home Sítio de Timor

http://timor.no.sapo.pt
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste
Procurar
Correspondência
Abril 01
Maio 01
Junho 01
Julho 01
Agosto 01
Setembro 01
Outubro 01
Novembro 01
Dezembro 01
Janeiro 02 (1)
Janeiro 02 (2)
Fevereiro 02
Março 02
Abril 02
Maio 02 (1)
Maio 02 (2)
Junho 02
Julho 02
Agosto 02 (1)
Agosto 02 (2)
Agosto 02 (3)
Setembro 02
Outubro 02
Outubro 02 (1)
Outubro 02 (2)
Novembro 02
Dezembro 02
Janeiro 03
Fevereiro 03
Março 03
Abril 03
Maio 03
Junho 03
Julho 03
Agosto 03
actual
Informação Comunicação Fotos/mapas/sons Serviços O site



[559]
From: "v r"
To:
Sent: Saturday, August 30, 2003 6:05 PM
Subject: Timor

Caro amigo:
Muitissimo obrigado pela prontidão da sua resposta e principalmente pela sua utilidade. Agradeço sinceramente a confiança depositada ao dar-me os contactos necessários. Quando tudo estiver pronto dir-lhe-ei alguma coisa.
Claro que como deve imaginar, ao fim de todos estes anos levarei de certeza duas ferramentas fundamentais a saber: o meu computador portátil equipado com GPS e uma máquina F. Digital. Isto para não referir todos os acessórios inerentes a um amante do mergulho e da observação de pássaros. Além do mais tenho de desenferrujar o meu Tetum para tentar entrar de novo um pouco no meio cultural do Timorense que foi algo que sempre me fascinou. É que vivi em Aileu, Maubisse, Ermera e outras zonas ainda mais isoladas e foi uma experiencia inesquecivel. (Talvez porque sou açoreano e sei bem o que é o isolamento e o que isso representa na formação do individuo, mesmo nos dias de hoje)
Mais uma vez muitissimo obrigado e um bem haja.
Francisco Rocha


From: JPG
To: Francisco Rocha
Sent: Saturday, August 30, 2003 4:03 PM
Subject: Re: Pedido de informaçâo

Caro amigo,
Se me perguntasse se eu iria no seu lugar, a resposta era imediatamente... sim. Talvez não seja má ideia ler a última mensagem de Maria Amado, que se ofereceu simpaticamente para não só receber e distribuir encomendas em Timor como para receber e/ou encaminhar pessoas que necessitem de ajuda na deslocação e instalação.
Indico-lhe seguidamente os contactos (que serão apagados na versão publicada na correspondência):
telefone 00 670 *** ** **
email **********@yahoo.com
Espero que isto seja útil, porque é tudo o que posso fazer. Ao que sei, os preços em Timor, e nomeadamente quanto a alojamento, caíram na vertical desde o início da retirada da comunidade internacional; agora já as coisas estão bastante mais acessíveis... e livres, porque saiu de facto muita gente.
Desejo-lhe boa viagem (faça o seu próprio plano http://www.expedia.com/pub/agent.dll?qscr=fltw&rfrr=-409&&zz=1000686836940&) e que tenha umas belas férias. Se quiser enviar fotos para o álbum, esteja à vontade.
Cumprimentos.


----- Original Message -----
From: Francisco Rocha
To: joao.graca@netcabo.pt
Sent: Friday, August 29, 2003 10:22 PM
Subject: Pedido de informaçâo

Amigo João Pedro Graça :
Estou indeciso se devo ou não utilizar cerca de 40 dias de férias que tenho andado a acumular no intuito de dar um salto a Timor. Esta minha indicisão não tem nada a ver com questões de segurança mas sim de alojamento. Fui militar em Timor em 1974/75 e tenho a noção daquilo que me espera, no entanto dada a presença de tantos estrangeiros calculo que a vida deva ser muito cara para os mesmos. Como sei pelo que li no sitio esteve lá e penso que será uma das pessoas mais indicadas para me dar essa informação (até pela lucidez de todos os seus comentarios e opiniões que sigo com a frequencia possivel.
Sei que é por norma muito reservado e não gosta de dar concelhos mas por uma vez abra uma excepção. Antecipadamente grato
Francisco Rocha
Virtualroom@hotmail.com



