugar no próximo dia 15 de Março, Sábado, pelas 21,30 H, no Fórum da Maia e vai ter artistas de renome universal pagos a preço de ouro: eu, Maria Mamede (poetisa), Carlos Andrade (compositor e cantor)e a participação especial do Grupo Coral da Justiça e do Grupo Instrumental da
Justiça que irão interpretar os primeiros, Lopes Graça e canções da Reasistência e os segundos Zeca Afonso.
Depois disto, com calma, falamos.
Um abraço,
José Gomes.
From: JPG
To: Jose Gomes
Sent: Wednesday, March 05, 2003 2:06 PM
Subject: Re: Que confusão na minha cabeça!!!!!
Caro José Gomes,
Não tenho qualquer intenção de iniciar qualquer espécie de polémica, nem consigo nem com ninguém, mas esta sua mensagem contém algumas incorrecções, ou notas, às quais gostaria de responder.
1. "(...) quando nos metemos nisto com todo o coração, temos que contar com as pedras que nos lançam no caminho, com as cascas de banana que nos atiram na esperança de nos ver caídos no chão... mas o que nos diferencia "deles" é que caímos mas levantamo-nos de novo, pois aquilo em que acreditamos é justo e nos dá força para continuar."
Meti-me, de facto, "nisto", com todo o coração (e com toda a energia). Se se der ao trabalho de ler algumas das dezenas de páginas de correspondência (por exemplo http://timor.no.sapo.pt/feedbackapls.html e http://timor.no.sapo.pt/feedback0501.html, mensagens 13 a 20), verá que foi isso mesmo que fiz durante mais de dois anos: aguentar a pé firme. E posso garantir-lhe que muita coisa nem sequer foi publicada, nomeadamente ameaças e insultos. Não entendo porque acha que alguma coisa ou alguém "caiu": o Sítio continua lá e eu continuo aqui.
2. "Já reparou no número de visitantes do seu site, nas mensagens que deixaram no livro, nas palavras de carinho que teve?"
Sim, é óbvio que reparei, e também na correspondência poderá ler muitos dos meus agradecimentos e entender o que me fez continuar durante todo aquele tempo.
3. "(...) o sorriso de uma criança vale mais, para nós, que um esgar de um adulto, especialmente quando este é mal formado ou pensa que sabe tudo ou é o dono da verdade."
Exacto. Sempre foi para mim incompreensível como pode um adulto ser como o descreve. Mas privilegiar as diferenças de opinião e abolir qualquer espécie de censura (a não ser à grosseria) sempre foi muito mal visto por alguns "militantes das causas". Especificamente sobre as crianças, poderá ler um caso ilustrativo em http://lorosae.blogspot.com/2002_12_01_lorosae_archive.html#85490794.
4. "O site de Timor não pode ficar "Fechado para Balanço"."
Sou eu o primeiro a achar isso mesmo, como é lógico. E não está fechado, propriamente. Apenas não é actualizado. A sua mensagem é a primeira, em mais de dois meses, a lamentar o facto. "Fechado para balanço" é uma expressão corrente que significa, neste caso, existir uma situação de falência: económica, sim, mas também de incentivos, de motivação e de apoio.
5. "Não lhe digo quem sou, nem o que faço..."
E porque não? Juntando os seus elementos no livro-de-visitas e nas duas mensagens, não é difícil ter uma ideia. Porquê o "mistério"?
Enfim, caro amigo: agradeço-lhe as palavras de incentivo, mas a minha decisão mantém-se. Até porque uma mensagem de apelo (a sua) não é propriamente uma chuva de protestos pelo "encerramento" do Sítio de Timor. Por outro lado, se ler a página http://timor.no.sapo.pt/porque.html, caso ainda o não tenha feito, compreenderá a outra e mais prosaica dimensão do problema: as quase duzentas páginas do Sítio, mais investigação, informação, documentação e criação de novos conteúdos, tudo isto custa muitas horas de trabalho diário. Dois anos sem qualquer remuneração por esse trabalho já foram "contribuição" mais do que suficiente para a questão timorense. Chega. Eu não sou Deus, nem sequer um anjinho. Não passo de um vulgar ser-humano, sem qualquer fortuna pessoal.
