Links:


Telefones:
  • Drª Laura Branco
    213977181

  • Dr. Antão Vinagre
    213977181

  • Informações (????)
    213979131

  • Hospital Militar
    213644151

  • MNE-Gab. Timor
    213946000

  • Padre Melícias
    213932650

Portugal
Aos professores destacados em Timor Lorosae!
site actual de Timor Lorosae

Esta página foi feita meio à pressa, com uma única finalidade: estabelecer contacto entre os Professores de Português em Timor.
Destina-se, em especial, ao grupo de 150 do Ano Lectivo 2000/2001; contém informações gerais, datas, locais, contactos, "links", e... outras coisas que irão aparecendo. Existe uma "chatroom" na página principal deste site, mas é necessário eu estar "on-line" para que possamos conversar; portanto, disponibilizei uma outra, em Português, totalmente acessível e disponível 24 horas por dia. Se quiser entrar nesta "chatroom", click aqui. Depois "carregue no botão" CHAT NOW!.

Entretanto, enviem-me e-mail ou mensagens (ver na página principal deste site), com informações úteis sobre este assunto: material sobre Timor, informações, contactos, etc. Se e quando tiver disponibilidade, irei actualizando a página.

Do material disponível, vou fazendo "scan" e publicando aqui. Com tempo, a qualidade das imagens também há-de melhorar. Para já, é o que se arranja; podem consultar a circular do MNE, o folheto do Hospital Militar, o D.L.10/2000 (estatuto do trabalho em Timor-Leste) e a lista de recomendações médicas. A cópia da minuta do Contrato, para já, acho melhor não publicar.

E devo acrescentar, desde já, que a informação contida nesta página tem um carácter meramente informativo, baseado exclusivamente nas informações que vou recolhendo. Não têm estas informações qualquer conteúdo oficial, pelo que, para qualquer dúvida ou esclarecimento, devem contactar as respectivas entidades (Ministérios da Educação e dos Negócios Estrangeiros, Comissariado para Timor, e outros). Que fique bem claro: nada do que aqui se diz é rigoroso, ou exacto, ou infalível. Se ninguém sabe ou tem a certeza de alguma coisa, sobre datas, condições, viagem, bagagem, instalações, programas, metodologia, reuniões, e mais 30 etcoeteras, muito menos eu! E assim se percebe porque aparecem tantas vezes termos extremamente científicos e rigorosos, como "diz-se", "parece", "consta", e assim por diante.
Isto é uma simples tentativa, precisamente, para ficar a saber...



Informações:

  • Viagem:
    Pouco se sabe sobre a(s) data(s) de partida. Deverá ocorrer entre 20 e 27 de Setembro, calculo que em vários voos; ao que se sabe, estes voos serão em carreira regular (Qantas? Tap? AA?), daí o limite de...

  • Bagagem:
    Até 30Kg, mais um volume de mão. Entretanto, ao que se dizia nos "mentideros" do Hospital Militar, está previsto que se enviem previamente até 50Kg de bagagem (por barco?, em avião militar?). Esta bagagem, CONSTA que seria entregue numa...

  • Reunião:
    Uma colega telefonou-me, informando que todos nós vamos receber uma convocatória para um dos dias 13, 14, ou 15. Nessa carta ficaremos a saber que bagagem podemos levar, no dia da reunião. Acabei de (07.09, 14:10) falar com o Comissariado para Timor (Gab. Padre Melícias); as cartas estão neste momento a ser enviadas, portanto devemos recebê-las na 2ª ou 3ªFeira próximas. CONSTAVA que iria haver uma reunião, numa data "próxima", para esclarecimento de dúvidas e para entrega dos tais 50Kg. Isto seria "em princípios" de Setembro" e, no momento em que escrevo isto, já vamos nos "fins" daqueles "princípios".

  • Material:
    No HMB e na circular do CATTL (MNE), está mencionado todo o equipamento básico para quem vai para países tropicais. Destes, destaco apenas os essenciais.
    - "Kit" médico, fornecido no Hospital Militar de Belém
    - Botas (género "tropa")
    - Impermeável com capuz
    - Cantil, de preferência térmico
    - Rede mosquiteira
    - Lanterna
    - Mochila
    - Chapéu largo e impermeável
    - Protector solar
    - Roupa leve e prática
    - Talher básico
    - Repelente(s) de insectos
    Convém muito mais do que isto, evidentemente! Ver a lista completa.

  • Telemóvel:
    O único operador, de momento, com "roaming" em Timor-Leste é a Telecel. Uma ligação de ou para a zona de Timor custa 195$00 por minuto, com 35$00 de taxa de activação. Comparando com o...

  • Telefone:
    Nos primeiros 5 segundos, 20$00; 230$00/minuto nos horários económicos (21 às 09 e fins-de-semana) e 282$00/minuto em horário normal (dias úteis, das 09 às 21:00 horas). Facturação ao segundo.

  • Internet:
    Visto daqui, de Portugal, não parece existir um ISP (Internet Service Provider), propriamente dito, em Timor. No entanto, ao que li, a ONU possui um autocarro com essa função, e temos dois ISP australianos. Havia um outro, indonésio, que foi destruído nos motins do ano passado.

  • Desconheço inteiramente se ou o que podemos encontrar, presumivelmente apenas em Díli, no que a material informático diz respeito. Este assunto é importante, porque todos nós vamos precisar de contactar com o Mundo, enquanto estivermos em Timor...

  • Contrato:
    Circula uma fotocópia, com alguns pormenores polémicos: a data em que entra em vigor, o estatuto de Cooperante ou não, a contagem do tempo de serviço. Coisas decisivas, portanto.

  • Tétum:
    Existem alguns sites sobre Timor, mas este é muito útil. Contém uma lista para imprimir, com os termos de comunicação básicos, em Bahasa e em Tétum.