[558]
From: JPG
To: a.s.junior@ibest.com.br
Sent: Saturday, August 30, 2003 3:38 PM
Subject: Re: Pesquisa

Olá Sr. Anizio.
Lamento dizer isto mas de pouco o posso informar, já que me encontro em Portugal e não em Timor.
Sobre as condições climáticas, bem como outras relacionadas com aspectos agrícolas e/ou ambientais, poderá obter alguns dados no ensaio do Sr. Capitão Miguel Garcia, que está publicado no sítio.
Quanto às outras questões, sinceramente, não sendo sequer a minha especialidade, é melhor não adiantar grande coisa.
Nas páginas de links e de contactos poderá encontrar as entidades mais indicadas para responder a essas questões.
Cumprimentos.


----- Original Message -----
From:
To:
Cc:
Sent: Friday, August 29, 2003 8:07 AM
Subject: Pesquisa

Ola Sr. Joao !!
Por gentileza
Gostaria que me informasse alguma coisa a respeito de TIMOR LESTE.
- Clima (Váriações climáticas e regiões).
- Se existe um projeto de reflorestamento auto sustentável no pais
- Se existem plantações de árvores nativas da região.
- Se na área agrícola, se fazem plantações de arvores frutiferas.
- se existe um projeto de preservação ambiental em alguma região do pais.
Agradeço a atenção dispensada, peço-te desculpas se o Sr. não tiver estas informações, gostaria então que me ajudasse, me informando onde conseguiria, informo ao Sr. que ja tentei em outro sítio, mas não obtive êxito, pois os do Governo de Timor estava todo em outra lingua que eu não domino.
Agradeço totalmente,
imenso prazer.
Um Abraço
Anizio.



[557]
From: netcabo2
To: nhenri@ualg.pt
Sent: Saturday, August 30, 2003 3:36 PM
Subject: Re:

Boa tarde.
Terá talvez ficado com a impressão errada a respeito do sítio de Timor; conforme já por diversas vezes referido, este site foi criado e é gerido por uma única pessoa, sem quaisquer relações institucionais, privadas ou públicas. Portanto, lamento mas não posso ser-lhe útil. Por outro lado, desde o meu regresso de Timor (Dezembro 2000), estou profissionalmente afastado do Ensino.
Nas páginas de links e de contactos do sítio poderá encontrar as entidades mais indicadas para responder às suas questões; sugeria a Embaixada de Timor, o Gaeri e o M.E.
Muito obrigado pelas suas apreciações e volte sempre!
Cumprimentos.


----- Original Message -----
From:
To:
Sent: Friday, August 29, 2003 5:19 PM

Boa tarde,
Escrevo-lhes na expectativa de me poderem ajudar na canalização dos meus dados, tendo por finalidade o seu envio e apreciação, com vista ao preenchimento de um lugar no Ensino Público Timorense.
Visitei a Vossa página virtual e fiquei agradavelmente surpreendido com todo empenho que nela puseram, transformando para melhor o quotidiano de um qualquer professor em Timor. Foi, aliás, por intermédio de um amigo que é Professor de Português a Norte de Dili, que procurei saber mais acerca da possibilidade de poder prosseguir a minha carreira em Timor.
Neste momento sou assistente Universitário de Biologia (últimos 3 anos) na Universidade do Algarve, tendo igualmente qualificações para leccionar Ciências da Natureza e/ou Biologia aos alunos do ensino Secundário.
Assim, ficaria extremamente grato a V.Exas se me pudessem indicar a morada mais indicada para o envio e posterior apreciação e avaliação do meu CV.
Antecipadamente grato, despeço-me endereçando-lhes os meus melhores cumprimentos,
Nuno Miguel de Paula Henriques

Assistente Convidado
FCMA - Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente
Universidade do Algarve
Campus de Gambelas
8005-139 FARO
PORTUGAL



[556]
From: netcabo2
To: Clube
Sent: Tuesday, August 19, 2003 6:15 AM
Subject: Re: Re:

Claro, à vontade. Toda a correspondência é publicada no sítio, salvo seja; portanto, esteja à vontade para fazer o mesmo, com todos os nomes e todos os endereços (salvo seja outra vez). Ema ida idak hatene nia moris. Não é preciso provar nada. Se for caso disso, comentarei com todo o gosto.