Veja o que se passa com os sites (às centenas) sobre Timor: tudo "fechado", à excepção de alguns, institucionais, e por conseguinte pagos: a peso de ouro, ao que sei, e mantidos por profissionais como eu próprio. E lhe garanto que esses profissionais não fazem esse trabalho por "dedicação à causa", ou por "amor à camisola". Isto, claro, sem sequer analisar em detalhe o mérito, a validade ou os conteúdos desses sites e desses profissionais. O site do próprio Governo Timorense (http://www.gov.east-timor.org/) é um "excelente" exemplo disto: já viu coisa mais pobrezinha? Eu não, a não ser algumas coisas de ex-alunos meus.
Mais uma vez, os meus agradecimentos pelas suas palavras de incentivo, e desejo-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais. Cumprimentos à Esposa, Srª D. Milú Coelho.
----- Original Message -----
From: "Jose Gomes"
To:
Sent: Tuesday, March 04, 2003 7:15 PM
Subject: Que confusão na minha cabeça!!!!!
From: joao.graca@netcabo.pt
To: saturnogomes@hotmail.com
Subject: Obrigado pela visita
Date: Mon, 3 Mar 2003 07:23:01 -0800 (PST)
Espero que tenha gostado do site, e que regresse em breve.
-----------------------------------------------------------------------
Desculpe lá João, mas a seguir a uma euforia que me provocou o seu site,
acabo de apanhar um, balde de água fria!
Não é que recebi via netcabo um e-mail que me dirigiu até ao blogger e o que
li e reli (e não satisfeito com isso, ainda dei a ler à Milú, para ver se eu
estava a sonhar, se não estava a compreender... enfim!).
Vai-me perdoar - embora o compreenda, pois teve a reação à "José Gomes" -
não estou de acordo com "Fechado para balanço". Sabe, João, quando nos
metemos nisto com todo o coração, temos que contar com as pedras que nos
lançam no caminho, com as cascas de banana que nos atiram na esperança de
nos ver caídos no chão... mas o que nos diferencia "deles" é que caímos mas
levantamo-nos de novo, pois aquilo em que acreditamos é justo e nos dá força
para continuar.
Já reparou no número de visitantes do seu site, nas mensagens que deixaram
no livro, nas palavras de carinho que teve?
Por acaso li a Lenda do Crocodilo de Luís Cardoso. Esta lenda foi-me contada
por um refugiado timorense que encontrei certo dia no vale do Jamor, em
Lisboa. As nossas almas tocaram-se e dei por mim (que nunca estive em Timor)
a escrever uma Lenda do Crocodilo com uma certa poesia e um certo ar de
encanto que deixava as crianças presas e prontas a fazer milhares de
perguntas... (nesta altura a Milú metia a colherada e contava o que se
recordava da sua terra, como eram os rios, os ribeiros, o mar, a Praia da
Areia Branca,,, enfim!!!).
E continuamos... o sorriso de uma criança vale mais, para nós, que um esgar
de um adulto, especialmente quando este é mal formado ou pensa que sabe tudo
ou é o dono da verdade.
Poderia estar para aqui a teclar...
Mas ao ler o que li no Blogger de Timor fez-me funcionar à "José Gomes",
isto é, mandar tudo o que faço, o que fiz ou o que penso ainda fazer às
malvas!!!
Na altura em que estou a escrever este e-mail pergunto se será a forma mais
correcta de manter a chama de Timor viva? E quem diz Timor, diz Portugal,
diz a Europa, diz esta Aldeia Global...
Desde muito novo que acredito na Utopia, num Novo Mundo em que teremos
direito a viver em Paz e em condições dignas...