----- Original Message -----
From: Clube
To: netcabo2
Sent: Tuesday, August 19, 2003 5:12 AM
Subject: Re: Re:

Olá de novo.
Aprecio especialmente o facto de responder com brevidade. E para provar que o blog está aberto a todas as opiniões desafio-o desde já a contribuir qualquer com qualquer diambulação, disertação, opinião ou comentário. Pergunto-lhe mesmo se aceita que este nosso curto diálogo possa ser publicado, tal qual está... Posso, naturalmente, remover os nomes próprios e o seu email, se assim o preferir.
Cumprimentos
JJoaneto

P.S. Ainda bem que nos entendemos. Isto está a melhorar
P.P.S Obrigado também pelo louvor ao site. Espero que continue a gostar.


----- Original Message -----
From: netcabo2
To: Clube
Sent: Tuesday, August 19, 2003 4:12 AM
Subject: Re: Re:

Ok, amigo, seja lá você quem for. Não há nem sarcasmo nem pseudo-coisa-nenhuma, espero eu, na minha mensagem anterior; pseudo-uma-data-de-coisas havia era na sua telegráfica mensagem. O seu blog é bastante bom, que eu já o li; apenas me pareceu ligeiramente gozão o seu lapidar "único e verdadeiro". Se isso não é sarcasmo, pseudo é redundância (e "redondância", ou seja, mais do mesmo), eu não me chamo João.
Já agora, eu não faço esforço nenhum em coisa alguma, e o blog que "giro" é uma coisinha de nada (como o seu e os outros sobre o mesmo tema).
Ainda bem que percebeu a expressão "ocular" que utilizei. Sempre quero ver, é o termo exacto, espero e creio bem que será o caso: o seu blog há-de estar aberto a todas as opiniões sobre Timor, por mais politicamente incorrectas que sejam. O que não implica, obrigatoriamente, que toda a gente use o seu tom ligeiro, brejeiro, sarcástico, irónico e, digamos, leviano (como "liurais, malais e coisas que tais", ou vice-versa).
Cumprimentos.


----- Original Message -----
From: Clube
To: netcabo2
Sent: Tuesday, August 19, 2003 12:53 AM
Subject: Re:

Caro João.
Lamento que, na seriedade e no pseudo-sarcasmo do tom da sua resposta, bem como no auto-elogío ao esforço do blogger que gere, peca por não perceber que o Konabaliuliu é apenas um espaço mais aberto às conversas e aos temas menos óbvios que dominam quase tudo o que se faz sobre Timor. Não se trata de usar Xau mas sim de permitir lavar as vistas a quem anda, quiçá, ainda a viver um mito, cada vez mais longe do que é a realidade deste país.
Enfim. Se quiser visitar o site que lhe sugeri muito bem. Se não quiser, também não me chateia muito. Mas lembre-se que "não ser vesgo ou usar apenas um dos olhos" implica estar aberto a outras formas, ainda que diferentes, de lidar com o assunto.
Sem mais de momento,
Atenciosamente me subscrevo
JJoaneto

P.S. Espero que a formalidade o deixe mais satisfeito...


From: netcabo2
To: Clube
Sent: Monday, August 18, 2003 8:00 PM
Subject: Re:

Calculo que esta sua mensagem tenha sido um lapso e espero que não seja, ao menos, uma provocaçãozinha. Os links do blogger de Timor dizem respeito apenas àqueles outros que são também de minha autoria; nada mais. Falta tanto, naqueles links, o seu blog como os que surgiram muito depois daquele - que foi o primeiro. Pode ficar com a taça de o seu blog ser "o único"; que lhe faça bom proveito. Já o título de "verdadeiro" poderá existir, apenas e quando muito, na sua cabeça.
"Xau" é uma marca de detergente para lavar roupa (suja, evidentemente). Use-o à vontade, é lá consigo. Mas dispensam-se perfeitamente estas suas "bocas". O sítio, com todos os seus componentes, blogger incluído, procura precisamente ser verdadeiro, não ser vesgo ou usar apenas um dos olhos.


----- Original Message -----
From: Clube
To: timor@netcabo.pt
Sent: Monday, August 18, 2003 6:04 PM

Falta um blog... o único e verdadeiro
www.konabaliuliu.blogspot.com
Xau
JJoaneto



[555]
From: netcabo2
To: António Sampaio
Sent: Tuesday, August 19, 2003 5:24 AM
Subject: Re: greetings

O link à Lusa está em diversas páginas do sítio; que me lembre, assim de repente, pelo menos em 3 (entre cerca de 200, não será muito, de facto, mas faz-se o que se pode). No histórico do blog há mais umas 7 ou 8 e nas páginas de correspondência outras tantas.
Essa do blog de que fala: apaguei uma pergunta na mensagem anterior, a qual era se você teria alguma coisa a ver com o assunto; vejo agora que não tem assim tanto como eu pensava, talvez precipitadamente.
Repare que toda a correspondência - recebida ou enviada no âmbito do site - está já ou virá a ser, quando oportuno, publicada nas páginas de correspondência, como é de norma desde o início. Se, por algum motivo, quiser enviar mensagens pessoais, dirigidas a mim próprio, basta mencionar o carácter "privado" ou manifestar a intenção de não publicação. Nesses casos, costumo não publicar ou eliminar quaisquer referências identificativas.
A falta de dinamismo do grupo, como do blog, da "newslist", do álbum de fotografias, do fórum, do "guestbook" e dos outros conteúdos do próprio sítio, resulta de dois factores: a falta de interesse da chamada "opinião pública", e a minha própria vida profissional; estes dois factores acabam por se resumir a um deles, o primeiro. Não adianta muito, como você saberá melhor do que ninguém, "impingir" informação sobre seja o que for a quem não quer saber dessa informação para nada. That's it, my friend.
Quando quiser despachar coisas da sua lavra, não publicadas, sob pseudónimo ou como entender, para o sítio, esteja à vontade; ora aí está uma mais-valia para a qual nunca ninguém se prontificou. Evidentemente, para tudo aquilo em que eu possa ser-lhe útil, ao dispor. Não posso pôr a "equipa" do sítio ou os "nossos" contactos às ordens, pelo simples facto de que não há equipa alguma nem contactos nenhuns.
Cumprimentos.


----- Original Message -----
From: António Sampaio
To: netcabo2
Sent: Tuesday, August 19, 2003 12:30 AM
Subject: Re: greetings

Olá.
Pois, de facto o grupo não me parece assim particularmente dinâmico. Ao contrário do sítio que está bastante bom. Apesar de ser um bocado puxar o rabo à minha sardinha, sugeria que fizessem um link, na página central, no capítulo da informação, para a página de Timor-Leste na Lusa. Continuo a tentar enviar notíciqas mais ou menos diariamente.
Aqui continua tudo no normal. A única grande novidade é um nov blog que ninguém sabe quem faz mas que é uma lufada de ar fresco nas coisas para ler sobre timor (www.konabaliuliu.blogspot.com).
Espero que esteja tudo bem e que, em breve, se concretize a possibilidade de regresso a Timor. Eu já faço cinco anos em Fevereiro.
Cumprimentos
AS


From: netcabo2
To: asampaio@lusa.pt
Sent: Monday, August 18, 2003 7:54 PM
Subject: greetings