Vamos, João, O site de Timor não pode ficar "Fechado para Balanço". Não lhe
digo quem sou, nem o que faço...
Só lhe peço, em meu nome e de muitos anónimos que esperam ver de Pé o
seu/nosso sítio, que chegou a altura de voltar a caminhar.
Um grande abraço,
José Gomes
------------------------
IMAGINA todo o mundo
A viver a vida em paz.
IMAGINE all the people
Living life in peace...
[490]
From: JPG
To: saturnogomes@netcabo.pt
Sent: Monday, March 03, 2003 10:51 PM
Subject: Re: When you were offline...(via HumanClick)
Esta mensagem foi devolvida pelo sistema "Human Click", dado que o Sítio de Timor se encontra de momento desactivado, isto é, sem actualização, inovação ou interactividade, pelos motivos expostos no blogger.
Aquele site foi integralmente criado e mantido, durante mais de dois anos, por uma única pessoa. Nunca fui a Atsabe, por isso não o posso ajudar.
Cumprimentos.
----- Original Message -----
From: "José Gomes"
To: "JP"
Sent: Monday, March 03, 2003 2:56 PM
Subject: When you were offline...(via HumanClick)
Parabéns pelo site. Por acaso descobrio-o ontem e perdi-me. Cria fazer um pequeno conto sobre a caneleira e Atsabe. Isto é, desde Janeiro que num jornal regional escrevo pequenos contos sobre Timor, tendo por base as recordações da juventude da minha mulher (Milú Coelho, filha de Amadeu Coelho, proprietário do Hotel Resende e que foi assassinado...).
Podem dar-me uma ideia como é Atsabe (vegetação, ambiente circundante, tipo de flores, animais...) pois além de comer canela arrancada à árvore este episódio está demais diluído na memória da Milú. E gostaria de lê-lo no Programa Perto do Coração, a ser transmitido no próximo sábado de Dili, por Carlos Alberto Moniz através da Antena 1.
O meu email é saturnogomes@netcabo.pt ou saturnogomes1@hotmail.com
Um grande abraço para todos vós.
[489]
From: JPG
To: luis
Sent: Monday, March 03, 2003 10:41 PM
Subject: Re: Projeto USP no Timor
Caro Sr. Luís Couto,
Muito obrigado pelas simpáticas palavras sobre o site e pelo documento que teve a amabilidade de me enviar. Desconhecia em absoluto, sobre este, no qual apenas reconheci o nome da jornalista Rosely Forganes.
No entanto, devo esclarecer que, pelos motivos expostos no blogger do Sítio, este se encontra presentemente - e desde o início do ano corrente - paralisado, por assim dizer: após dois anos de trabalho, e nomeadamente porque também eu tenho de ganhar dinheiro para sobreviver, deixei de fazer quaisquer actualizações ou inovações no Sítio de Timor. Continuo a receber correspondência de visitantes, mas apenas respondo àquelas mensagens que me parecem ter alguma relevância, como é este o caso.
Acho pessoalmente interessante o projecto referido, mas acho principalmente relevante o interesse do Brasil e dos Brasileiros por Timor. A Lusofonia não é, afinal, uma coisa oca; se bem que me pareça que o fascínio pelo assunto esteja mais desse do que deste lado do Atlântico.
Quanto ao projecto em si, uma leitura ao de leve, mesmo apressada, suscitar-me-ia algumas notas e reflexões. Pelo que antes referi, abstenho-me de comentar, apenas desejando a todos os envolvidos a melhor sorte.
Cumprimentos.
----- Original Message -----
From: luis
To: joao.graca@netcabo.pt
Sent: Monday, March 03, 2003 9:16 AM
Subject: Projeto USP no Timor
Caro Sr. João Graça, é com grata satisfação que tomo contato com sua página na net. Trata-se do sítio mais completo que já encontrei sobre nosso caçula lusófono.