Caro António Sampaio,
Conhecemo-nos em Liquiçá e reencontramo-nos posteriormente em Díli. Não sabia que ainda aí estava. É um prazer "recebê-lo" no grupo, se bem que este seja agora um mero apêndice, meio desactivado, quase catatónico, do sítio.
Lembro-me perfeitamente de que me perguntou, nessa ocasião da sua visita a Liquiçá, se daí a um ano eu ainda estaria em Timor. Pois. O mundo dá muitas voltas. De facto, fui recambiado para Portugal poucos meses depois da nossa conversa - por questões de saúde - e posto no desemprego (automático) 30 dias após ter pisado de novo solo português, mas aqui estou, ainda e sempre, resistindo (à indiferença geral) como os gauleses de Uderzo; isto não interessa para nada, nem agora nem na altura, mas é de facto extraordinário, e um pouco estranho, este reencontro após tanto tempo, e desta forma tão... digamos... virtual.
Tentei por todos os meios voltar a Timor, ao menos para a cerimónia da independência, mas todas as portas se fecharam; a única resposta, da empresa Cafés Delta, dizia que "não está nos nossos planos...", etc. É realmente "azar o meu", não ser um nababo, trabalhar para sobreviver, essas coisas. Mas hei-de voltar a Timor, sim, quando puder fazê-lo por minha exclusiva conta e risco.
Até lá, se não antes, um abraço.




[554]
From: Carmelita Braz Bahia (by way of Rosely Forganes)
To: ajudar-timor@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, August 14, 2003 5:26 PM
Subject: [ajudar-timor] Re: [crocodilovoador] Digest Number 303

Prezado Aloisio,
Parabenizo-o pela resposta! Supimpa! Magnífica!
Realmente as pessoas que desconhecem a origem das coisas agem de maneira precipitada!
Felizmente o Brasil é um país cosmopolita, inserido na "globalização", além do que possui uma diversidade geográfica peculiar, usos e costumes, regionalismos, etc... É uma país que deve ser visitado! Existe uma magia no ar... Bahia, Rio de Janeiro são locais fascinantes!
Para o João:
Acaso Vc. não conhece nossa terra brasilis, garanto-lhe que, depois de a ter conhecido , certamente mudará de idéia com relação a nós brasileiros, dado que somos muito hospitaleiros, um povo mui distinto.... herança lusitana!
Receba outro abraço fraterno de uma fiel admiradora lusófona,
Carmelita

Aloísio Gomes da Silveira gravada:

Prezado João,
Mesmo tendo que concordar que algumas coisas nem sempre são encaminhadas da forma como desejamos (isso é parte da democracia) tenho a dizer que a grande maioria das pessoas que participam desse grupo, são despojadas de qualquer outro interesse a não ser o de compreender o que acontece no TImor, através da informação e da ação concreta de ajudar entidades que atuam nesta questão.
Lamento que algumas pessoas possam entender isso de outra maneira, e se apresentar como xenófobas... pois bem, o que tem a ver os brasileiros nessa história toda ? O que você quiz dizer com " ...e sendo brasileiros só agrava a coisa.. " ? Aqui no Brasil temos gente de todo os tipos, que pensam como você, que pensam diferente de você, que pensam muito melhor que você, que nem sabem pensar ainda, mas convenhamos, isso é assim em toda parte do mundo.. Não é mesmo ? Não se esqueça que um dia fomos um Reino Unido, e que os laços de cultura e amizade estão arraigados em nossos povos de forma indelével. Assim te faço uma sugestão: Procure entender melhor as coisas antes de formar uma opinião definitiva sobre as pessoas.
Aceite meu fraterno abraço
Aloisio


From: joao_meireles
To: ajudar-timor@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, August 14, 2003 5:03 AM
Subject: [ajudar-timor] Re: [crocodilovoador] Digest Number 303

Que horror!
Congratulo-me por ter saído desse grupo de "crocodilos", assim que me apercebi da mediocridade vigente e, por assim dizer, obrigatória.
Recuso-me a escrever em "brasileirês" ou a pactuar com intelectualices de esquerda, com cretinices de direita, com bacocos e com leviandades linguísticas ou políticas. A sequência de escritos aqui transcrita é inqualificável. A ser o caso, com certeza, sairei também deste grupo. E o caso será se, como parece, aqui estiver cada um apostado em dizer as maiores barbaridades no pior Português possível.
O que tem tudo isto a ver com Timor? Se for preciso, eu próprio traduzo os discursos de XG! Sou tradutor oficial, não há-de ser difícil. Mas será necessário? O que é isto? Que diabo de questão é esta? Não há nada de mais interessante para aborrecer as pessoas?
"Os portugueses baixam a cabeça"?
"Xanana é casado com uma australiana"?
"O Português foi um dialecto do Castelhano"?
"Propaganda fascista"?
Voltando ao princípio: que horror!
Ao moderador deste grupo, caso exista: faça como entender; parece evidente que me não enquadro nos ditames "democráticos" - ou lá o que é - aqui em vigor, portanto esteja absolutamente à vontade para me excluir. Se bem que considere esta sequência de transcrições de um outro grupo uma coisinha sem qualquer relevância - a não ser por ter aqui sido transcrita, precisamente - também me acho no direito de considerar ofensiva e ridícula toda esta verborreia, por parte de estrangeiros, e sendo brasileiros só agrava a coisa, a respeito da minha Pátria, da minha Língua e de Timor - que não precisa absolutamente nada das vossas crocodílicas confusões e "perplexidades". E muito menos de falsas questões.



--- Em ajudar-timor@yahoogrupos.com.br, "Manuel Peres Alonso"

Olá a todos
Me perdoem mas vou responder a vários crocodilos-voadores numa unica resposta.

A Ellen Guilhen escreveu

Date: Tue, 12 Aug 2003 10:43:39 -0300 (ART)
From: Ellen Guilhen
Subject: incêndios em Portugal

Oi, amigos crocos!
Como vão todos? Eu queria expressar tb meus sentimentos aos amigos lusitanos pelo fogo destruidor.
Obrigado! Ellen, os fogos não param em Portugal. Acabei de ouvir no jornal nacional a notícia triste que morreu mais bombeiro aumentado, assim, o numero de vitimas para 16 (sendo 4 delas bombeiros).

O nosso amigo Pedro Francisco Teixeira Kaul comentou:

Date: Tue, 12 Aug 2003 23:43:25 -0300
From: pekaul@g...
Subject: RE: [ajudar-timor] Discursos do Presidente XG

Companheiros,
É quase inacreditável ! Quer dizer que, no Timor-Leste, um país de língua oficial Portuguesa, há dificuldades para serem preparadas as versões nesta língua dos discursos do Sr. Presidente da República Timorense !
Não consigo entender ! (Ou será que os portugueses conseguem, e baixam a cabeça ?)
A gente pode protestar para Timor dizendo que não queremos discursos "Shakespearianos"... podemos... e alguem responderá do outro lado dizendo que a lingua é uma "comodity" e que o mais importante é crescimento do "GDP per capita" ...
Ora bem... eu prefiro refletir nesta poesia
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.
Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.

Do vosso e nosso Carlos Drummond de Andrade.


A Marina Camargo Costa escreveu
Date: Wed, 13 Aug 2003 10:33:36 -0300
From: "Marina Camargo Costa"
Subject: RES: RE: [ajudar-timor] Discursos do Presidente XG

Não se esqueçam do detalhe: Xanana é CASADO com uma australiana.
É mesmo...
A USP-PUC-MACKENZIE vão mandar pra lá no início do ano uma equipe de avaliação da possibilidade, incluindo atividades artisticas e culturais em >língua Portuguesa.
excelente
Mas, gente, quem escolhe a língua que vai falar é o povo das ruas.
Não se esqueçam que o Português foi um dialeto do Castellano, que se fala ainda na Galícia.


Como é que é isso????????????? O Português um dialecto do Castelhano? você está super-enganada! :( ugggg :( Oh Minha Senhora!... por favor! tenha dó e não diga asneiras!
Relativamente à "Galiza" ou "Galicia" e à lingua castelhana ou espanhola no Reino da Espanha, olhe: não dé ouvidos à propaganda fascista (a tal que ganhou a guerra civil espanhola!) e mais não digo porque este não é o sitio nem o lugar.
E chegou-se ao Português. Se eles quiserem ser mais um país "africano" de língua inglesa, deixem quieto. Um país africano? A fé move montanhas mas não move ilhas de um continente para outro.
Se eles pensam que a língua só serve para as ocupações (trabalho), paciência. Eu não encano com isso. Eles verão depois qual é preço de ser miserável na comunidade anglo-falante. E >isto é um recado à classe dominante do Timor. "Voce vai se dar mal, etc. e tal..." canta Chico Buarque de Holanda, nosso poeta maior vivo, que não por acaso fala todas as línguas ocidentais.
:)
Abraços, Kaul.
Calma, Não se toma nenhuma medida "forte" contra uma nação que está agora a experimentar alguma democracia. A classe >dominante de todos os povos tem históricamente se mostrado servil ao capital.
Deixe que eles aprendam a língua de quem acabará por ser o inimigo deles...
Não podemos incluí-los na comunidade dos PALOPs se eles não o quiserem. Não há lá também um Marquês de Pombal...para fazer o que foi feito no Brasil com a nossa língua geral. É melhor a "democracia"...a "escolha"...
Tchau.
Marina