Sou graduando em Letras pela USP (Universidade de São Paulo), Língua Portuguesa e Lingüística; estou inscrito no projeto cujo release lhe envio anexo. Acho que gostará de saber. Apenas peço que não o divulgue por enquanto, pois nem mesmo sei se há algum nível de sigilo para controle de contingência ou coisa do gênero.
Tomei conhecimento do assunto através de minha ex-professora e amiga Dra. Regina Helena Pires de Brito, que faz parte da comissão técnica do projeto e foi, para tal, convidada pessoalmente pelo Embaixador Jadiel de Oliveira, do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
Um dos poucos elementos que furam a barreira da confusão (e da convulsão) lingüística que sofrem nossos irmãos timorenses, por consequência da compulsoriedade indonésia no período da ocupação é, sem dúvida, a música brasileira, e este talvez seja um importante fator de incremento para o ensino da nossa amada língua no Timor, inclusive do ponto de vista da fonologia. (pelo exposto no anexo, podemos compreender melhor a grandeza da questão).
Fui convidado a fazer parte do projeto porque, além de ser estudante da nossa língua, sou também músico e já trabalho com a música brasileira há mais de quinze anos. Assim, se tudo correr conforme o previsto, nossa equipe estará desembarcando em Dili nos primeiros dias de agosto.
Assim que eu tiver maiores detalhes, e se for do vosso interesse, poderei enviar-lhes e, então, contribuir com vosso importante trabalho através do timor.no.sapo.
Abraços do Brasil e parabéns pelo site.
Luís Cesar Rosa Couto
[488]
From: JPG
To: Analyser
Sent: Sunday, March 02, 2003 7:40 PM
Subject: Re:
Caro Gonçalo,
Por acaso tenho alguma ideia sobre o que é "vírus", em forma de "worm", "trojan" ou outra. Suponho que o Norton AV original mais uma "firewall" eficaz sejam mais do que suficientes, como protecção, mas o que aconteceu não tem nada a ver com vírus. Simplesmente alguém utilizou os endereços de email da correspondência publicada no site (em http://timor.no.sapo.pt, não no "blogger") para enviar aquela correspondência pirata. Por outro lado, e mais recentemente, o ataque do "hacker" foi feito através de "RAS", aproveitando uns dias em que desactivei a "firewall"; para fazer isto, administração remota, existem na web dezenas de programas, alguns evidentemente já "crackados" e outros a preços perfeitamente ridículos.
O objectivo dos "ataques" foi, parece-me, político, e resultou de uma série de acasos. De resto, você deve compreender que para quem, como eu, trabalha em informática desde 1981 (22 anos, como o tempo passa!), mau seria se estivesse a Leste destas coisas. Até a NASA não está segura, hoje em dia. Para não falar na CIA ou em ISPs como o Sapo ou a própria Netcabo; ninguém está ao abrigo de chatices.
De qualquer forma, agradeço o seu interesse.
Cumprimentos.
----- Original Message -----
From: Analyser
To: joao.graca@netcabo.pt
Sent: Sunday, March 02, 2003 4:35 AM
Caro João
Por acaso encontrei a sua pagina e li o artigo "Fechado para balanço" e "estupidez.exe" do qual passo a citar:
estupidez.exe
"Alguém anda, provavelmente muito divertido, a enviar e-mails com vírus para uma data de destinatários em nome de timor@netcabo.pt. (...) Sinceramente, não sei o que fazer, nem para parar isto nem para detectar a fonte "engraçadinha"."
O que deve fazer é simplesmente correr um antivirus no seu computador. Isto normalmente acontece quando voce está infectado com um virus denominado por worm que se espalha por todos os seus contactos. Poderá recorrer a www.avp.ch ou qualquer outra pagina de antivirus para fazer um download gratuito para ver se tenho ou nao razao.
Se precisar de alguma coisa, disponha sempre
Atenciosamente,
Gonçalo
PS- se o problema ja estiver resolvido, peço desculpa por o incomodar
A redacção das mensagens é da exclusiva responsabilidade dos remetentes.
| | |