O Marquês de Pombal????? Minha nossa! Marina, me desculpe mas você está com TPM?
E a Marina continuou dizendo

Date: Wed, 13 Aug 2003 10:39:20 -0300
From: "Marina Camargo Costa"
Subject: RES: RE: [ajudar-timor] Discursos do Presidente XG

O Forum Social Mundial tem um grupo de tradutores solidários, do qual eu faço parte, que fariam isso gratuitamente, com revisores em Portugal e no Brasil que fariam tudo isso com todo amor, gastando para isso suas >noites de sono ou seus fins de semana, como já fizemos com os textos do Forum Social Mundial.

Marina, melhorou, éin?.... mulher é assim mesmo... ao mesmo tempo é brava e meiga :))
Receba 1 kiss amigo Cá do Manuel Alonso de Lisboa



[553]
From: "JPG"
To: "RUI AMORIM"
Sent: Friday, August 08, 2003 4:50 AM
Subject: Re: Visite o do meu pelotão em Timor

Caro amigo,
Foi com alguma emoção que vi o vosso sítio. Alguma é modo de dizer.
Obrigado!


----- Original Message -----
From: "RUI AMORIM"
To:
Sent: Thursday, August 07, 2003 11:37 PM
Subject: Visite o do meu pelotão em Timor

www.pelrec.no.sapo.pt
Obrigado



[552]
From: "Administrador de sistema"
To: "timor"
Sent: Tuesday, August 05, 2003 6:52 AM
Subject: Não é possível entregar:Newsletter do Sítio de Timor - VIII

Your message

To: Anabela Alves
Subject: Newsletter do Sítio de Timor - VIII
Sent: Tue, 5 Aug 2003 06:49:22 +0100

did not reach the following recipient(s):

furak@iol.pt on Tue, 5 Aug 2003 06:49:56 +0100
Não foi possível entregar a mensagem porque a caixa de correio do destinatário está cheia.
mstore1.iol.pt (ims-ms-daemon) #5.2.2



[551]
From: "Administrador de sistema"
To: "timor"
Sent: Tuesday, August 05, 2003 6:43 AM
Subject: Não é possível entregar:Newsletter do Sítio de Timor - VIII

Your message

To: Leonardo Rodrigues
Subject: Newsletter do Sítio de Timor - VIII
Sent: Tue, 5 Aug 2003 06:49:23 +0100

did not reach the following recipient(s):

leonardolleite@hotmail.com on Tue, 5 Aug 2003 06:49:23 +0100
O sistema de correio electrónico não consegui entregar esta mensagem, mas não comunicou uma razão específica. Verifique o endereço e tente novamente. Se continuar a falhar, contacte o administrador de sistema.
drago.bravenet.com #5.0.0 X-Postfix; host mx1.hotmail.com[65.54.254.129] said: 550 Requested action not taken: mailbox unavailable



[550]
From: JPG
To: m****** a*****
Cc: M*******
Sent: Monday, August 04, 2003 7:21 PM
Subject: Re:

Olá, M***** A*****.
Peço desculpa pelo atraso na resposta; o trabalho tem sido muito, felizmente, como já deve ter reparado pela falta de actualizações no site. Além disso, a resposta que já tinha escrito foi apagada durante (mais um) ataque de "hackers".
A única mensagem sua que recebi mais recentemente foi esta do dia 31, tendo a penúltima "chegado" a 11 de Junho. Tem havido problemas com o servidor de email da Netcabo e já várias pessoas me falaram em mensagens que me enviaram e que nunca recebi.
Se bem me lembro, o link ao site onde se encontram as fotos que refere está na correspondência publicada. E obrigado por me ter enviado essa referência! É sempre bom receber notícias e imagens de Timor.
A propósito disto mesmo, devo confessar que tem, de facto, sido difícil lidar com os pedidos (cada vez mais raros, mas ainda assim) de visitantes do sítio; nomeadamente quando se trata de pessoas que vão para Timor ou aquelas que apenas querem saber como e para quem enviar ofertas (livros e coisas assim). A última troca de mensagens ilustra bem este caso. Esta sua mensagem de agora faz-me quase arrepender daquilo que escrevi à pobre senhora (***), e acho absolutamente fabuloso que ainda exista aí (ou aqui em Portugal) alguma pessoa portuguesa que se preocupe com estas questões.
O facto é que a M. é uma excepção que confirma a regra. Falo por mim e pelo meu trabalho sobre Timor: nunca (ou nunca mais) recebi qualquer resposta ou mensagem de qualquer entidade ou pessoa - repito, à excepção da própria M. - sobre este ou qualquer outro assunto correlacionado; respondo aos pedidos como posso, sempre com a amarga sensação de mau serviço prestado, mas quem sou eu para substituir entidades que não funcionam? Existe um processo esmagador de apagamento da memória colectiva, naquilo que a Timor diz respeito; quem sou eu também para fazer retroceder esse processo?
Não houve nunca (ou nunca mais) o mais ínfimo dos contactos por parte de qualquer dos ex-colegas professores, do pessoal da MP, das entidades portuguesas ou timorenses. Isto apesar de várias insistências, através de todos os meios de comunicação, e apesar de ter havido várias pessoas "encaminhadas" por mim para qualquer daqueles serviços. Uma ilustração desta absoluta falta de comunicação está aqui e aqui (blogger).
Por tudo isto, o teor da sua mensagem surpreendeu-me agradavelmente. Assim sendo, e já que oferece os seus préstimos, passarei a canalizar para si esses pedidos de informação e de apoio local, e também todas as encomendas... como, de resto, já sucedia antes, só que eu nem sabia se a M. ainda estava em Timor, se estaria de férias, etc. Aliás, é esta a diferença entre relações pessoais e relações institucionais, entre a vida pessoal e a perenidade das organizações, entre "favor" e "serviço".
Mais uma vez lhe agradeço a disponibilidade, que retribuirei, obviamente, em tudo o que for preciso e esteja ao meu alcance.
Um grande abraço.


(***) - com sua licença, esta troca de mensagens segue "Cc" para essa pessoa

----- Original Message -----
From: m**** a*****
To: joao.graca@netcabo.pt
Sent: Thursday, July 31, 2003 6:24 PM

Caro Joao Pedro Graça,
Ja lhe escrevi 3 mensagens a desculpar-me pelas fotos d casamento que lhe enviei somente por considerar que acharia engraçado recebe-las e conhecer-me.
Desta vez escrevo-lhe pois finalmente tenho net em casa e consequentemente mais tempo para me dedicar a comunicar com os outros. (este mundo global é incrivel)
Ao visitar as páginas de contactos percebi que exisem uma serie de pessoas que veem para Timor com pouco apoio aqui. Disponibilizo-me desde ja a servir de ponto de contacto aqui. Embora não deseje ter os meus dados pessoais ao acesso de todos parece-me que seria interessante disponibiliza-los a quem vem para Timor para que possa servir como apoio. A única filtragem que solicito é essa... que só passe o meu contacto a quem vem de facto a Timor. Neste sentido informo-o de que o meu telefone é o ** *** *** ** ** e o meu email é m*********@yahoo.com è um prazer para mim dar algum apoio a quem acaba de chegar ou ajudar quem está para vir e precisa de apoios concretos (reservas de hotel ou boleia de aeroporto). Eu tambem cheguei a Timor sozinha e sei qual a importancia de encontrar um amigo deste lado .
No entanto coloco a minha disponibilidade à sua consideração.
M



A redacção das mensagens é da exclusiva responsabilidade dos remetentes.

Copyright © 2001-2003|João Pedro Graça| |mapa do site| home| |Blogger de Timor